Home Futebol Meia ou volante? Confira como Paulinho vem jogando nos últimos anos

Meia ou volante? Confira como Paulinho vem jogando nos últimos anos

Especulado no Corinthians, jogador passou por mudanças na forma de atuar nos últimos anos

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Após rescindir seu contrato com o Al-Ahli, Paulinho está livre no mercado. E os rumores são de que o atleta pode reforçar o Corinthians em 2022. Mas um lado importante a ser ressaltado é em relação ao posicionamento tático do jogador. Isso porque nos últimos anos ele vem jogando de forma diferente daquela em que se destacou pelo clube anos atrás. E isso pode impactar diretamente no seu futuro, seja no Timão ou em outra equipe.

PUBLICIDADE

O torcedor alvinegro lembra de Paulinho atuando como um segundo volante, principalmente na Libertadores de 2012. Tomando conta do meio de campo ao lado de Ralf, mas com liberdade para avançar ao ataque, jogando de área a área. Só que na China e mais recentemente no futebol árabe, o jogador acabou atuando muito mais avançado, como um meia-atacante, jogando atrás do centroavante de referência ou completando uma linha de três meias.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJReUw1TmpCMiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Os números ofensivos mostram essa mudança. Conforme dados do site Transfermarkt, Paulinho fez 25 gols e deu 16 assistências para seus companheiros em 112 jogos pelo Corinthians. Já no Guangzhou FC ele balançou as redes em 75 oportunidades, com 29 passes para gols em 176 jogos. E mesmo a passagem relâmpago pela Arábia (quatro jogos), foi marcada por dois gols.

PUBLICIDADE

Onde Paulinho poderia jogar no Corinthians?

Pensando no histórico recente e no atual esquema tático de Sylvinho, hoje Paulinho chegaria para disputar posição com Renato Augusto ou Giuliano. A segunda opção dependeria de mudança da formação, com um esquema com dois volantes. Nessa possibilidade, seria necessário sacar Jô ou um dos pontas para reforçar a marcação. Dessa forma, ele poderia ser escalado ao lado do primeiro volante (Gabriel / Xavier), mas com liberdade para subir ao ataque.

Só que para ter Paulinho como segundo volante seria necessário também ajustes com o próprio jogador. Isso porque desde 2018, com raras exceções, ele vem jogando como meia-atacante ou em uma linha de três meias, como foi no amistoso da seleção brasileira contra Camarões no dia 20 de novembro do ano citado.

Apesar de alguns jogos como primeiro volante, essa posição obrigaria Paulinho a correr muito mais em campo, algo que poderia prejudicar seu futebol, afinal ele já é um jogador veterano (33 anos). Além disso, prejudicaria a qualidade no apoio ao ataque, algo que sempre foi uma marca registrada do jogador.

LEIA TAMBÉM:

Marcos vê Atlético-MG e Flamengo na frente do Palmeiras e aponta placar na Libertadores
Crise no ataque? Decisivos nos mata-matas, meias são as “armas secretas” do Palmeiras contra o Atlético-MG na Libertadores
Diretor do Atlético-MG vê Palmeiras “à frente” e se posiciona sobre Daniel Alves
Hulk afirma que era torcedor do Palmeiras na infância, mas ressalta: “Hoje sou atleticano doente”
Novidade ruim sobre Paulinho, surpresa para o Dérbi, camisa nova, processo na Justiça: notícias do Corinthians hoje (21)
Ronaldo Giovaneli revela que Corinthians está fora da disputa por Paulinho
Site vaza imagem da provável nova camisa do Corinthians
Comentarista descarta Paulinho no Corinthians e diz que não contrataria o jogador

PUBLICIDADE