Home Futebol Autoestima? Jorge Jesus diz que mudou futebol brasileiro após passagem pelo Flamengo

Autoestima? Jorge Jesus diz que mudou futebol brasileiro após passagem pelo Flamengo

Técnico fez sucesso no Flamengo, onde foi campeão brasileiro e da Copa Libertadores

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

A passagem do técnico Jorge Jesus pelo Flamengo foi de extremo sucesso e títulos, visto que foram cinco taças conquistas em um período um pouco acima de um ano.

E sua passagem pelo Flamengo ficou tão marcada e deu tão certo que Jesus acredita veementemente que deixou sua marca para sempre no Brasil. Em palestra no evento Global Football Management, o técnico português do Benfica disse que foi fundamental em uma mudança tática do futebol brasileiro.

“O jogador brasileiro, quando tem a posse de bola, não se preocupa. Ele sabe conviver com a bola, independente do fato de ter um, dois ou três jogadores marcando. O convívio com a bola sempre foi mais importante que outros aspectos do jogo. Mas é preciso saber jogar sem a bola. Os jogadores brasileiros não conheciam tão bem o jogo sem bola. Que a tática é tão importante quanto a parte técnica. Foi preciso muito trabalho para fazê-los entender. Sem vaidade, isso começou a mudar depois da nossa passagem pelo Brasil”, disse Jorge Jesus durante a palestra.

PUBLICIDADE

Jesus seguiu e disse que fez para ter sucesso em sua passagem pelo Flamengo.

“O que tentamos passar quando estivemos no Flamengo é que a equipe precisava jogar mais ligada, mais próxima e compactada. Isso fez com que o nosso jogo ficasse mais rápido. Aqui na Europa os jogadores notam que há menos tempo e espaço para pensar. No Brasil tem mais espaço, mas isso está mudando com o tempo. Já não há mais apenas só o posicionamento tático, há muita pressão sobre quem tem a bola, mas com pegada ou não os jogadores brasileiros têm muito talento individual. E as vezes não há tática que resista ao talento individual.”

Pelo Flamengo, Jesus conquistou a Copa Libertadores e o Brasileirão em 2019, além da Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca de 2020.

Leia também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE