Home Futebol Bahia libera torcida e 100% dos jogos no Brasileirão terão público

Bahia libera torcida e 100% dos jogos no Brasileirão terão público

Bahia era o único time que restava para conseguir liberação e atuar com torcida; Athletico-PR também terá torcedores nesta rodada

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (8) que está liberando 30% da capacidade de público nos eventos esportivos no estado a partir da próxima segunda-feira (11).

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada após reunião com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, depois que houve queda considerável na média móvel de novos casos na região.

Com isso, o Bahia poderá voltar a jogar com público no Brasileirão nos jogos realizados na Arena Fonte Nova. Na Série B, o Vitória poderá voltar a abrir os portões do Barradão.

PUBLICIDADE

Bahia era o único time do Brasileirão sem torcida

Essa decisão é extremamente importante pois o Brasileirão terá a partir da 26ª rodada a chamada “isonomia” com todos os 20 clubes podendo mandar jogos com a presença da torcida.

Nesta semana, ainda havia dúvida quanto ao Athletico-PR pois uma reunião entre conselheiros no início da semana havia decidido que o clube não iria reabrir a Arena da Baixada para a torcida por temer prejuízo financeiro com a liberação limitada à 5 mil pessoas.

Porém, a Prefeitura de Curitiba anunciou um novo decreto na quarta-feira (6) e liberou a capacidade dos eventos esportivos na cidade para 50%, aumentando o limite de torcedores na Arena da Baixada para 21 mil. No mesmo dia, o Athletico-PR mudou a decisão e anunciou a volta do público já neste sábado (9), contra o Bahia.

Volta do público foi marcada por polêmicas

A questão da isonomia foi uma das polêmicas mais debatidas entre os clubes do Brasileirão nas últimas reuniões do Conselho Técnico. No início, os clubes determinavam que a torcida voltaria apenas quando 100% das equipes pudessem mandar jogos com a presença do público.

PUBLICIDADE

O Flamengo foi contra e conseguiu liminar favorável no STJD para mandar jogos com a presença da torcida. O Atlético-MG também conseguiu o documento e pretendia jogar com público caso o rubro-negro conseguisse entrar em campo antes da liberação do público pela CBF.

Entretanto, a ameaça da paralisação do Campeonato Brasileiro provocou um fim nesta questão polêmica e os clubes concordaram em retornar com o público com quase todas as equipes podendo receber torcedores pois a única exceção era o Bahia.

A volta da torcida na Arena Fonte Nova ocorrerá na próxima terça-feira (12) em jogo importante contra o Palmeiras.

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Série B, Eliminatórias e mais: veja os principais jogos desta sexta (8)

PUBLICIDADE

Sem Neymar, Brasil de Tite bate recorde das Eliminatórias; entenda

Globo corta “bolada” e Galvão Bueno sofre redução salarial; veja valores

Memes da 24ª rodada: Corinthians, Fred ‘pistola’ e Hernanes ‘biruta’