Home Futebol Brasileirão Série A: CBF decide implantar novidade ainda em 2021

Brasileirão Série A: CBF decide implantar novidade ainda em 2021

Entidade vai tornar público as decisões que ocorrerem nos jogos do Brasileirão Série A

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Responsável pela organização do Brasileirão Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu tornar público os áudios de comunicação entre as equipes de a arbitragem de campo e arbitragem de vídeo, o VAR. A medida é uma decisão do presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues, e será colocada em prática a partir de novembro. A informação é do site Globo Esporte (GE).

PUBLICIDADE

A liberação ocorre depois de polêmicas envolvendo os dois principais favoritos ao título (Atlético-MG e Flamengo) na rodada mais recente do Brasileirão Série A 2021. No último fim de semana, o Galo teve um suposto pênalti não marcado.

No lance, Zaracho cobra falta, mas a bola desvia no braço de Baralhas, jogador do Atlético-GO. O árbitro Raphael Claus foi chamado pela equipe do VAR e, após rever o lance, não deu o pênalti.

PUBLICIDADE

O Flamengo, por sua vez, teve um gol anulado e um possível pênalti em Vitinho não marcado, contra o Cuiabá. Os lances geraram reclamações, por parte do treinador flamenguista, Renato Gaúcho.

CBF negava publicar os áudios

De acordo com o GE, a entidade recusava divulgar as conversas entre os árbitros. A CBF argumentava que seguia uma determinação da Fifa.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A International Association Board (IFAB) proibiu, em fevereiro de 2020, a publicação de tais conteúdos.

PUBLICIDADE

CBF copia Conmebol

Com a decisão, a CBF repete o que a Conmebol já faz. A entidade divulga os áudios do VAR no dia seguinte aos jogos da Eliminatórias, Libertadores e Copa Sul-Americana.

Leia também:

Brasileirão Série A: veja como são divididas as cotas dos direitos de transmissão

Brasileirão Série A: TV Globo oficializa acordo com clube para transmissão de jogos em TV fechada

PUBLICIDADE

Brasileirão Série A: TV Globo explica falta de acordo com clube para a exibição de jogos

Após quase 1.000 jogos, Brasileirão Série A tem comando feminino no VAR pela 1ª vez