Home Futebol Caso Pedro Henrique do Sport é arquivado pelo STJD

Caso Pedro Henrique do Sport é arquivado pelo STJD

Atleta do Sport teria sido escalado irregularmente e o clube pernambucano corria risco de perder até 17 pontos no Brasileirão

Yuri Medeiros
Colaborador do Torcedores

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu que não há irregularidade no caso Pedro Henrique do Sport. Com isso, a Notícia Infração foi arquivada na manhã desta quarta-feira. Com a denúncia de 9 clubes da Série A, o Sport poderia perder 17 pontos na competição. Os clubes que entraram com a ação contra o Sport foram América/MG, Atlético/GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos.

PUBLICIDADE

Escalação irregular de Pedro Henrique

A denúncia foi motivada por uma possível escalação irregular do atleta. Pedro Henrique, ex-atleta do Internacional, já havia jogado 5 partidas pelo Colorado pelo Brasileirão 2021. Em outras duas partidas ele tomou cartão amarelo estando no banco de reservas. Assim, Pedro Henrique somaria 7 participações em jogos: mesmo sem entrar em campo em dois jogos, foi citado na súmula do árbitro. Portanto, os clubes entenderam que o atleta não poderia mais atuar no Brasileirão por outro clube.

Decisão pelo Regulamento Específico

A decisão do STJD foi embasada no Regulamento Específico da Competição (REC) do Brasileirão. Segundo o entendimento da Procuradoria do órgão, o Regulamento da Competição prevalece frente ao Regulamento Geral das Competições (RGC). O Regulamento Geral considera como participação de um jogador não somente a presença dele em campo, mas também a citação na súmula do árbitro. Já o Regulamento Específico considera a participação de um atleta apenas se ele entra em campo. Foi este entendimento que prevaleceu.

PUBLICIDADE

Além disso, a Procuradoria reforçou em sua manifestação o princípio da estabilidade e prevalência das competições, segundo o qual deve se manter, sempre que possível, os resultados obtidos em campo.

LEIA MAIS:

Nove clubes ingressam contra o Sport no STJD por uso irregular de zagueiro

CBF se posiciona sobre possível irregularidade e perda de pontos do Sport

PUBLICIDADE

CBF toma importante decisão sobre convocação de jogadores que atuam no Brasil e fará pedido a Tite

Mergulhado em dívidas, time da Série A deve ser mais um a se tornar clube empresa

Glenda Kozlowski justifica saída da Globo e aponta diferença com a Band: “Sempre recebi muita bronca”

Bola de Ouro tem suposta lista vazada na web; veja possível vencedor

PUBLICIDADE

Thiago Neves dispara contra diretoria do Sport: “Só atrapalharam e inventaram mentiras”

Justiça suspende pagamento de dívida milionária do Corinthians com ex-atacante