Home Mercado da Bola Dunga, Falcão, Mano e Ney Franco são indicados a Venezuela como opções a técnico português

Dunga, Falcão, Mano e Ney Franco são indicados a Venezuela como opções a técnico português

Técnicos brasileiros foram oferecidos por intermediários a FVF

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Ex-técnicos da seleção brasileira, Dunga, Falcão, Mano Menezes e Ney Franco foram indicados para o cargo de treinador da Venezuela. O cargo está disponível desde que o português José Peseiro que deixou a seleção venezuelana em agosto devido ao não recebimento de seu salário em um ano. Enquanto isso, Leonardo González, irá comandar interinamente a equipe na sequência das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que a indicação dos nomes foi feita por intermediários brasileiros nos últimos dias. O presidente da Federação Venezuelana de Futebol (FVF), Jorge Giménez, tem em mãos uma outra lista que também inclui, por exemplo, o argentino José Pékerman e o uruguaio Gerardo Pelusso.

Ainda segundo apurou a reportagem, a lista de alternativas a José Peseiro recebida pelo mandatário da FVF tem como primeiro nome o de José Pékerman, que está livre no mercado desde julho de 2018. De lá para cá, ele rejeitou ofertas para comandas as seleções do Chile e Equador nas Eliminatórias.

PUBLICIDADE

De acordo com fontes ligadas ao estafe de José Pékerman, o treinador ainda não autorizou seus representantes a tratar do assunto a fim de assumir a Venezuela. Afinal, o argentino tem sondagens para comandar uma seleção asiática e africana no Mundial de 2022. Vale lembrar que ele foi técnico da Argentina na Copa de 2006 e da Colômbia nos Mundiais de 2014 e 2018.

E a situação dos brasileiros?

Dunga comandou o Brasil na Copa do Mundo de 2010. Ele está livre no mercado desde que foi demitido pela CBF após o fracasso da seleção brasileira na Copa América Centenário, em 2016. Essa não é a primeira vez que o capitão do tetra tem seu nome ligado a seleção da Venezuela.

O Rei de Roma, Paulo Roberto Falcão, foi técnico da seleção brasileira por duas temporadas. Contratado para substituir Sebastião Lazaroni, o ex-jogador foi demitido após a fraca campanha do time na Copa América de 1991. Posteriormente, comandou sem sucesso o Internacional, Bahia e Sport. Não trabalha desde 2016.

Com passagem vitoriosa por Corinthians, Cruzeiro e Grêmio, Mano Menezes comandou a seleção brasileira de 2010 a 2012. No entanto, foi demitido após o Brasil ficar com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres. Atualmente, está sem clube após ser demitido do Al Nassr, da Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

Ney Franco comandou a seleção brasileira sub-20 nas conquistas da Copa do Mundo de 2010 e Campeonato Sul-Americano 2011. Um ano depois, pediu demissão da CBF após ser comunicado que Mano Menezes iria comandar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Seu último grande trabalho foi à frente do São Paulo que venceu a Copa Sul-Americana de 2012. 

LEIA MAIS: 

Flamengo não mostra pressa para renovar contratos de Diego Alves e Filipe Luís; entenda 

Fluminense quer manter Marcão para próxima temporada; saiba mais 

Ex-técnico do Boca Juniors deve assumir a Venezuela