Popular entre os jovens, o game mobile Free Fire também se consolida como sonho de carreira esportiva; entenda
Free Fire, battle royale desenvolvido pela Garena, é considerado o jogo mobile mais baixado do mundo em 2019 e 2020, de acordo com App Annie; tendo constantes atualizações e novidades, cativa um público cada vez maior, que anseia participar de campeonatos e se profissionalizar como jogador, substituindo o sonho de criança em ser jogador de futebol pela brincadeira eletrônica que também possui campeonatos nacionais e internacionais.
A preferência é atestada pelos números: segundo estudo realizado pelo Instituto Data Favela, em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia e a Cufa (Central Única das Favelas) publicado em reportagem do UOL, 96% dos jovens moradores de comunidades do Brasil gostariam de ser gamers profissionais.
A pesquisa também cita o game Free Fire como favorito de 96% dos entrevistados: entre participantes de até 15 anos, esse índice chegou a 100%, ou seja, nenhum outro jogo foi lembrado pelos adolescentes. A popularidade pode ser explicada pelo fato de que, por se tratar de um jogo leve, compatível com a maioria dos celulares (mesmo modelos com configuração mais simples), o jogo faz sucesso entre as classes C e D, que não possuem acesso a dispositivos mais caros.
Entre os 1190 entrevistados, 662 haviam participado da última edição da Taça das Favelas Free Fire, realizada em setembro.

