Home Futebol Matador! Gilberto se torna o jogador com mais gols por um clube do Nordeste na Série A

Matador! Gilberto se torna o jogador com mais gols por um clube do Nordeste na Série A

Mesmo com o clube em má fase, artilheiro do Brasileirão segue quebrando recordes

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Na última terça-feira (5), o Bahia saiu derrotado após uma virada do Corinthians por 3×1. Ainda assim, o gol solitário baiano serviu para quebrar uma marca. Gilberto, atual artilheiro do Brasileirão, também se tornou o máximo goleador de um clube do nordeste na competição.

PUBLICIDADE

Com 40 gols marcados, “Gibagol” ou “Gilbergol” como é apelidado pelos torcedores, superou a marca de Ramon do Santa Cruz, que tinha 39. O recorde já durava cerca de 46 anos, desde a era de ouro do clube pernambucano entre 1971 e 1975. Esse levamento é do blog Cassio Zirpoli e confirmado pelo Torcedores.com

Anteriormente, Gilberto tinha superado o ex-atacante Douglas em gols pelo Bahia na Série A. Com nove tentos na competição, Gilberto lidera a artilharia junto com Edenílson (Internacional) e Bruno Henrique (Flamengo). Sendo assim, pode repetir um grande feito que já dura 30 anos, quando o ex-atacante e atualmente treinador, Charles, terminou como artilheiro do Brasileirão com 11 gols. Em 1959, ainda na extinta Taça Brasil, Léo Briglia também foi artilheiro defendendo o tricolor baiano.

Gilberto ainda pode superar quebrar mais um recorde de um dos maiores ídolos da história do Bahia, Bobô. O meia atacante soma 80 gols no total com a camisa do Bahia, contra 77 do centroavante. Ainda com problemas para renovar, se assegurar sua permanência pode ganhar ainda mais posições nessa lista.

PUBLICIDADE

No entanto, o atacante parece não está muito contente com a diretoria e elenco, após uma declaração polêmica no intervalo do confronto diante do Corinthians. O Bahia segue no z-4, apresentando muitos problemas de criação e sobretudo defensivos, dificultando Gilberto de alcançar médias ainda melhores. Ao todo são 42 jogos, 20 gols e 5 assistências.

LEIA TAMBÉM

Mercado da Bola: Bahia acerta a contratação de atacante que estava no futebol espanhol

Flamengo aparece com três jogadores entre os artilheiros da temporada na Série A; veja a lista

Sem Santos e Grêmio, comentarista diz quem deve ser rebaixado na Série A

Mercado da Bola: joia do Atlético-MG não agrada na Série B e retorna ao clube

Marinho por David Braz, Arrascaeta e Kardec; relembre 7 escolhas polêmicas dos dirigentes brasileiros

Rafinha do Grêmio no São Paulo? Veja as chances da negociação acontecer