Home Basquete Só craque! Quais jogadores brigam pelo MVP na temporada da NBA 2021/22?

Só craque! Quais jogadores brigam pelo MVP na temporada da NBA 2021/22?

Confira os atletas que são candidatos à levar o prêmio de melhor jogador da Liga na temporada regular

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A NBA está de volta! E com ela, seus craque indefectíveis. LeBron James, Kevin Durant, Stephen Curry,, James Harden, mas também os feras da nova geração, ou melhor dizendo, os gringos, como Nikola Jokic, Giannis Antetokounmpo, Luka Doncic e muito mais.

PUBLICIDADE

Descansados e sedentos pela bola laranja, esses atletas disputam não só o troféu Larry O’Brien, que premia, ora, o campeão da Liga, mas também o disputadíssimo prêmio de MVP (“Most Valuable Player”, ou o Melhor Jogador, em tradução livre do inglês) da temporada regular.

Na última edição da NBA, vencida pelo Milwaukee Bucks de Antetokouonmpo, o jogador eleito o mais valioso foi o sérvio Jokic, do Denver Nuggets, que arrebentou nas pontuações e também em seus incríveis passes, mesmo sendo pivô.

PUBLICIDADE

A pergunta que paira é: e nesta temporada, quem leva o MVP? O “Joker” repete a dose? Curry leva dessa vez? E Durant no estrelado Brooklyn Nets? Bom, saber, nós do Torcedores não sabemos. Mas listamos os principais candidatos neste texto, com seus números e desempenhos, e que você confere logo abaixo.

Os jogadores que brigam pelo MVP da NBA 2021/22

  • Giannis Antetokounmpo
  • Stephen Curry
  • Kevin Durant
  • Luka Doncic
  • Joel Embiid
  • James Harden
  • LeBron James
  • Nikola Jokic
  • Donovan Mitchell

Giannis Antetokounmpo

Vencedor de dois dos últimos três troféus Maurice Podoloff, justamente o dado ao MVP da temporada regular, Giannis Antetokounmpo sempre estará no páreo. Ainda mais com a confiança e a tranquilidade advindas do título da última temporada da NBA, vencido por ele o Milwaukee Bucks. Se mantiver a média do último ano, de 28 pontos, 11 rebotes e 5 assistências, é bem possível.

Stephen Curry

Curry foi uma das gratas surpresas da última temporada. O camisa 30 carregou um Golden State Warriors desfalcado e em reconstrução até o play-in, com médias impressionantes de 32 pontos, 5,8 assistências e 42% de aproveitamento nas bolas de três. Tanto que ficou entre os três candidatos finais ao prêmio de MVP de 2020/21 Com sua dinâmica de franchise player redescoberta, o “Chef” pode alçar voos ainda maiores na NBA 2021/22.

Kevin Durant

Durant jogou, na última edição da NBA, uma bola digna de MVP. Foram 26 pontos de média, mais 7 rebotes, 5 assistências e 45% de aproveitamento de bolas de três . Só lhe faltou saúde, ausente de muitas partidas por lesão. Nesta temporada, porém, o grandalhão tem tudo para atuar com regularidade — e até ter mais a bola, com toda a situação do afastamento de Kyrie Irving por conta da sua recusa em tomar a vacina para a Covid-19.

PUBLICIDADE

Luka Doncic

Por ser ainda muito jovem, com apenas 22 anos, Luka Doncic ainda corre por fora na disputa pelo MVP da NBA 2021/22. Mas nunca, jamais, subestime esse “garoto”. Na temporada passada, o esloveno teve 27 pontos, 8 rebotes e 8 assistências de média, além de incontáveis momentos de pura “magia”. Se mantiver esses números, mais um desempenho consistente de seus Dalas Mavericks, quem sabe…

Joel Embiid

Joel Embiid é a maior interrogação desta lista. Mas menos por ele, e mais pelo seu Philadelphia 76ers, que vive um clima de indefinição do elenco e da situação da outra estrela da equipe, o armador Ben Simmons. Ainda assim, se mantiver seu excelente desempenho do ano passado, de 28 pontos, 10 rebotes e 1,4 tocos, e principalmente o 76ers vencendo, ele pode ser um candidato ao prêmio de MVP.

James Harden

James Harden foi uma das gratas surpresas da última temporada da NBA, da indefinição nos Rockets à atuações magistrais no recém-formado big-three do Brooklyn Nets, colecionando triplos-duplos e alcançando uma média de 24 pontos, 8 rebotes e 10 assistências. Na atual temporada, terá um pouco mais a bola com a provável ausência de Kyrie Irvin, e deve subir ainda mais seus números. Mas como será a “concorrência” com Durant?

LeBron James

Se não tem o “Papai”, não tem lista de candidatos ao MVP da NBA. Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, LeBron James vem de duas temporadas de desempenhos excelentes, mas um tanto ignorados pela votação do prêmio. Na última temporada, teve 25 pontos, 7 rebotes e 7 assistências de média. Resta saber se ele jogará para “calar os críticos” na temporada regular, ou deixar o maior fardo para os colegas Anthony Davis e Westbrook — para focar onde importa, os playoffs.

PUBLICIDADE

Nikola Jokic

Você deve ter notado que a lista está em ordem alfabética dos sobrenomes. Até porque Nikola Jokic, o atual vencedor do prêmio MVP, não poderia estar tão abaixo assim. O sérvio jogou muito basquete na última temporada da NBA, comandando um Denver Nuggets que cresce ano após ano — muito em cima de seu desempenho, é bom dizer. Foram 26 pontos, 10 rebotes e 8 assistências para o pivô em 2020-21, que se mantidos em 2021-22 devem colocá-lo em ótimas condições de brigar mais uma vez pelo prêmio.

Donovan Mitchell

Donovan Mitchell é, sim, a grande novidade desta lista. O armador foi, afinal, o principal jogador da principal equipe da última temporada regular da NBA, o Utah Jazz. A expectativa, claro, é de uma evolução, que podem melhorar ainda mais os ótimos números que fez em 2020/21, de 26 pontos, 4 rebotes e 5 assistências — e que podem, enfim, colocá-lo como um dos candidatos ao prêmio MVP.

LEIA TAMBÉM

A NBA está de volta! Saiba onde assistir aos jogos da temporada regular

Lakers e Warriors estreiam nesta terça-feira (19) pela NBA; veja onde assistir

PUBLICIDADE

Bucks e Nets inauguram temporada de aniversário de 75 anos da NBA

NBA: Ben Simmons é suspenso pelos 76ers por um jogo por causa de incidente em treino

Galvão Bueno detona VAR em jogos do Flamengo e Atlético

STJD define punição de titular do Palmeiras por expulsão

PUBLICIDADE

Calleri avalia “ataque perfeito” do São Paulo e revela “pior erro” da carreira

Flamengo terá retorno de titulares contra o Athletico; veja provável