Um assunto recorrente, quando se fala de seleção brasileira, é a posição de lateral. Entre todos os jogadores que foram testados por Tite, como Danilo, Alex Sandro, Renan Lodi, entre outros — Emerson e Arana agradaram, mas foram pouco utilizados —, nenhum deles conseguiu se firmar na posição. Ou pelo menos convencer a exigente torcida brasileira.
A situação para o futuro, no entanto, não parece tão ruim assim. Um rápido olhar para o Brasileirão de 2021 pode oferecer duas boas possibilidades para o futuro: Luan Cândido e Vanderson, ambos de 20 anos. O primeiro, canhoto, se tornou, no último domingo (24), o lateral com mais gols pela competição.
Ao balançar as redes contra o São Paulo, o ala do Red Bull Bragantino chegou a três gols marcados no Campeonato Brasileiro. Ele igualou o número de gols marcados pelo segundo, lateral direito do Grêmio, mas com praticamente dez jogos a menos (13 x 22).
Os dois têm um perfil semelhante, para além da juventude. São altos, ágeis, muito velozes e ofensivos. E começam a crescer na carreira, ainda que em situações completamente diferentes, entre o drama tricolor e o sucesso do projeto alvirrubro.
Se o seu desempenho na atual edição do Brasileirão servir de alguma previsão para o futuro, o problema de Tite (ou de outro técnico) na seleção brasileira para o próximo ciclo de Copa do Mundo será outro: encontrar um único titular para cada lado da lateral.
Números de Luan Cândido e Vanderson no Brasileirão 2021
Luan Cândido
- Time: Red Bull Bragantino
- Jogos (Titular): 13 (11)
- Gols: 3
- Assistências: Nenhuma
Vanderson
- Time: Grêmio
- Jogos (Titular): 22 (18)
- Gols: 3
- Assistências: 2
LEIA TAMBÉM
Guerrero, Daniel Alves e mais: 10 jogadores que rescindiram o contrato no Brasileirão 2021
Artur do RB Bragantino é destaque ofensivo no Brasileirão; veja números
“Vovôs garotos”: a lista dos jogadores mais velhos que balançaram as redes no Brasileirão 2021
Hat-trick histórico de Ronaldo pelo Barcelona completa 25 anos; assista aos gols do Fenômeno