Home Futebol Newcastle é comprado por consórcio da Arábia Saudita; veja valores

Newcastle é comprado por consórcio da Arábia Saudita; veja valores

Newcastle foi adquirido por mais de 2 bilhões de reais por um consórcio formado por três empresas da Arábia Saudita; compra foi aprovada pela Premier League

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Um consórcio da Arábia Saudita concluiu nesta quinta-feira (7) a compra do Newcastle United por mais de 300 milhões de libras, um valor que significa aproximadamente 2,2 bilhões de reais na cotação atual.

PUBLICIDADE

As negociações estavam ocorrendo há aproximadamente um ano. No início, houve rejeição inicial por parte da Premier League devido à um possível conflito de interesses com o contrato de televisão com a emissora árabe beiN Sports.

Porém, as divergências foram concluídas e a Premier League aprovou o negócio, tornando o Newcastle um dos clubes mais ricos do mundo. Com isso, o dono Mike Ashley deixará o clube após 14 anos no comando.

PUBLICIDADE

O consórcio árabe é formado pelo Fundo de Investimento Público (PIF), pelo PCP Capital Partners e pela empresa RB Sports & Media. Com a aprovação da Premier League e das autoridades britânicas, a transferência de poder possui efeitos imediatos.

Apesar de não prometer decisões intempestivas, a primeira medida dos árabes no comando do Newcastle será provavelmente a demissão de Steve Bruce no cargo técnico.

Quem são os novos donos do Newcastle?

Yasir Al-Rumayyan, governador da PIF, atuará como presidente não executivo do Newcastle United. Amanda Staveley, presidente-executiva da PCP Capital Partners, terá um assento no conselho, enquanto Jamie Reuben também será diretor do clube, representando a RB Sports & Media.

Al-Rumayyan: “Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos proprietários do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês. Agradecemos aos torcedores do Newcastle pelo seu apoio tremendamente leal ao longo dos anos e estamos entusiasmados por trabalhar com eles.”

PUBLICIDADE

Staveley: “Este é um investimento de longo prazo. Estamos entusiasmados com as perspectivas futuras do Newcastle United. Pretendemos incutir uma filosofia unida em todo o clube, estabelecer um propósito claro e ajudar a fornecer liderança que permitirá que o Newcastle United alcance grandes conquistas a longo prazo. Nossa ambição está alinhada com os torcedores- criar uma equipe de sucesso consistente que compete regularmente por grandes troféus e gera orgulho em todo o mundo.”

Por que a compra foi aprovada agora?

O consórcio liderado pela Arábia Saudita anteriormente retirou-se do negócio em julho de 2020, depois que a Premier League identificou o estado saudita como um diretor com controle sobre o clube, o que o teria sujeitado ao teste de proprietários e diretores da liga como parte da aquisição processo.

No entanto, o estado saudita removeu uma barreira significativa à aquisição quando resolveu seus problemas com a beIN Sports sobre a transmissão ilegal de futebol da Premier League na quarta-feira. A rede catariana beIN não conseguiu transmitir a liga inglesa na Arábia Saudita nos últimos quatro anos e meio como parte de uma disputa diplomática, mas a proibição agora está para chegar ao fim.

O canal se opôs à aquisição de Newcastle, dizendo que a proibição e a pirataria de seu conteúdo estavam prejudicando os detentores de direitos esportivos.

PUBLICIDADE

Nota oficial da Premier League

“A Premier League, Newcastle United Football Club e St James Holdings Limited resolveram hoje a disputa sobre a aquisição do clube pelo consórcio de PIF, PCP Capital Partners e RB Sports & Media.

“As disputas legais diziam respeito a quais entidades seriam proprietárias e / ou teriam a capacidade de controlar o clube após a aquisição. Todas as partes concordaram que o acordo é necessário para acabar com a longa incerteza para os torcedores sobre a propriedade do clube.

“A Premier League recebeu agora garantias juridicamente vinculativas de que o Reino da Arábia Saudita não controlará o Newcastle United Football Club. Todas as partes estão satisfeitas por terem concluído este processo, que dá certeza e clareza ao Newcastle United Football Club e aos seus torcedores.”

LEIA TAMBÉM

Titular do Palmeiras acredita no título do Brasileirão mesmo após derrota

PUBLICIDADE

Felipe Melo vai ser mesmo preso? Veja o que deve acontecer com jogador do Palmeiras no Uruguai

Palmeiras: Abel Ferreira recebe proposta de time da Espanha; treinador já tomou decisão sobre seu futuro

Abel Ferreira detona Vuaden e faz pedido: “Que não apite mais jogos do Palmeiras”

Neto x Douglas Luiz: entenda toda a ‘treta’ por causa da seleção brasileira

PUBLICIDADE

Grêmio tem agenda de reuniões decisivas e deverá confirmar uma demissão nas próximas horas

Rivaldo aponta atleta que pode solucionar “problema” na seleção brasileira

Romário rebate Edmundo, acusa Animal de “babaquice” e provoca com “TBT” do Vasco