Home Futebol Quem é Júnior Messias, o brasileiro de 30 anos que estreou pelo Milan

Quem é Júnior Messias, o brasileiro de 30 anos que estreou pelo Milan

Conheça o atacante brasileiro “desconhecido” que joga em um dos principais clubes; confira números e times em que jogou

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

No dia 31 de agosto de 2021, também conhecido como o último dia da janela de transferências do verão europeu, o Milan surpreendeu o mundo da bola com uma contratação um tanto, digamos, inusitada. Entre diversos reforços, fruto de uma atuação incisiva no mercado, o clube italiano anunciou um total desconhecido para o seu ataque. E era brasileiro.

PUBLICIDADE

O jogador em questão é Junior Messias, meia atacante de 30 anos, que chegou por empréstimo do Crotone, equipe que atualmente briga pela permanência na segunda divisão do Campeonato Italiano. Se o nome não lhe parece nem um pouco familiar, não estranhe. Até seis anos atrás, ele nem era profissional, afinal de contas.

Nascido no dia 13 de junho de 1991, em Ipatinga, Minas Gerais, Junior Walter Messias sempre teve o sonho de jogador de futebol. E correu atrás disso, pelo menos por um tempo. Ingresso na base do Cruzeiro, ele se manteve na luta para se tornar parte da pequena estatística que dá certo no mundo da bola. Não deu.

PUBLICIDADE

Com 20 anos, em 2011, Junior sentiu as dificuldades e abandonou a carreira. Mas não deixou de ir ao exterior: foi à Itália, para tentar a vida sem a bola, à exemplo de seu irmão mais velho. Desembarcou em Turim e tornou-se, em pouco tempo, um vendedor de eletrodomésticos.

Ao mesmo tempo, porém, em que lidava com geladeiras e máquinas de lavar, o brasileiro usou o que aprendeu no Cruzeiro para disputar — e brilhar — no futebol amador italiano. Viveu essa jornada dupla por quatro anos, até o Casale apareceu na sua vida.

A grande oportunidade de Junior Messias na Itália

Buscando subir da quinta divisão, amadora, para a quarta, já profissional, o clube apostou em Junior Messias. E deu certo, para ambos. O Casale subiu, e o atacante seguiu, ou melhor, começou, aos 24 anos sua carreira no futebol, a partir de uma transferência para o Chieri.

Depois de atuar por um tempo nas divisões menores, Junior conseguiu sua grande oportunidade no Crotone, por quem foi contratado em 2019. O time buscava o acesso à elite e, com a ajuda do brasileiro, conseguiu. Só não foi capaz de se manter na primeira divisão no ano seguinte.

PUBLICIDADE

Ainda assim, o atacante, então com 29 anos, teve um bom desempenho, com 14 participações diretas (9 gols, 5 assistências) em 37 jogos, na mesmíssima média do ano do acesso, em que teve 13 participações (6 gols, 7 assistências) em 36 partidas.

Os números de Junior Messias podem até não ter ajudado o Crotone a ficar na primeira divisão do Campeonato Italiano, mas foram bons o bastante para impressionar o Milan. O clube, treinado por Stefano Pioli e dirigido por Paolo Maldini, decidiu apostar no brasileiro para a temporada 2021-22, e pagou € 2,6 milhões para o empréstimo de 1 ano.

Se ele terá sucesso como rossonero, não sabemos. Mas o indícios são, ao menos, animadores. Com a camisa 30, ele teve uma estreia “na fogueira”, entrando no decorrer de uma disputada partida com a Atalanta e participou, com estilo, do terceiro gol milanista na vitória por 3 a 2.

Após contra-ataque puxado pela esquerda pelo lateral Theo Hernández, Junior receberia uma bola na entrada da área. Inteligentemente, porém, ele fez um corta luz e deixou a redonda passar, indo direto para o ponta Rafael Leão, que pegou de chapa nela e mandou-a no ângulo.

PUBLICIDADE

Um canhoto driblador, veloz e voluntarioso, Junior Messias deve disputar uma vaga como meia-atacante na rotação do Milan. Depois pode, quem sabe, ser o foco de outras matérias, mas já não mais como “aquele brasileiro desconhecido”.

Os clubes da carreira de Junior Messias antes do Milan

  • Cruzeiro (2009-2011)
  • Casale-ITA (2015)
  • Chieri-ITA (2016)
  • Gozzano-ITA (2017-2019)
  • Crotone-ITA (2019-2021)

LEIA TAMBÉM

Neymar criticado, estreias no Italiano e show de assistências: o resumo dos brasileiros no fim de semana do futebol europeu

Gabriel Jesus em nova profissão? Atacante surpreende e faz homenagem para namorada

PUBLICIDADE

10 jogadores brasileiros que não começaram bem a temporada na Europa e perderam espaço

Imprensa argentina zoa Neymar após queda de WhatsApp e outras redes sociais

Brasileirão Série A: Como foi a volta do público aos estádios?

Brasileirão: ataque, defesa, visitantes e mais; os melhores e piores até o momento

PUBLICIDADE

Substituto de Crespo? Técnico disponível possui defensores no São Paulo

Abel Ferreira avalia futuro no Palmeiras e brinca sobre seus vizinhos