Home Futebol Convocado por Tite e destaque nas Eliminatórias, em quais times Raphinha já jogou?

Convocado por Tite e destaque nas Eliminatórias, em quais times Raphinha já jogou?

Convocado para a seleção brasileira, ponta brasileiro já atuou em times menores de Portugal e França e está no radar de gigantes da Inglaterra e Espanha; confira o ‘currículo’ do atleta

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Uma das gratas surpresas da convocação de Tite, e da rodada da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 foi Raphinha. O ponta de 24, desconhecido para a maior parte da torcida do Brasil, vive momento de ascensão na carreira e começa a chamar a atenção, seja em seu time na Europa, seja vestindo a “Amarelinha”.

PUBLICIDADE

O crescimento do ponta, em especial a ida à seleção, são os pontos altos da história de um jogador que teve um caminho nada tradicional dentro do futebol. Pelo menos não entre possíveis titulares do país cinco vezes campeão mundial.

Raphinha, afinal de contas, não atuou profissionalmente no Brasil. Nascido em Porto Alegre, ele chegou a entrar no juvenil do Grêmio, mas só foi vingar mesmo na base do Avaí. De lá, o destaque foi tanto que saiu diretamente do sub-20 para Portugal, para jogar ainda no sub-20 do Vitória de Guimarães.

PUBLICIDADE

Em 2016, aos 20 anos, estreou profissionalmente na equipe de cima do Vitória. Atuou lá por duas temporadas, marcou 22 gols e deu 13 assistências em 84 jogos. Os números foram bons o bastante para chamar a atenção do Sporting, que o contratou.

Pelo time de Lisboa, começou sua ascensão meteórica. Novamente em dois anos, teve números de menor destaque, com 9 gols e 5  assistências em 41 jogos, mas o desempenho foi suficiente para concretizar uma venda ao Rennes, da França

Na Ligue 1, fez apenas uma temporada completa a de 2019-20, com 36 jogos, 8 gols e 7 assistências. Após seis  jogos no calendário de 2020-21, se transferiu por 18 milhões de euros ao Leeds United, da Inglaterra. O preço, menor que os 21 milhões pagos pelo Rennes, parecem uma pechincha nos dias de hoje.

Rapidamente, Raphinha ganhou destaque no time de Marcelo Bielsa. No espaço de um ano, tornou-se titular absoluto, camisa 10 e peça-chave no esquema, com números melhores que em qualquer outro clube da carreira. Os passos agora devem ser cada vez maiores, seja pela seleção brasileira, seja na Europa, possivelmente em algum gigante da Inglaterra ou Espanha. O interesse já existe, pelo menos — e o futebol necessário também.

PUBLICIDADE

Em quais times Raphinha jogou na carreira?

  • Vitória de Guimarães (Portugal): 2016-2018
  • Sporting Lisboa (Portugal): 2018-2019
  • Rennes (França): 2019-2020
  • Leeds United (Inglaterra): 2020-atualmente

 

LEIA TAMBÉM

Grande estreia! Decisivo, Raphinha se destaca na primeira partida pela seleção brasileira; confira os números

Flamengo x Palmeiras: quem tem o melhor time titular? Compare números e posições

PUBLICIDADE

Mercado da Bola: Raphinha entra na mira de gigante espanhol

Tiago Nunes, Felipão e mais: Após mudança de regra, Grêmio pode trazer o terceiro técnico para reta final do Brasileirão?

Com quantos anos os craques brasileiros disputaram as sua últimas Copas do Mundo?

Romário exalta Bolsonaro e internautas ironizam: “Calado é um poeta”

PUBLICIDADE

Perfil brasileiro da Conmebol se confunde e diz que Argentina é o time com “mais mortes” por jogo

Jornalista surpreende e elege técnico ideal para o momento do Grêmio