Home Futebol Vai subir? Saiba qual é a equipe há mais tempo ‘presa’ na Série B

Vai subir? Saiba qual é a equipe há mais tempo ‘presa’ na Série B

Clube alagoano está desde 2015 na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e, agora, tem chances reais de conseguir o acesso

Por Álvaro Logullo Neto em 29/10/2021 17:16 - Atualizado há 3 meses

Crédito: Reprodução / CBF

Já imaginou permanecer sete anos consecutivos na Série B, à espera de uma oportunidade para subir de divisão? O CRB, Clube de Regatas Brasil, vive está realidade em 2021. ‘Estacionado’ na segunda divisão do Brasileirão desde 2015, o tradicional time alagoano busca realizar sua melhor campanha na história da competição. Isso porque, neste momento, o CRB é 5º colocado, com 51 pontos — dois a menos que o Goiás, primeiro time dentro da zona de acesso.

A 5ª posição é, justamente, a mais alta que a equipe conseguiu na Série B. O feito ocorreu duas vezes, em 1986 e 1997. O Clube de Regatas Brasil tem 11 participações na divisão de elite do futebol brasileiro, mas a mais recente foi na longínqua temporada de 1984. Agora, portanto, o Galo da Praia tem uma chance de ouro para voltar à Série A.

As últimas campanhas do CRB na Série B

Hoje, o CRB é a equipe que está há mais temporadas consecutivas na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A atual edição do torneio é a SÉTIMA seguida do time de Alagoas, que subiu da Série C em 2014. Em todos esse últimos anos, porém, o mais perto que o Galo chegou de um possível acesso foi em 2016. Na ocasião, a equipe ficou em 7º lugar, a cinco pontos da zona de classificação. Neste ano, são necessários mais sete pontos (em 18 possíveis) para que o clube iguale a campanha de 2016, ao menos em termos de pontuação, com 58.

Abaixe, veja as posições finais do CRB na Série B desde 2015:

  • 2015 – 11º lugar -> 54 pontos
  • 2016 – 7º lugar  -> 58 pontos (a 5 pontos do acesso)
  • 2017 – 15º lugar -> 45 pontos (a 1 ponto da zona de rebaixamento)
  • 2018 – 12º lugar -> 48 pontos
  • 2019 – 7º lugar -> 55 pontos (a 7 pontos do acesso)
  • 2020 – 10º lugar -> 52 pontos

Recorde recente na competição

No final de setembro, após uma vitória por 3 a 1 contra o Náutico, o CRB atingiu marca importante. O clube fundado em 1912 se juntou a uma seleta lista de times com mais de 500 gols na Série B na era dos pontos corridos. Além dele, Paraná, Ceará e Ponte Preta detém o feito. O Paraná, aliás, sustentou o recorde de anos seguidos na segunda divisão até quatro anos atrás. O clube sulista foi rebaixado em 2006, permanecendo por uma década inteira na Série B. Em 2017, o time, enfim, conquistou o acesso para a edição seguinte do Brasileirão.

Agora, se o CRB conseguir a sonhada vaga, poderá passar o bastão de time há mais tempo na Série B para até três rivais: Vila Nova, Londrina e Brasil de Pelotas. Os goianos estão no meio da tabela, ao contrário do clube paranaense, atualmente na zona da degola. O Brasil-RS, por sua vez, é lanterna e vive situação dramática na competição. O trio está há seis temporadas na segundona. Abaixo, vem o Guarani, com cinco participações consecutivas.

O próximo compromisso do CRB pela Série B acontece somente na próxima quinta-feira (04/11), diante do Sampaio Corrêa. Embora venha fazendo uma boa campanha na temporada, o algoz do Palmeiras na Copa do Brasil deste ano atravessa fase ruim. O time não vence há seis jogos e, em casa, o último triunfo aconteceu em 12 de agosto. Ou seja, há mais de dois meses. No entanto, a tabela pode ser um fator favorável ao CRB. Isso porque, nas últimas seis rodadas, a equipe só enfrentará adversários colocados abaio da 12ª colocação na tabela.

E aí, será que o CRB vai retomar o caminho das vitórias e, dessa forma, conseguir o acesso para a próxima edição da Série A?

LEIA MAIS:

Palmeiras? Flamengo? Atlético-MG? Veja a lista dos times que mais venceram de virada na era dos pontos corridos do Brasileirão

São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo

Real Madrid: Jogadores reclamam após empate e ouvem resposta cômica de juiz

Newcastle surpreende e mira primeiro reforço da ‘era milionária’

Supercopa: E se o Atlético-MG conquistar Brasileiro e Copa do Brasil?

Cruzeiro vendido a milionário, mudança na Copa do Brasil, jornalista demitido na Globo e mais: as últimas do futebol

Brasileirão: 5 treinadores que podem ser demitidos após a 29ª rodada

Tite repudia caso Maurício Souza, critica próprio filho e condena homofobia

Sair da versão mobile