Home Automobilismo ‘Schumacher’, da Netflix, constrói o mito do piloto e dá pistas sobre seu estado de saúde

‘Schumacher’, da Netflix, constrói o mito do piloto e dá pistas sobre seu estado de saúde

Documentário percorre a carreira do piloto sete vezes campeão mundial, foca na trajetória até o primeiro título mundial com a Ferrari e tem depoimentos emocionantes dos familiares sobre seu estado de saúde após o acidente que o deixou acamado, em 2013

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Seguindo o estrondoso sucesso da série “F1: Dirigir para Viver”, o serviço de streaming Netflix voltou a produzir um conteúdo voltado aos fãs da maior competição de automobilismo do mundo. Dessa vez, focou na vida e na carreira de um de seus maiores pilotos, Michael Schumacher.

PUBLICIDADE

Lançado em setembro, o documentário “Schumacher” busca, em pouco menos de duas horas de tela, resumir a carreira, traçar o estilo competitivo e ainda revelar a personalidade familiar do alemão, considerado um dos maiores da história da Fórmula 1.

Se baseando em uma narrativa linear, o filme vai da sua primeira corrida no grid, em 1991, pela Jordan, passa rapidamente pela sua infância e adolescência como piloto de kart, volta à F1 e vai, com bom ritmo, até o primeiro título mundial pela Ferrari, em 2000.

PUBLICIDADE

Até esse ponto, os diretores Hanns-Bruno Kammertöns, Vanessa Nöcker, Michael Wech se preocupam em construir o mito de Schumacher, mas com um aparente foco nos novos fãs do automobilismo.

Os acontecimentos retratados — a batida em Ayrton Senna, a disputa com Damon Hill, a desqualificação do campeonato de 1997 — são muito bem conhecidos pelos fanáticos pelas pistas e ainda por cima são temas “rápidos” dentro da linearidade do roteiro.

Contrastam com essa evolução do “super piloto” os momentos em que a sua vida pessoal e familiar é retratada, com filmagens mais calmas, uma trilha mais tranquila, com direito até com fotos pausadas de seu rosto jovem. Essa dinâmica, aliás, entre sua vida pacata e a velocidade das pistas, é a grande tônica do documentário.

Se a construção do “mito” de Schumacher não traz tantas novidades aos fãs, a porção final do longa, em que seu estado de saúde é mencionado, traz uma “meia luz” ao assunto. Desde 2013, quando se acidentou nos alpes franceses enquanto esquiava, sua condição é pouco ou quase nada revelada pelos familiares.

PUBLICIDADE

São justamente eles, em especial a esposa, Corina, e o filho, Mick, que compete na Fórmula 1 atualmente, que dão os depoimentos mais fortes e emocionantes sobre a vida da família nos anos subsequentes ao coma. Não há revelações bombásticas, mas falas que ressoam no ouvido do espectador nos créditos finais, e ajudam a completar o tom de homenagem, mais do que merecida, ao histórico piloto.

O filme “Schumacher” na Netflix

  • Gênero: Documentário, Esportes
  • Duração: 112 minutos
  • Direção: Hanns-Bruno Kammertöns, Vanessa Nöcker, Michael Wech
  • Elenco: Michael Schumacher, Corina Schumacher, Rolf Schumacher, Mika Häkkinen, Damon Hill
  • Ano: 2021
  • Onde assistir: Netflix

LEIA TAMBÉM

Fórmula 1: Hamilton abre o jogo e fala sobre futuro na categoria

F1: Villeneuve compara “má conduta” de Hamilton, Verstappen e Schumacher

F1: Ralf Schumacher afirma que Hamilton “dramatizou” lesão após inglês ir a evento de gala em Nova York

PUBLICIDADE

Fórmula 1: Informação inédita sobre estado de saúde de Schumacher é revelada

Daniel Alves, Rafinha, Guerrero, Cano: 13 jogadores com futuro incerto para 2022

Futebol mundial movimenta mais de US$ 300 bilhões, mas Brasil representa menos de 2% desse total

Desfalque! Atlético-MG perde jogador titular por lesão

PUBLICIDADE

Seleção brasileira: Atacante sente lesão e é cortado de convocação para jogos das Eliminatórias