Home Futebol Torcedores da Lazio entoam insultos racistas a jogador da Fiorentina

Torcedores da Lazio entoam insultos racistas a jogador da Fiorentina

O caso aconteceu antes da partida desta quarta-feira, em Roma, pela 10ª rodada do Campeonato Italiano

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Mais um caso lamentável de racismo foi testemunhado no futebol italiano. Dessa vez, na partida entre Lazio e Fiorentina, que aconteceu no Olímpico de Roma, nesta quarta (27). Antes da bola rolar, Alfred Duncan, da Viola, concedia uma entrevista à emissora DAZN, entre as arquibancadas e os vestiários do estádio. Foi neste momento que ele acabou submetido a ofensas racistas direcionadas por cerca de uma dezena de torcedores da Lazio.

PUBLICIDADE

O primeiro a se manifestar chamou o jogador de “negro de m*****”, de acordo com jornalistas qe estavam no local. Na sequência, outras pessoas nas proximidades também começaram a proferir ofensas direcionadas ao volante da Fiorentina.

Duncan tem 28 anos de idade e nasceu em Gana. No entanto, ele já atua no futebol italiano desde 2010, quando ainda fazia parte das categorias de base da Inter. Este, aliás, não é nem de longe o primeiro caso de racismo identificado nas arquibancadas italianas desde a volta do público. Na verdade, ao menos outro CINCO episódio semelhantes a este ocorreram somente nas primeiras nove rodadas da Serie A.

PUBLICIDADE

Fiorentina baniu torcedor recentemente

Há poucas semana, aliás, a Fiorentina esteve do outro lado da história. Isso porque, numa partida diante do Napoli, em Florença, xingamentos racistas foram feitos a Kalidou Koulibaly, da equipe rival. O defensor, então, denunciou o crime em suas redes sociais, e a Federação Italiana abriu uma investigação sobre o caso. A Fiorentina, por sua vez, identificou e baniu um dos torcedores racistas. Sendo assim, ele não poderá comparecer aos jogos da Viola por, pelo menos, cinco anos.

Resta, agora, saber se este caso envolvendo os torcedores da Lazio também será reportado, seja por Alfred Duncan ou por alguma testemunha do ocorrido. Nas placas de publicidade presentes no Olímpico, durante o jogo, uma mensagem chamava a atenção: “We Fight Racism’ (Nós Lutamos contra o Racismo)”. De fato, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) vem tomando medidas para tentar combater o preconceito em seus jogos.

Contudo, cenas como a de hoje continuam ganhando as manchetes na Itália. A Lazio, que bateu a Fiorentina por 1 a 0, ainda não se pronunciou a respeito do caso. Alfred Duncan atuou por 83 minutos na partida desta quarta.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Vale tudo isso? Especulado em gigantes, atacante deve se tornar a venda mais cara da história da Fiorentina; veja ranking

Campeão da Eurocopa com a Itália surpreende e se recupera mais cedo de lesão assustadora

Haaland não deve mais jogar pelo Borussia Dortmund em 2021; entenda

Palmeiras? Flamengo? Atlético-MG? Veja a lista dos times que mais venceram de virada na era dos pontos corridos do Brasileirão

PUBLICIDADE

Copa do Mundo sem Brasil e Argentina? Conmebol ameaça não participar caso competição seja a cada dois anos

Edu Dracena é apresentado como novo Executivo de futebol do Santos

Conmebol obrigará Flamengo a fazer mudança para final da Libertadores contra o Palmeiras; entenda

Gigante brasileiro pode ser comprado em 2022; veja interessados

PUBLICIDADE