Home Mercado da Bola Fluminense cogita permanência de Marcão no comando do time para 2022

Fluminense cogita permanência de Marcão no comando do time para 2022

Marcão é integrante da comissão técnica permanente do clube desde 2014

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

No início, Marcão era apenas uma aposta no Fluminense para tapar o “buraco” após a demissão de Roger Machado. Pouco tempo depois, o ex-auxiliar foi efetivado como treinador do clube até o fim da atual temporada.

PUBLICIDADE

Apesar dos altos e baixos ao longo da Série A do Campeonato Brasileiro, o trabalho de Marcão agradou tanto que pode seguir no clube. Agora, o presidente Mário Bittencourt já projeta mantê-lo no como treinador em caso de classificação para a Copa Libertadores da América.

Antes de tudo, vale ressaltar que, Marcão comandou o time em 22 partidas somando as participações no Brasileirão e na Copa do Brasil. Nesse ínterim, foram vitórias, quatro empates e oito derrotas. Dessa forma, o treinador deixou de ser o “quebra-galho” para ser a primeira opção para 2022.

PUBLICIDADE

Marcão é unanimidade entre dirigentes, jogadores e integrantes da comissão técnica. O treinador, por sua vez, faria ainda o clube economizar um dinheiro alto na busca por um treinador experiente. Afinal, nomes experientes como Abel Braga, Dorival Júnior e Mano Menezes são caros.

“Respeitamos o Marcão e estamos focados nessas últimas quatro rodadas para atingir o nosso objetivo. Não temos nada definido para o ano que vem. O Marcão está fazendo o trabalho dele. Terminado o ano, a gente vai decidir o que fazer. Volto a dizer que não está descartada a possibilidade dele (Marcão) seguir treinando o Fluminense no ano que vem”, revelou o presidente Mário Bittencourt à FluTV.

Apesar de negar a ida ao mercado em busca de um técnico, o que se sabe é que presidente vem sendo pressionado por dirigentes próximos para reformular o departamento de futebol do clube. Dessa forma, a primeira peça que seria contratada é um novo comandante para 2022.

A carreira de Marcão

Em 2011, Marco Aurélio de Oliveira, o Marcão, iniciou a carreira como auxiliar-técnico de Alfredo Sampaio no Bangu. Posteriormente, teve breve passagem como técnico do Bonsucesso e River-PI.

PUBLICIDADE

Dois anos depois, foi contratado pelo então presidente do Fluminense, Peter Siemsen, para integrar a comissão técnica permanente. Nesse ínterim, trabalhou ao lado de Cristóvão Borges, Renato Gaúcho, Enderson Moreira, Abel Braga, Roger Machado, entre outros.

Em 2019, comandou interinamente o time tricolor após a demissão de Marcelo Oliveira. Na reta final do Brasileirão, conquistou quatro vitórias em 10 jogos. Dessa forma, conseguiu manter o clube na elite no futebol nacional.

Na temporada seguinte, assumiu o lugar de Odair Hellmann que pediu demissão do clube para comanda o Al Wasl, dos Emirados Árabes. Na sua segunda oportunidade à beira do campo, classificou o Fluminense para a Copa Libertadores da América. 

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Perto de encerrar passagem pelo Vitória, Samuel Granada não sabe se retornará ao Fluminense em 2022 

Fluminense nega com veemência interesse em Paolo Guerrero; saiba os detalhes 

Novo técnico do Fluminense: Diretoria descarta “gringo” e tem seis nomes na lista; saiba mais 

Fluminense tem conversas para negociar Luiz Henrique com a Fiorentina; saiba mais 

Sheik diz se Renato Gaúcho tem capacidade de substituir Tite na seleção 

Libertadores 2021: 25 jogadores que podem ficar livres em 2022

 Organização elege Lewandowski como melhor do mundo em 2021 

Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores envolve os dois times mais caros do Brasil; confira