Home Futebol Palmeiras x Flamengo: Entenda por que árbitro da final vem levando chuva de críticas na Argentina

Palmeiras x Flamengo: Entenda por que árbitro da final vem levando chuva de críticas na Argentina

Juiz da última final de Copa do Mundo, argentino também está escalado para apitar a decisão da Libertadores, no próximo dia 27 de novembro

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Digamos que Néstor Pitana, o escolhido para comandar Palmeiras e Flamengo do gramado, na final da Libertadores, não está sendo muito prestigiado em seu próprio país. Isso porque, uma sucessão de polêmicas nas últimas semanas serviu para reascender o histórico complicado do argentino. Aos 46 anos, Pitana apitou a última decisão de Copa do Mundo, mas, mesmo assim, é alvo de duras críticas.

PUBLICIDADE

Pitana vem colecionando confusões na Argentina

As principais reclamações são direcionadas, justamente, por compatriotas argentinos. Visto como “arrogante” e “prepotente”, Néstor Pitana teve uma jornada complicada no último fim de semana. No sábado (6), ele apitou a vitória por 3 a 0 do Colón sobre o Platense. No entanto, o que mais chamou a atenção foram dois lances que envolveram o apitador. Primeiramente, ele expulsou Nahuel Iribarren, do Platense, ao término da etapa inicial.

O jogador, porém, relatou após o jogo que somente perguntou se o gol do Colón havia saído dentro do tempo estipulado de acréscimos (o que não aconteceu). A conversa estava amigável, segundo o atleta, e ele só percebeu que Pitana estava incomodado quando o chamou para ‘sair na mão lá fora. Depois, o juiz acabou mostrando o cartão vermelho, deixando Iribarren completamente irado. Enfim, ele precisou ser contido por companheiros.

PUBLICIDADE

Na saída de campo, Pitana ainda deu uma resposta atravessada à TyC Sports, quando perguntado sobre o ocorrido: “Não aconteceu nada. São coisas que acontecem no jogo, nada mais. Falem de futebol que é o mais importante”, disse Pitana. O periódico, porém, retrucou em uma publicação com a seguinte fala: “Se você pretende falar apenas sobre futebol, primeiro precisará rever suas maneiras de se dirigir às pessoas”.

Ainda na partida entre Colón e Platense, outro cartão aplicado pelo árbitro gerou repercussão. Isso porque, aparentemente, Pitana deu amarelo a  Facundo Farías após o atacante tentar dar uma carretilha no adversário. Os jogadores do Platense não gostaram, e um princípio de briga começou. Pitana mostrou, então, o amarelo para Farías, deixando os jornais argentinos, novamente, furiosos.

“Parece que subiu à cabeça”

Marcelo Gallardo, treinador do River Plate, é outro personagem que também parece não compactuar com as atitudes de Néstor Pitana. Por diversas vezes, ocorreram entreveros entre os dois. O árbitro, aliás, já foi acusado pelo técnico de xingar Gonzalo Montiel, jogador do time argentino. No entanto, há pouco mais de uma semana, Gallardo voltou a ‘alfinetar’ o árbitro em entrevista: “Ele tem tanto dom para dirigir os jogos que parece que subiu à cabeça. Quando você quer conversar, ele vira a cara, te ignora, isso te tira do sério”.

Contudo, as polêmicas de Pitana não se resumem ao ambiente argentino. Na própria Libertadores, o juiz já foi alvo de críticas. Na partida eliminatória entre Santos e LDU, no ano passado, Pitana falhou em controlar o final dramático da partida na Vila Belmiro. Ele ‘esqueceu’ de encerrar o jogo no tempo correto e depois teve de lidar com uma briga generalizada — além de longos minutos de análise do VAR. Além disso, também vale pontuar que o árbitro argentino desperta certa desconfiança até mesmo… para o torcedor palmeirense.

PUBLICIDADE

Escalado para Palmeiras x Flamengo

A reprovação se dá devido a um pênalti marcado a favor do Flamengo, na Libertadores de 2019. Na ocasião, o Mengão precisava reverter uma desvantagem de 2 a 0 contra o Emelec, no Maracanã, pelas oitavas de final do torneio sul-americano. Pitana assinalou penalidade em Rafinha, que gerou o primeiro gol do time da casa. No entanto, palmeirenses recuperaram o lance, considerado duvidoso. Veja abaixo:

Enfim, diante de diversas críticas e reclamações, Néstor Pitana vai ser o árbitro do duelo mais importante da América do Sul neste ano. Palmeiras e Flamengo lutam pela tão sonhada conquista da Taça Libertadores em 27 de novembro. O pontapé inicial será dado às 17h (de Brasília), no Estádio Centenário, em Motevidéu, Uruguai.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Palmeiras lidera! Veja a lista dos times que mais venceram DE VIRADA na era dos pontos corridos do Brasileirão

Brasileirão? Cinco técnicos já foram demitidos da Premier League em 11 rodadas

Atlético-MG é o time com mais pênaltis a favor no Brasileirão: veja ranking

São Paulo: Vivendo boa temporada, Miranda se aproxima de feito histórico pelo clube

PUBLICIDADE

Série B pode ter jogo anulado por problemas no VAR

Time da Série A é condenado pela Justiça e terá que pagar mais de R$ 1 milhão para meia colombiano

Seleção: Caboclo quebra o silêncio sobre negociação frustrada por Xavi

Série A: Torneio pode ter o primeiro rebaixado hoje (10)

PUBLICIDADE