Home Futebol Má lembrança: Palmeiras já perdeu títulos de Libertadores em mesmo palco da final contra o Flamengo

Má lembrança: Palmeiras já perdeu títulos de Libertadores em mesmo palco da final contra o Flamengo

Verdão ficou sem o título do torneio duas vezes nos anos 1960, após derrotas no estádio Centenário

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Quanto mais se aproxima a final da Copa Libertadores 2021, mas os torcedores de Flamengo e Palmeiras vão entrando no clima da decisão. Nessas horas, é “open bar” de nervosismo, de ansiedade, mas também de superstições e demais místicas.

PUBLICIDADE

Neste último ponto, se pensarmos somente no palco da finalíssima, no caso do estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o esoterismo não favorece o Verdão. O time, afinal, não tem das melhores lembranças no local, pelo menos envolvendo o torneio sul-americano.

Em duas oportunidades, o Palmeiras foi derrotado nas decisões disputadas no estádio e ficou sem o título da Libertadores. A mais recente, e mais direta, foi em 1968. Naquele ano, o clube vivia uma das melhores épocas de sua história, na chamada “Primeira Academia”, com Ademir da Guia, Djalma Santos, China e outros craques eternos formando a espinha dorsal da equipe.

PUBLICIDADE

Com tanta qualidade no elenco, o Verdão foi à final da “Liberta”, na qual enfrentou o Estudiantes, da Argentina. Na ocasião, os argentinos venceram a primeira partida, em La Plata, por 2 a 1, e os alviverdes venceram a volta, no Pacaembu, por 3 a 1.

O regulamento da época não previa critérios de desempate, e o confronto foi para uma terceira partida, em campo neutro. Isso mesmo, o estádio Centenário. Lá, o time de Verón, o pai, também conhecido como “La Bruja”, venceu por um contundente 2 a 0, e ficou com o troféu da Conmebol.

Antes fosse só essa má lembrança para o Palmeiras. Também no Centenário, só quem 1961, o Verdão disputou a primeira partida final da segunda edição da Libertadores. O adversário era o Peñarol, campeão do ano anterior e que dominava o futebol local no início da década.

O jogo terminou em 1 a 0 para os uruguaios, que seguram um empate em 1 a 1 na volta, no Pacaembu, e renderam o primeiro vice-campeonato do Alviverde na história da competição, naquela que também foi sua primeira participação. Tudo bastante simbólico, ainda que preocupante para o torcedor mais “esotérico”. Haja sal grosso para o dia 27!

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Vini Jr ‘voando’, Neymar de cara feia, show de Malcom e mais: o fim de semana dos brasileiros na Europa

Libertadores: “De patinho feio, não temos nada”, exalta Felipe Melo, antes de Palmeiras x Flamengo

Torcedores do Flamengo brincam com visual de Michael: “Vai destruir o Palmeiras”

Felipe Melo minimiza fracasso no Mundial e aponta motivo para derrota do Palmeiras

PUBLICIDADE

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Atlético-MG: Cuca ganha boas notícias antes do jogo com o Palmeiras

Flamengo possui melhor campanha como visitante no Brasileirão

PUBLICIDADE

Douglas Costa cria expectativa de retorno ao time do Grêmio

Empresária revela “proposta na mesa” e pode firmar parceria com o Vasco