Home Tênis Tênis: Lenda entre cadeirantes, dono de ‘Golden Slam’ anuncia aposentaria aos 30 anos: “É a vez da próxima geração”

Tênis: Lenda entre cadeirantes, dono de ‘Golden Slam’ anuncia aposentaria aos 30 anos: “É a vez da próxima geração”

Número 1 do mundo vai tentar mais um título em casa, no Australian Open de 2022, antes de pendurar de vez a raquete

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

De forma surpreendente, o maior vencedor do tênis entre cadeirantes na atualidade anunciou que vai se aposentar. “Chegou a hora, me sinto velho, esgotado”, são as palavras de Dylan Alcott. Em 2021, o australiano de 30 anos se tornou o primeiro na história do tênis masculino a conseguir o ‘Golden Slam’. Isso porque Alcott venceu os quatro principais torneio do tênis em uma mesma temporada: o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open — além de conquistar o ouro nas Paralimpíadas de Tóquio.

PUBLICIDADE

Tal feito, vale lembrar, também foi perseguido neste ano por Novak Djokovic. O sérvio venceu os três primeiros torneios da lista, mas depois acabou falhando nos Jogos Olímpicos e no Grand Slam norte-americano. Na grande final do US Open, aliás, Dylan Alcott marcou presença nas arquibancadas. O australiano assistiu à vitória de Daniil Medvedev sobre Djokovic e ainda se notabilizou por uma cena icônica. Focado pelas câmeras do estádio, ele tomou cerveja dentro da taça que venceu pouco antes, levando, assim, o público à loucura. Veja abaixo:

Uma carreira que não começou no tênis…

Apesar da grande jornada vitoriosa no tênis, Dylan Alcott se destacou, primeiro, nas quadras de basquete. Isso porque, com apenas 17 anos, em 2008, o australiano fez parte da seleção vice-campeã das Paralimpíadas de Pequim. Quatro anos depois, em Londres, levou o ouro, ainda no esporte da bola laranja. Somente em 2014, então, Alcott voltou a praticar o tênis — modalidade no qual se arriscou durante a adolescência. E não demorou para que as vitórias aparecessem, também, com a raquete na mão. No ano seguinte, em 2015, levou seu primeiro título de grand slam, diante de sua própria torcida, no Australian Open.

PUBLICIDADE

Daí em diante, Dylan Alcott enfilerou títulos, nunca mais perdeu uma edição do Aberto da Austrália em simples e ainda se tornou o número 1 do ranking na categoria ‘quadriplagics’ (tetraplégicos, em português) em simples e duplas. Vale a explicação de que esta categoria abriga atletas com paralisia dos membros inferiores, além de lesões severas em outras regiões do corpo, como coluna ou membros superiores.

É o caso de Dylan, que ficou paraplégico após nascer com um tumor na medula espinhal. A cirurgia para salvar sua vida, portanto, significou que ele nunca andaria. Agora, o tenista australiano acredita que deve ‘ceder’ o protagonismo da modalidade à esportistas mais jovens: “É a vez da próxima geração dominar e obter o reconhecimento que merece. Tem sido uma jornada incrível, mas acho que chegou a hora de mudar para outras coisas que eu faço”.

Jogando para valer!

Embora esteja se despedindo do tênis, o número 1 do mundo garante que vai se esforçar ao máximo no próximo Australian Open, que acontece em janeiro de 2022: “O Aberto da Austrália mudou a minha vida. Quer melhor maneira de terminar do que em minha casa, na frente de uma multidão? Vou treinar pra caramba pelos próximos dois meses e tentar sair em alta. Veremos o que acontece. Estou apenas curtindo o momento”. Dylan já foi campeão na Austália em 11 oportunidades (sete em simples e quatro em duplas) e busca o 12º troféu da competição. Além disso, ele também persegue a 16ª conquista de Grand Slams, em simples, para fechar a carreira com chave de ouro.

Abaixo, vejam os PRINCIPAIS TÍTULOS de Dylan Alcott na carreira no tênis:

PUBLICIDADE

SIMPLES

  • 7 Australian Open (2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021)
  • 3 Roland Garros (2019, 2020 e 2021)
  • 2 Wimbledon (2019 e 2021)
  • 3 US Open (2015, 2018 e 2021)
  • 2 Ouros Paralímpicos (2016 e 2020)

DUPLAS

  • 4 Australian Open (2018, 2019, 2020 e 2021)
  • 1 Roland Garros (2019)
  • 1 Wimbledon (2019)
  • 2 Open (2019 e 2020)
  • 1 Ouro Paralímpico (2016)

LEIA MAIS:

Nadal fora do ATP Finals: 3 fatores que explicam a ausência do espanhol do top 8 mundial

PUBLICIDADE

Federer confirma inscrição e anima fãs sobre próxima temporada

Djokovic já garante mais um recorde absoluto do tênis em 2021; veja

Djokovic pode jogar o Australian Open, mas terá de fazer quarentena, diz e-mail vazado

Vídeo filmado pela torcida mostra Dourado rindo e dando “tchauzinho” após ser empurrado por jogador do Grêmio; assista

PUBLICIDADE

Especulado no São Paulo, colombiano tem destino definido

Dirigente de gigante do Brasileirão revela meta milionária para venda de jogadores em 2021 e diz que valor está próximo de se concretizar

Palmeiras: Abel Ferreira revela chateação com presidente e diz o que pede a Dudu