Home Mercado da Bola Bastidores: o que impede a saída de Jorge Jesus do Benfica?

Bastidores: o que impede a saída de Jorge Jesus do Benfica?

Jorge Jesus é o maior alvo da diretoria para comandar o Flamengo em 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, Jorge Jesus, principal alvo do Flamengo para 2022, vive seu pior momento à frente do Benfica. As cobranças não são uma novidade na carreira do experiente treinador. Porém, passaram para outro patamar após a derrota por 3 a 0 para o Porto, na última quinta-feira, pela Taça de Portugal.

PUBLICIDADE

O ambiente ficou ainda mais pesado após torcedores encarnados pedirem a demissão de Jorge Jesus, durante o clássico contra o Sporting. O Benfica foi derrotado por 3 a 0 pelo maior rival no Estádio da Luz. A torcida vaiou, sacodiu lenços brancos e abriu cartazes com os dizeres “Rua JJ” como sinal de protesto.

O Conselho Deliberativo do Benfica, desde então, tem bombardeado o presidente Rui Costa com críticas a Jorge Jesus. Afinal, a insatisfação não vem apenas de integrantes de movimentos de oposição. De maneira idêntica, a base de apoio política que o ajudou a se eleger ao cargo mais importante do clube em outubro deste ano também faz cobranças.

PUBLICIDADE

Benfica monitora as redes sociais

O Torcedores.com apurou após ser eleito presidente do Benfica, Rui Costa criou um departamento exclusivo para o monitoramento 24 horas das redes sócias. O dirigente, inclusive, recebe relatórios diários onde os termos “fora”, “rua” e “demitido” são os mais relacionados a Jorge Jesus nas buscas do Google, Twitter, Instagram e Facebook.

A avaliação interna é de que o treinador está fazendo “hora extra” no Benfica. Afinal, o Mister recebeu os jogadores que desejava para reforçar o elenco encarnado como os brasileiros Gilberto, Lucas Veríssimo e Everton Cebolinha que demandaram grande investimento desde o retorno do treinador ao clube.

Jorge Jesus tem “pacotão” de críticas

Jorge Jesus é criticado não só pelos maus resultados, mas também por ter “perdido o vestiário”, como se diz na gíria do futebol, após ser criticado publicamente por Nicolás Otamendi. De acordo com a imprensa portuguesa, o zagueiro está insatisfeito sobre a forma como o treinador trata o elenco benfiquista.

As palavras do argentino têm peso, uma vez que, além de ser um dos jogadores mais experientes do grupo, com passagens vitoriosas por Porto e Manchester City, o defensor também é um dos capitães do Benfica. Ele é, inclusive, referência para jogadores jovens como Tomás Araújo, o meia Paulo Bernardo e o atacante Gonçalo Ramos.

PUBLICIDADE

Também há contestações em relação às formações utilizadas ao longo da época e ao fato de utilizar os jogadores revelados nas categorias de base. Em suma, Jorge Jesus é conhecido em Portugal por gostar de trabalhar com atletas prontos e autorizar a saída de rcrias para ganhar experiência longe do Benfica.

Como Jorge Jesus lida com as cobranças

Quem convive com Jorge Jesus no dia a dia o considera “osso duro de roer”, alguém que não se abala com as cobranças. Apesar disso, ele não esconde o descontentamento com a perseguição da imprensa portuguesa ao seu trabalho. Em determinados momentos, como o atual, ele chegou a confrontar jornalistas durante as entrevistas coletivas. O técnico, portanto, não tem a imprensa ao seu lado.

As críticas da internet, porém, não atingem diretamente o treinador, afinal uma equipe de comunicação gerencia suas redes sociais. No Flamengo, por exemplo, ele utilizava com frequência sua conta no Instagram para se comunicar com os torcedores. Fato que o aproximou ainda mais dos rubro-negros.

Jorge Jesus pode ser demitido?

Apesar da pressão, o presidente Rui Costa ainda segue prestigiando o trabalho de Jorge Jesus. Por outro lado, o dirigente sabe que é praticamente impossível mantê-lo à frente do Benfica até o fim da temporada. Nem mesmo a classificação para as oitavas de final da Ligas dos Campeões da Europa deve ser capaz de mantê-lo no cargo.

PUBLICIDADE

Jorge Jesus tem contrato com o Benfica até junho de 2022. A multa rescisória é de 2 milhões de euros (R$ 12,7 milhões, pela cotação atual). O valor, em outras palavras, é referente ao que o técnico tem a receber de salário até o fim da temporada. Apesar da cifra baixa, Rui Costa não pretende empenhar dinheiro para se livrar do técnico.

Agora, o mandatário encarnado espera que Jorge Jesus se antecipe e entregue o cargo na virada do ano. Afinal, o Benfica ainda tem em sua “folha salarial” o técnico Bruno Lage que foi demitido no meio da temporada retrasada. O antecessor do Mister, que atualmente comanda o Wolverhampton, da Inglaterra, está recebendo uma bolada das Águias.

Em dezembro de 2019, as partes acordaram o pagamento de uma indenização por quebra de contrato no valor de 3 milhões de euros (R$ 19,2 milhões) parcelados em 24 meses. Dessa forma, Rui Costa não quer ter a responsabilidade de demitir Jorge Jesus a fim de não onerar ainda mais as finanças do Benfica.

LEIA MAIS: 

Por que Jorge Jesus é tão amado e odiado pelos torcedores do Benfica? 

Ex-Cruzeiro e Flamengo, Federico Mancuello encaminha acerto com clube mexicano; saiba mais 

Renê tem sondagens da Europa para deixar o Flamengo; saiba os detalhes 

Flamengo tenta vender jogadores “encostados” no exterior; saiba mais 

Vidente diz se o Palmeiras vai vencer o Mundial de Clubes em 2022 

Cavani no Corinthians: salário astronômico e duração; veja detalhes 

Braz compartilha mensagem de Natal e torcedores do Flamengo pedem Jorge Jesus como “presente”: “Traz o bom velhinho” 

12 jogadores livres no mercado que podem ser reforços em 2022