Home Futebol Vaga na Libertadores e luta contra o rebaixamento; confira como foi o Brasileirão dos clubes de SP

Vaga na Libertadores e luta contra o rebaixamento; confira como foi o Brasileirão dos clubes de SP

Com cinco representantes, estado de São Paulo segue em destaque no Campeonato Brasileiro

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nos últimos anos os clubes paulistas estão se mantendo entre aqueles que lutam por títulos, tanto no cenário nacional como internacional. Por mais que no Brasileirão deste ano o Atlético-MG tenha sobrado em relação aos adversários, pelo sétimo ano seguido temos pelo menos uma equipe do estado entre os quatro primeiros colocados.

PUBLICIDADE

Na ponta da tabela, o Palmeiras acabou se destacando e mesmo envolvido na final da Libertadores, o clube encerrou o campeonato na 3ª posição, com oito pontos de vantagem para o Fortaleza. Lembrando que o Verdão jogou as últimas rodadas com um time totalmente reserva.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI5c2tJN2MxUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Corinthians e Red Bull Bragantino terminaram o campeonato na 5ª e 6ª posição, respectivamente. Com isso, ambos garantiram vaga na fase de grupos da Libertadores em 2022. Já Santos e São Paulo chegaram a serem ameaçados pelo rebaixamento. Mas ambos terminaram o Brasileirão lutando por vaga na pré-Libertadores.

Campanha dos paulistas no Brasileirão

Palmeiras – 3º colocado – 66 pontos

Treinado por Abel Ferreira, o clube precisou dividir suas atenções com a Copa Libertadores. Esse fato atrapalhou o sonho de mais um Brasileirão. Tanto que o Palmeiras encerrou o campeonato 18 pontos atrás do Atlético-MG. Mas o bicampeonato da competição sul-americana fez com que o torcedor não lamentasse a posição no Brasileirão.

A campanha do clube foi de 20 vitórias, seis empates e 12 derrotas, com 58 gols marcados (3º melhor ataque) e 46 sofridos (13ª melhor defesa). Além disso, o Verdão foi o 6º melhor mandante do Brasileirão (36 pontos ganhos) e o 3º melhor visitante (30 pontos).

Corinthians – 5º colocado – 57 pontos

Disputando apenas o Brasileirão, o time treinado por Sylvinho era apontado como um dos que lutaria contra o rebaixamento. Mas ao longo do campeonato o foco acabou mudando, com o time se firmando no G6. Posteriormente, com a chegada dos reforços, o Timão conquistou a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, porém deixou escapar o 4º lugar nas duas últimas rodadas.

PUBLICIDADE

O clube encerrou o campeonato com 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, com 40 gols marcados (11º melhor ataque) e 36 sofridos (2ª melhor defesa). O time alvinegro teve a 7ª melhor campanha como mandante (35 pontos ganhos) e foi o 6º melhor fora de casa (22 pontos).

Red Bull Bragantino – 6º colocado – 56 pontos

Outra equipe que precisou dividir suas atenções ao longo do campeonato. Isso porque o time de Bragança chegou até a final da Copa Sul-Americana, ficando com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Athletico Paranaense. E mesmo perdendo pontos importantes na reta final do Campeonato Brasileiro, o Massa Bruta garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

A campanha do time no Brasileirão foi de 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas, com 55 gols marcados (4º melhor ataque) e 46 sofridos (17ª melhor defesa). O clube foi o 13º melhor como mandante (30 pontos)e o 4º melhor visitante do torneio (26 pontos).

Santos – 10º colocado – 50 pontos

Depois de lutar contra o rebaixamento no Paulistão, o Peixe teve problemas também no Brasileirão. Mas o fantasma da Série B foi afastado graças ao trabalho de Fábio Carille, que inclusive quase levou o time a garantir vaga na fase preliminar da Libertadores.

PUBLICIDADE

O clube fechou o Campeonato Brasileiro com 12 vitórias, 14 empates e 12 derrotas, marcando 35 gols (15º melhor ataque)  e sofrendo 40 (11ª melhor defesa). Em casa o Santos conquistou foi o 9º melhor mandante (33 pontos) enquanto fora de casa a equipe encerrou o campeonato com a 13ª melhor campanha (17 pontos).

São Paulo – 13º colocado – 48 pontos

Por fim citamos o Tricolor paulista. O clube começou o ano com Crespo no comando e o argentino garantiu a conquista do estadual. Com isso, ele ajudou a encerrar um jejum de quase dez anos sem conquistas.

Mas a taça do Paulistão não foi sinônimo de um ano tranquilo no Morumbi. Pelo contrário, o São Paulo acabou não tendo sucesso nas disputas da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. Além disso o time chegou a ser ameaçado pelo rebaixamento no Brasileirão. Tanto que o técnico foi demitido, com Rogério Ceni chegando em seu lugar. Inclusive o clube encerrou o campeonato nacional com sua pior campanha na história dos pontos corridos.

A equipe fez 48 pontos no Campeonato Brasileiro com 11 vitórias, 15 empates e 12 derrotas. Foram 31 gols marcados (18º melhor ataque) e 39 sofridos (10ª melhor defesa). O clube foi o 14º melhor mandante (30 pontos ganhos) enquanto fora de casa terminou o campeonato com a 12ª melhor campanha (18 pontos).

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Palmeiras toma atitude para rescindir contrato de Luiz Adriano; veja possível destino
Douglas Costa pode ter destino inesperado na próxima temporada para deixar o Grêmio
Cavani no Corinthians, Coutinho, Rafinha e Diego Costa: veja os rumores da semana para 2022
Flamengo pode perder até 15 jogadores de graça em 2022; veja quais
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato