Home Esportes Olímpicos China ameaça países que boicotem os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim

China ameaça países que boicotem os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim

Atletas são as estrelas, mas a diplomacia rouba a cena dos jogos

Gabriel Rezende
Colaborador do Torcedores

Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 ainda não começaram, pelo menos nas arenas. Assim, depois dos EUA, Austrália, Canadá e Reino Unido, se uniram aos norte-americanos no boicote diplomático aos jogos. Apesar disso, o COI (Comitê Olímpico Internacional), diminuiu o caso, declarando que não é tão importante. Além disso, a China destacou que isso não vai mudar em nada o seguimento do evento.

PUBLICIDADE

“Venham ou não os seus representantes oficiais, os Jogos de Inverno de Pequim serão um sucesso. O esporte não tem nada a ver com a política. Os Jogos Olímpicos são uma grande reunião de atletas e fãs do esporte, não um cenário para que os políticos façam um espetáculo”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, a AFP.

No entanto, nem todas as declarações da China foram em um tom amigável. Ao responder especificamente sobre o boicote diplomático, a sensação foi de uma mensagem mais ameaçadora.

PUBLICIDADE

“A utilização por parte dos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Canadá da plataforma olímpica para uma manipulação política é impopular e isolacionista. Inevitavelmente (estes países) pagarão o preço de suas ações equivocadas”.

O COI, até tenta responder o boicote com diplomacia, mas a entidade sofre uma enorme pressão de organizações dos direitos humanos por violações na China. Assim, uma das razões do boicote dos EUA foram denúncias de cidadãos muçulmanos, de etnia eigur, serem presos em campos de trabalho forçado. Além disso, a tenista chinesa Peng Shuai, fez denúncias ao COI de ter sofrido assédio sexual de um político da China, e ficou três semanas desaparecida.

Dessa forma, os países que boicotaram diplomaticamente os jogos, pressionam o Comitê por todas as denúncias feitas na sede dos Jogos Olímpicos. Além disso, o COI passa a impressão de estar fazendo vista-grossa para todas essas questões.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Jorge Jesus é alvo de protesto e reage sobre volta ao Flamengo em 2022

É alvo o Palmeiras, mas Diego Costa, do Atlético, pode ter outro destino no mercado da bola

Globo irá transmitir três jogos AO VIVO hoje (09); veja quais

Libertadores: 42 times já garantiram vaga na edição de 2022; veja detalhes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE