Home Futebol Conheça a carreira de Paulo Sousa, possível futuro técnico do Flamengo

Conheça a carreira de Paulo Sousa, possível futuro técnico do Flamengo

Rumores apontam para o acerto do treinador português com o Rubro-Negro neste domingo (26)

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

O Flamengo está perto de ter Paulo Sousa como seu novo treinador para 2022. A imprensa aponta o técnico da seleção polonesa como futuro técnico rubro-negro, embora não haja nada oficial em relação à parte do clube brasileiro.

Sem contar com Jorge Jesus, cuja situação no Benfica segue ainda inalterada, o Fla indica preferir outra opção portuguesa para o cargo. Uma opção que teve sucesso como jogador e agora espera seguir os mesmos passos como treinador, onde comandou em vários países.

Bicampeão da Champions

PUBLICIDADE

Paulo Sousa, de 51 pontos, também tem ligação com o Benfica hoje treinado pelo ‘Mister’. Formado na base das Águias, o volante logo conquistou espaço pelo time encarnado de Lisboa, sendo campeão português em 1990/91, da Taça de Portugal na temporada 1992/93, além da Supertaça em 1989.

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJyblNzUlFOQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O jogador logo foi para o rival Sporting, em 1993, onde ficou apenas uma temporada antes de ir para a Juventus. Na Velha Senhora, se tornaria ídolo, campeão italiano e também em 1995/96, campeão da Liga dos Campeões da Uefa. Na temporada seguinte, se transferiu para o Borussia Dortmund, também sendo campeão da Champions.

Posteriormente na carreira, Paulo Sousa jogaria na  Inter de Milão, no Parma, no Panathinaikos e no Espanyol. Pela seleção de Portugal esteve no título do Mundial Sub-20 de 1989 e jogou as Copas do Mundo de 2002 e as Euros de 1996 e 2000.

Como treinador

PUBLICIDADE

O possível futuro técnico do Flamengo iniciou sua carreira nos bancos de reservas em 2005, na seleção sub-16 de Portugal. Sua primeira experiência em clubes foi no Queens Park Rangers, em 2008, mas ficando apenas uma temporada no clube. Depois teve passagens sem muito destaque por Swansea e Leicester no futebol inglês.

O primeiro grande sucesso de Paulo Sousa como técnico foi na Hungria, onde treinou o Videoton (atual Fehérvár FC)  e conquistou a Copa da Liga local de 2011/12 e duas Supercopas Húngaras. Na temporada 2013/14, foi para o Macccabi Tel Aviv, onde treinou por apenas um ano e conquistou o Campeonato Israelense.

E mais um título nacional na temporada seguinte, agora o Campeonato Suíço pelo Basel. O português teria passagens por Fiorentina, Tianian Quanjian e Bordeaux antes de chegar à Polônia em 2021, treinando o selecionado local na Euro (caindo na fase de grupos) e levando os poloneses aos play-offs nas Eliminatórias da Copa de 2022.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

12 jogadores livres no mercado que podem ser reforços em 2022

Mercado da bola: veja 5 meio-campistas que encerram contrato em 2022 e ficarão livres

Neymar, Messi e Mbappé ficam de fora da seleção do L’Équipe na Ligue

Escolhido pelo Flamengo, Paulo Sousa possui comissão técnica numerosa; veja profissionais

PUBLICIDADE

Presidente da Federação Polonesa “barra” saída de Paulo Sousa para o Flamengo: “Comportamento irresponsável”

Mercado da Bola: Flamengo fecha a venda de jogador para os EUA

Jornalista revela motivo do Flamengo ter desistido de contratar Jorge Jesus

 

PUBLICIDADE