Home Futebol Empate contra o Juventude ainda NÃO salva o São Paulo do rebaixamento; veja o cenário

Empate contra o Juventude ainda NÃO salva o São Paulo do rebaixamento; veja o cenário

São Paulo precisa vencer o Juventude em casa para afastar de vez o fantasma do rebaixamento no Brasileirão. Empate não serve

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O São Paulo entra em campo nesta segunda-feira (06) pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro ainda se preocupando em fugir do rebaixamento para Série B.

PUBLICIDADE

Atualmente com 45 pontos conquistados e na 14ª colocação, o São Paulo recebe o Juventude no estádio do Morumbi e só a vitória salva matematicamente o time paulista da degola.

Caso apenas empate com os gaúchos em casa, o Tricolor entra na 38ª e última rodada ainda com sérias chances de cair – no último jogo da competição, o desafio é contra o América-MG, em Belo Horizonte, sendo que os mineiros lutam por vaga na pré-Libertadores.

PUBLICIDADE

O cenário analisado é o seguinte: se empatar com o Juventude e perder do América-MG, o São Paulo termina o Brasileirão 46 pontos, mas com apenas 10 vitórias, que é o primeiro critério de desempate.

Acontecendo isso, a equipe de Rogério Ceni pode ser ultrapassada por Bahia, Cuiabá e Juventude na última rodada, ficando no Z4.

O Bahia, por exemplo, tem 43 pontos e 11 vitórias. Portanto, se os baianos vencerem o Fortaleza no último jogo, sobem aos mesmos 46 pontos do São Paulo e ficam na frente por terem mais vitórias.

Já o Cuiabá, também com 43 pontos, enfrenta o Fortaleza em casa nesta segunda-feira (06) e o Santos na Vila Belmiro na rodada final. Se vencer um dos jogos, ficaria com 46 pontos e 10 vitórias, igual ao São Paulo. Mas o saldo do Cuiabá é melhor (-4 a -8) e, se não levar uma sonora goleada nos dois últimos jogos, ficaria à frente do São Paulo neste critério.

PUBLICIDADE

O Juventude, por sua vez, somaria um ponto contra o São Paulo no Morumbi e subiria aos 44. E na última rodada enfrenta o Corinthians em Caxias do Sul, precisando vencer para fazer 47 pontos e superar o Tricolor paulista no cenário citado.

E ainda tem o Athlético-PR, que está com 45 pontos, assim como o São Paulo, e, no cenário acima, só precisa de um empate contra Palmeiras (casa) ou Sport (fora) para chegar aos 46 pontos e 13 vitórias, ficando acima do clube paulista.

Ou seja, o São Paulo só se salva de vez do rebaixamento nesta penúltima rodada do Brasileirão se vencer o Juventude em casa, no duelo que começa às 19h (de Brasília). Se empatar, entra na última rodada em risco e precisando pelo menos do empate diante do América-MG para seguir na elite.

LEIA TAMBÉM

Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista

PUBLICIDADE

Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores

Campeonato Italiano: Brasileiro aparece entre os candidatos a pior jogador estrangeiro do ano

Barcelona faz oferta para contratar atacante que é considerado “novo Haaland”

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Felipe Melo será o atleta mais bem pago do Fluminense; veja os valores

Torcedores do Corinthians invadem concentração do Grêmio

Luiz Adriano é alvo de clube da Série A e Palmeiras aguarda proposta

PUBLICIDADE

Palmeiras prepara nova tacada para tirar Pedro do Flamengo em 2022