Home Futebol Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores

Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores

Grêmio, por uma tremenda coincidência, está envolvido em fracassos de grandes clubes da América do Sul na Libertadores

Por Mário André Monteiro em 02/12/2021 17:33 - Atualizado há 2 anos

CBF / Site oficial

Com a derrota do Flamengo diante do Palmeiras na final da Copa Conmebol Libertadores 2021, no Uruguai, veio à tona uma incrível curiosidade relacionada a vários times grandes da América do Sul.

E essa curiosidade está sendo chamada de “maldição do Grêmio”. São oito clubes que sofrem com isso atualmente: Boca Juniors, River Plate, Independiente, San Lorenzo, Flamengo, Cruzeiro, Vasco e Olímpia.

Mas qual é a “maldição”?

É simples. Todo clube que conseguiu eliminar o Grêmio no mata-mata da Libertadores e depois se tornou campeão da mesma edição, nunca mais conseguiu levar o título. Vale também para os times que superaram os gaúchos na grande final.

Vamos aos casos:

Em 1984, o Independiente conquistou seu sétimo e último título da Libertadores. E a final foi contra quem? O Grêmio, claro. O maior campeão da competição nunca mais levantou a taça depois disso.

Em 1997, o Cruzeiro eliminou o Grêmio nas quartas de final e foi campeão, conquistando a segunda Libertadores da sua história. E depois disso nunca mais levou o troféu para casa.

Em 1998, foi a vez do Vasco passar pelos gremistas no mata-mata, também nas quartas de final, e se sagrar campeão da mesma edição. E ficou apenas nessa conquista para os vascaínos.

Em 2002, foi a vez do Olímpia, do Paraguai, ser campeão da Libertadores após eliminar o Grêmio – o duelo acabou acontecendo nas semifinais.  Os paraguaios sequer chegaram na decisão de novo.

Em 2007, o Boca Juniors venceu a final diante do Grêmio com um contundente placar agregado de 5 x 0, fazendo 3 x 0 na Bombonera e vencendo também em Porto Alegre, por 2 x 0. O tradicional clube argentino não foi mais campeão depois disso.

Em 2014, o San Lorenzo foi campeão da Libertadores e teve pelo caminho o Grêmio, nas oitavas de final. Essa é a única conquista do time de Almagro.

Em 2018, o River Plate passou pelos gremistas na semifinal e acabou sendo campeão. A maldição poderia ser quebrada em 2019, mas o clube de Buenos Aires caiu na final diante do Flamengo.

Em 2019, o Flamengo arrasou o Grêmio na semifinal da Libertadores e depois foi campeão diante do River Plate, na grande final. Em 2021, o rubro-negro perdeu a final contra o Palmeiras e manteve a “maldição do Grêmio” ainda viva.

LEIA TAMBÉM

Barcelona faz oferta para contratar atacante que é considerado “novo Haaland”

Jogador de vôlei descobre depois de 15 anos que namorada não é Alessandra Ambrosio

Cinco times que fizeram boas campanhas na Libertadores e fracassaram no Mundial de Clubes

Entenda por que o Boca Juniors prefere que o Flamengo seja campeão da Libertadores de 2021

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Ex-Corinthians, Dentinho tem acerto encaminhado com clube da Série A

Jean Pyerre no Fluminense? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no jogador do Grêmio

Promessa de Leila pode definir futuro de Abel Ferreira no Palmeiras

Título do Atlético-MG?Rebaixamento do Grêmio? A agenda desta quinta(2)

Exit mobile version