Home Tênis Filme sobre Serena e Venus Williams, “King Richard: Criando Campeãs”, estreia nos cinemas

Filme sobre Serena e Venus Williams, “King Richard: Criando Campeãs”, estreia nos cinemas

Produção com Will Smith será lançada nesta quinta-feira no Brasil

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Richard Williams tem uma visão para Venus e Serena: que elas sejam futuras campeãs de tênis. Mesmo sem ter profundo conhecimento técnico sobre o esporte, o pai cria um plano para que as filhas saiam das ruas de Compton para ocupar as maiores quadras de tênis do mundo.

PUBLICIDADE

“King Richard: Criando Campeãs” é um filme biográfico de duas horas e meia e cobre um período de sete anos, que vai da infância até a estreia de Venus em um torneio da WTA, aos 14 anos de idade. Nesse período, Richard Williams, com seus erros e acertos, foi incansável e superou inúmeras adversidades para treinar Venus e Serena, fizesse sol ou chuva.

O filme mostra como as irmãs Williams, mesmo sem ter um técnico, treinando com os métodos controversos do pai e com a ajuda imprescindível da mãe, Oracene “Brandy” Price, ultrapassaram todas as barreiras sociais, raciais e econômicas para se tornarem duas das maiores tenistas de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Enquanto Venus venceu 49 torneios individuais e 22 em duplas, Serena é a segunda maior campeã de Grand Slams, com 23 títulos.

PUBLICIDADE

RECEPÇÃO DO FILME

De acordo com as críticas, o destaque do filme ficou para as atuações de Will Smith (Richard), Saniyya Sidney (Venus), Demi Singleton (Serena) e Aunjanue Ellis (Oracene). Um detalhe curioso é que Saniyya e Demi tiveram que passar por intensas sessões de treino para poder replicar a forma como as irmãs Williams jogam. Demi, que é canhota, precisou inclusive aprender a fazer tudo com a mão direita.

Mesmo sem ser um grande sucesso de bilheteria (o filme arrecadou 16,5 milhões de dólares em duas semanas), “King Richard: Criando Campeãs” recebeu boas notas dos críticos e do público. No Rotten Tomatoes, 90% das críticas foram positivas, enquanto 98% da audiência aprovou o filme. No IMDB, a nota dos usuários é de 7,6 pontos. Já no Metacritic, que abrange análises de diversos veículos, ele recebeu 76 de 100 pontos possíveis.

A produção também recebeu elogios de Venus e Serena. A família esteve envolvida no filme desde o princípio, mas as duas (junto com a irmã Isha Price) só concordaram em colocar seus nomes como produtoras executivas após verem o resultado final. Em entrevista, Serena disse que chorou o tempo inteiro e que achou que contar a história através da perspectiva do pai foi a escolha certa.

Quem também gostou do filme foi Beyoncé. Depois de assisti-lo, a cantora escreveu a música “Be Alive”, que toca no trailer e nos créditos finais.

PUBLICIDADE

Leia Mais

Novak Djokovic não deve participar do Australian Open

Roger Federer fala sobre o fim próximo da carreira

Quem é Peng Chuai, tenista que ficou desaparecida depois de acusação de assédio sexual