Home Tênis Quem é Shuai Peng, tenista desaparecida após acusar ex-governante chinês de assédio sexual

Quem é Shuai Peng, tenista desaparecida após acusar ex-governante chinês de assédio sexual

Ex-número 1 do mundo da WTA em duplas denunciou abusos sofridos por Gaoli Zhang, mas, desde então, não foi mais encontrada

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Shuai Peng, tenista de 35 anos, está desaparecida. Há cerca de uma semana, ela ganhou destaque após denunciar, através de um post em rede social, ter sofrido abusos sexuais do ex-vice primeiro-ministro chinês Gaoli Zhang, de 75 anos de idade. Peng foi a primeira personalidade chinesa a dar um depoimento para o movimento ‘MeToo’, que expõe histórias de assédio e agressão sexual contra mulheres. No entanto, seu post sofreu forte censura na China. Além disso, desde o dia da publicação (2 de novembro), a tenista não foi mais vista.

PUBLICIDADE

“Essas acusações de estupro afetam pela primeira vez um líder de alto escalão dentro do governo chinês. Mas o silêncio da jovem desde que o caso foi tornado público aumenta o temor do que pode ter acontecido com ela”, diz Simon Leplâtre, do jornal Le Monde, em Xangai. A informação do sumiço de Peng foi dada, justamente, pelo veículo francês. O Le Monde ainda cogita a possibilidade de a chinesa ter fugido para os Estados Unidos.

A denúncia de Peng

No dia 3 de novembro, Shuai Peng utilizou a plataforma Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter, para fazer a denúncia contra Gaoli Zhang. Ela afirma que foi obrigada a fazer sexo com o ex-primeiro ministro do Partido Comunista da China, há cerca de três anos. Ainda de acordo com a tenista, ela já conhecia Zhang há pelo menos uma década. Ambos chegaram a manter um caso extraconjugal. Peng, porém, diz não ter provas a respeito do crime.

PUBLICIDADE

Poucos minutos após a publicação do post, no dia 2 de novembro, o conteúdo acabou sendo tirado do ar. Ainda assim, diversos prints fizeram com que a notícia fosse espalhada por todo o mundo. A jornalista Emily Peng, que foi a primeira a perceber a existência do post, ainda disse que os veículos de imprensa da China estão sendo proibidos de publicar sobre o assunto, apesar da gravidade das acusações. A censura com relação ao caso chegou às redes sociais, televisão e até grupos de bate-papo na internet dedicados somente ao tênis.

Carreira no tênis

Nascida em 1986, Shuai Peng tem uma carreira vitoriosa no tênis. A chinesa detém 23 títulos de duplas, sendo dois de Grand Slam (Wimbledon, em 2013, e Roland Garros, em 2014). Além disso, também alcançou o topo do ranking na categoria. Já em simples, são duas conquistas e uma semifinal do US Open na temporada 2014. Peng tem como melhor ranking na carreira uma 14ª colocação, em 2011. Ela também disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em casa, perdendo na segunda rodada em simples — e na primeira rodada das duplas.

Shuai Peng tem um estilo peculiar em quadra. A tenista de 1,77 m é notoriamente conhecida por bater tanto o golpe forehand quanto o backhand com as duas mãos. Ao longo da carreira, porém, ela precisou superar alguns ‘dramas’. A começar quando era adolescente. Aos 13 anos, Peng foi internada para reparar um defeito cardíaco. Dois anos depois, em 2001, se tornou profissional. A primeira conquista em simples, contudo, só veio em 2016. Um ano antes, a tenista sofreu com lesões durante toda a temporada, mas conseguiu se recuperar. Seus dois troféus de simples foram vencidos em torneios na China (Tianjin, em 2016, e Nanchang, em 2017).

Já em 2018, Peng acabou suspensa por três meses pela Unidade de Integridade do Tênis devido a violações cometidas no torneio de duplas de Wimbledon, em 2017. De acordo com a investigação, ela ofereceu dinheiro para sua parceira se retirar da competição após a data limite de inscrições. Sendo assim, ela poderia ‘trocar’ de compaheira na disputa. Atualmente, Peng é somente a 191ª melhor do mundo. Sua última aparição em um torneio da WTA ocorreu ainda antes da paralisação devido à pandemia de Covid-19, em Doha, Catar, no início de 2020.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Rio Open: dois top 10, medalista olímpico e sensação já foram confirmados na próxima edição

Tênis: Lenda entre cadeirantes, dono de ‘Golden Slam’ anuncia aposentadoria aos 30 anos: “É a vez da próxima geração”

Nadal fora do ATP Finals: 3 fatores que explicam a ausência do espanhol do top 8 mundial

Federer confirma inscrição e anima fãs sobre próxima temporada

PUBLICIDADE

Djokovic pode jogar o Australian Open, mas terá de fazer quarentena, diz e-mail vazado

Neymar toma atitude em processo contra cantora Zélia Duncan

Dudu, Gabigol, Hulk: veja os jogadores mais bem pagos do Brasileirão

Brasileirão: brigas contra o rebaixamento agitam reta final; veja as chances

PUBLICIDADE

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato