Gilberto ainda não decidiu onde jogará na temporada 2022. Livre no mercado após o fim de seu contrato com o Bahia, o atacante de 32 anos curte as férias no Rio Grande do Norte enquanto seu empresário, Sandro Zardo, ouve clubes interessados no exterior.
O Torcedores.com apurou que nenhum deles atende a expectativa financeira do atleta. Nos últimos dias, por exemplo, ele foi procurado por equipes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes.
Ainda segundo apurou a reportagem, Fortaleza e Fluminense são os únicos clubes brasileiros que conversam oficialmente com o jogador. Apesar disso, os dirigentes evitam cair em uma “cilada” e não farão leilão pelo atleta.
Gilberto, por sua vez, não descarta seguir no futebol brasileiro. Mas entende que chegou a hora de pensar de construir sua independência financeira. No exterior, ele acumula passagens pelo Toronto FC, do Canadá, Chicago Fire, dos Estados Unidos e Yeni Malatyaspor, da Turquia.
De acordo com pessoas próximas ao estafe de Gilberto, trata-se de um jogo de paciência: Fortaleza e Fluminense ofereceram o tempo de contrato desejado pelo atacante. Por outro lado, ainda há um “abismo” econômico.
O Fortaleza sinalizou a Gilberto, que estará de portas abertas para recebe-lo caso ele não certe sua ida para o Oriente Médio, inclusive com o contrato longo que tanto deseja. Enquanto isso, o Fluminense tem pressa para definir quem será o substituto de Fred ao longo de 2022.
O Torcedores.com consultou pessoas tanto do Fortaleza quanto do Fluminense sobre o experiente centroavante. Há quem trate como uma negociação complexa. Por outro lado, há que mantenha otimismo. Enquanto isso, os dois clubes observam o mercado da bola.
Os números de Gilberto no Bahia
Considerado um dos maiores ídolos da história recente do Bahia, Gilberto desembarcou em Salvador após breve passagem pelo Yeni Malatyaspor, da Turquia, em 2018. Dede então, o centroavante não parou de quebrar recordes com a camisa tricolor.
De lá para cá, Gilberto disputou 189 partidas, sendo 16 na Copa Sul-Americana, 122 no Campeonato Brasileiro, 18 na Copa do Brasil, 26 na Copa do Nordeste e sete no Campeonato Baiano. Além disso, marcou 83 gols e fez 14 assistências. E venceu a Copa do Nordeste (2021) e o Campeonato Baiano (2019).
Revelado pelo Confiança-SE, ele passou por Santa Cruz, Internacional, Sport, Vasco, São Paulo e Bahia. Fora do Brasil, defendeu o Toronto FC, do Canadá, Chicago Fire, dos Estados Unidos e Yeni Malatyaspor, da Turquia.