Home Futebol Fifa impede plano do Brasil de jogar com reservas nas Eliminatórias

Fifa impede plano do Brasil de jogar com reservas nas Eliminatórias

Já classificada, Seleção queria usar time ‘alternativo’ e tentar amistosos na Europa, mas plano foi barrado

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Brasil terá que jogar as Eliminatórias da Copa do Mundo com sua equipe principal. A CBF teve um plano de jogar os dois compromissos finais do torneio, em março, com um time reserva, mas foi barrada pela Fifa de fazê-lo, segundo informação do GE.

PUBLICIDADE

A CBF chegou a pedir à Fifa e à Conmebol uma espécie de ‘permissão’ para poder escalar nestes dois últimos jogos, contra Chile e Bolívia, um time chamado ‘alternativo’ para que o ‘principal’ pudesse fazer amistosos na Europa. Mas as duas entidades decidiram por não dar tal permissão à entidade para que tal procedimento aconteça.

Um dos motivos tem a ver com a própria competição. Tanto Conmebol como Fifa acreditam que o Brasil deveria ‘prestigiar’ as Eliminatórias (isto é, ir com seus melhores jogadores) tanto pelas questões esportivas como pelas comerciais. Além disso, há também a possibilidade de que chilenos e bolivianos cheguem com chances de classificação para estas rodadas, o que também ‘forçaria’ os brasileiros a não poupar atletas.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJtTUxYbVdOcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Como neste período também há a repescagem das Eliminatórias Europeias, a CBF queria marcar amistosos contra seleções europeias, desejo antigo de Tite para testar o elenco brasileiro. Como a maioria dos times do continente estará ‘livre’, seria a chance ideal para tais testes e até havia negociações com times para isto, mas o veto de Fifa e Conmebol impediu que isto acontecesse.

Apenas na metade do ano (haverá janela de amistosos em junho e também setembro) é que o Brasil terá a chance de tentar os tão desejados amistosos contra os europeus ou com outras seleções, que ainda devem ser negociadas para serem realizados.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Polêmica: CBF não obriga jogadores a se vacinarem contra covid

De olho no Mundial, Palmeiras revê protocolos para impedir desfalques por covid-19

Convocação da seleção: Tite deixa Neymar de fora e anuncia primeira lista de 2022; veja nomes

CBF aprova voo fretado para buscar na Europa jogadores convocados para a Seleção

PUBLICIDADE