Home Futebol Carioca 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir

Carioca 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir

Campeonato Carioca chega com tudo nesta terça-feira tendo o Flamengo favorito, mas com Fluminense e Botafogo como adversários; Vasco pode surpreender

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Um dos torneios estaduais mais tradicionais do futebol brasileiro, o Campeonato Carioca será iniciado nesta terça-feira (25) no Estádio Nilton Santos.

PUBLICIDADE

O Flamengo entra como grande favorito à conquista do título, mas o Fluminense surge como principal rival para ameaçar o possível tetracampeonato do rubro-negro. O Botafogo corre por trás, enquanto o Vasco ainda não adquiriu confiança do torcedor. Equipes como Nova Iguaçu e Portuguesa devem dar trabalho.

Para deixar você bem informado, o Torcedores.com preparou um guia especial do Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE

 

 

Quando começa o Campeonato Carioca 2022?

O Campeonato Carioca 2022 começa nesta terça-feira (25) com o duelo entre Boavista e Botafogo no Estádio Nilton Santos, abrindo os trabalhos da competição.

A primeira rodada prosseguirá na quarta-feira (26) com Audax x Nova Iguaçu (15:30), Volta Redonda x Vasco (18:00) e Flamengo x Portuguesa-RJ (21:30).

PUBLICIDADE

Por fim, os jogos Madureira x Resende (15:30) e Fluminense x Bangu (20:30) encerram a primeira rodada.

 

Quais os times que disputam o Carioca 2022

 

  • AUDAX-RJ

De volta à elite do futebol carioca, o Audax chega empolgado com o mesmo elenco campeão da segunda divisão carioca sob comando do técnico Alex Alves, de 46 anos.

PUBLICIDADE

Com média de idade em 26 anos, o principal jogador do elenco é o experiente atacante Anderson Lessa, que já atuou por Cruzeiro e Bragantino, dentre outros.

 

  • BANGU

O Bangu surge na temporada 2022 do futebol carioca tentando alcançar voos maiores no futebol nacional, depois de ter encerrado a temporada anterior na segunda fase da Série D pela primeira vez.

Felipe, ídolo do Vasco, é o técnico da equipe e promete apresentar um futebol bastante ofensivo com os atacantes Alisson Daniel, David, Lucas Duarte, Daniel Dias e Roberto Baggio. No entanto, nomes importantes como Rochinha, Rafael Carioca e Luís Gustavo deixaram a equipe.

PUBLICIDADE

 

  • BOAVISTA

Diferentemente de outras equipes de menor expressão que tentam surpreender para buscar o título com nomes jovens, o Boavista aposta mais uma vez na experiência.

O elenco possui Leandrão, experiente centroavante com passagem no Vasco e no Internacional. Mas a maior promessa é o atacante Matheus Alessandro, jogador de 25 anos que volta ao Brasil após passagem na Armênia.

 

PUBLICIDADE
  • BOTAFOGO

A torcida do Botafogo está empolgada com o início deste ano com as notícias que chegam no extracampo, após a confirmação da compra de 90% da SAF por parte do empresário John Textor, prometendo investimento de R$500 milhões no clube.

Por isso, a diretoria do alvinegro carioca trata o Campeonato Carioca como um laboratório para ajustar a equipe visando objetivos maiores, como uma grande campanha no Brasileirão. Dentro de campo, poucos reforços chegaram até aqui e o Fogão terá que lidar com parte da equipe base utilizada na temporada passada.

Rafael Navarro e Luís Oyama, os dois maiores destaques da última Série B, deixaram o clube. Por isso, as expectativas ficam maiores pelas contratações, sendo os principais os jovens Breno (volante ex-Goiás) e Erison (atacante ex-Brasil de Pelotas).

Escalação: Gatito; Rafael, Carli, Kanu, Carlinhos; Barreto, Breno; Chay; Diego Gonçalves, Erison, Luiz Fernando

PUBLICIDADE

 

  • FLAMENGO

Sob a direção do técnico Fábio Matias (substituindo Maurício Souza, demitido), o Flamengo novamente utilizará o Campeonato Carioca para colocar em campo suas maiores jovens promessas e verificar àqueles que terão condições de serem utilizados em grandes jogos.

No entanto, o elenco do Carioca também terá a presença de jogadores do elenco principal que receberam poucas oportunidade até aqui. Somente a partir da quarta rodada a equipe será assumida pelo novo técnico principal, o português Paulo Sousa.

Entrando como grande favorito à conquista do título, o Flamengo tem como principais expectativas neste início de temporada os desempenhos dos jovens Matheus França e Lázaro, atacantes que podem “roubar” a vaga que será deixada por Michael.

PUBLICIDADE

Escalação: Diego Alves; Isla, Gustavo Henrique, David Luiz, Filipe Luis; Willian Arão; Everton Ribeiro, Andreas Pereira; Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique

 

  • FLUMINENSE

De todos os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, o Fluminense foi o que mais contratou na última janela de transferências: o goleiro Fábio, o zagueiro David Duarte, os laterais Cristiano e Pineida, o volante Felipe Melo, o meia Nathan e os atacantes Willian e Germán Cano foram os reforços do tricolor carioca.

Além disso, houve novidade também na comissão técnica com a chegada de Abel Braga, que trará o Campeonato Carioca como um objetivos de título na atual temporada, em meio à disputa da fase preliminar da Conmebol Libertadores.

PUBLICIDADE

Por fim, apesar das chegadas de dois atacantes, Luiz Henrique deve seguir como titular pois estava demonstrando franca evolução desde o final da última temporada.

Escalação: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, David Braz, Cristiano; Felipe Melo; André, Nathan, Yago Felipe; Luiz Henrique, Fred

 

  • MADUREIRA

Uma das equipes que mais contratou neste início de temporada é o Madureira, que entrará em campo com um elenco bem reformulado com 13 reforços sob comando do técnico Alfredo Sampaio.

PUBLICIDADE

A principal contratação de todas é Pipico, centroavante que conseguiu chamar atenção quando jogou pelo Vasco. O camisa 9 também teve passagens por Atlético-GO, Guarani e Santa Cruz.

 

  • NOVA IGUAÇU

O Nova Iguaçu possui objetivo claro na montagem do elenco para este Carioca: apostar na base, numa escalação que terá média de idade de 26 anos, puxada para cima por causa dos meias Paulo Henrique (38) e Vandinho (35).

Mas no ataque, apenas Yan (30), Dedé (27) e Luan Viana (26) possuem acima de 25 anos. Samuel, atacante de 21 anos e que chegou por empréstimo através do Fluminense, é um dos principais jogadores para ficar de olho nesse estadual.

PUBLICIDADE

 

  • PORTUGUESA

A Portuguesa terá um ano importante com a disputa da Série D e da Copa do Brasil, diferentemente da temporada anterior quando ficou concentrado apenas no Cariocão.

Por isso, a equipe foi em busca de reforços e trouxe um nome que promete dar trabalho: o atacante Kenji Tanaka, de 20 anos, que veio da MLS e estava no Orlando City, promete surpreender na equipe comandada por Marcus Paulo Grippi, ex-Caldense.

 

PUBLICIDADE
  • RESENDE

O Resende também chega para o Campeonato Carioca cheio de reforços, buscando revitalizar o elenco comandado pelo técnico Sandro Sargentim. Por isso, nomes experientes foram prioridade no mercado.

O zagueiro Elenilson (ex-Grêmio e Sport) e Raphael Macena (centroavante) foram duas das principais contratações, mas o nome que chama mais atenção é Emanuel Biancucchi, o primo de Lionel Messi, que já atuou por Vasco, Bahia, Ceará e Vila Nova, em sua nova tentativa de se firmar no futebol brasileiro.

 

  • VASCO

Dos quatro grandes que entram para a temporada 2022, o Vasco é a equipe que causa maior desconfiança em sua torcida justamente pela decepção no ano anterior com a não classificação para a Série A do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Sem o técnico Fernando Diniz e a saída de jogadores importantes como German Cano, o Vasco apresentou 12 reforços para a nova temporada: o goleiro Thiago Rodrigues, os zagueiros Luis Cangá e Anderson Conceição, os laterais Weverton e Edimar, os volantes Matheus Barbosa e Yuri, os meias Bruno Nazário, Isaque e Vitinho, e os atacantes Raniel e Getúlio.

No comando técnico, Zé Ricardo voltou ao Vasco e terá no Campeonato Carioca a oportunidade menos improvável que conseguir um título na atual temporada. Porém, o cruzmaltino terá já em fevereiro a disputa da Copa do Brasil e terá que dividir prioridades para evitar maiores sustos.

Escalação: Thiago Rodrigues; Weverton, Ulisses, Anderson Conceição, Edimar; Yuri, Matheus Barbosa; Vitinho, Isaque, Nenê; Raniel

 

PUBLICIDADE
  • VOLTA REDONDA

Por fim, depois de terminar as últimas duas edições do Carioca chegando perto da final, o Volta Redonda aposta no trabalho longevo do técnico Neto Colucci para tentar surpreender.

No comando da equipe há três anos, Colucci é o terceiro técnico com maior tempo em um mesmo clube no futebol brasileiro. Os principais jogadores são o lateral-esquerdo Luiz Paulo e o atacante MV.

 

Dez jogadores para ficar de olho no Carioca 2022

  1. Lázaro (Flamengo)
  2. Matheus França (Flamengo)
  3. Pineida (Fluminense)
  4. Erison (Botafogo)
  5. Samuel (Nova Iguaçu)
  6. Matheus Alessandro (Boavista)
  7. Kenji Tanaka (Portuguesa-RJ)
  8. Raniel (Vasco)
  9. Anderson Lessa (Audax-RJ)
  10. Pipico (Madureira)

 

PUBLICIDADE

Onde assistir ao Carioca 2022?

Na TV Aberta, o Carioca 2022 será transmitido mais uma vez pela RecordTV, mas a emissora agora transmitirá os jogos nas datas tradicionais: quartas-feiras às 21h30 e domingos às 16h.

Mais uma vez, o streaming Cariocão Play ficará responsável pela transmissão no pay-per-view e no streaming. No entanto, haverá grandes novidades na internet.

O Carioca será exibido no YouTube através do canal oficial do podcast Flow Sport Club. Na Twitch, a Ronaldo TV (de Ronaldo Fenômeno), o canal do Gaules e do canal do Casimiro Miguel transmitirão partidas ao vivo.

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Com Allianz Parque ‘encolhido’, Palmeiras esgota venda de ingressos para final contra o Santos na Copinha

Copinha: Palmeiras x Santos será a 22ª final entre clubes paulistas na história; relembre todas

Verstappen alfineta Hamilton sobre títulos na Fórmula 1

Palmeiras divulga detalhes das novas camisas e prepara lançamento; veja

PUBLICIDADE

Copa do Mundo: Fifa divulga valor dos ingressos e preços assustam; veja

Faca arremessada na Copinha entrou no estádio escondida em marmita

PUBLICIDADE