Home Automobilismo F1: Ferrari teve ajuda de engenheiros ex-Mercedes e Red Bull para novo carro de 2022

F1: Ferrari teve ajuda de engenheiros ex-Mercedes e Red Bull para novo carro de 2022

Escuderia italiana teve bons momentos entre 2017 e 2019, mas decepcionou nas últimas duas temporadas da Fórmula 1

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!
PUBLICIDADE

Nesta semana, a Gazzetta dello Sport traz informações sobre a Ferrari e as perspectivas da tradicional equipe italiana para a temporada de 2022 da F1. Após três bons campeonato, entre 2017 e 2019, a escuderia não evoluiu muito nos últimos dois anos. Em 2020, aliás, terminou na 4ª colocação entre os construtores, atrás da McLaren.

Entretanto, o otimismo segue existindo dentro da Ferrari de que esta temporada representará um salto de qualidade. E um dos motivos disso, de acordo com o jornal italiano, é o ‘reforço’ de engenheiros que já trabalharam em Mercedes ou Red Bull, contratados entre 2020 e 2021.

O intuito, portanto, é repetir a “revolução” que se iniciou em 2017 e permitiu a Ferrari conseguiu competir em pé de igualdade com a poderosa Mercedes. A escuderia italiana foi segunda colocada entre construtores nas temporadas de 2017, 2018 e 2019.

PUBLICIDADE

“Reforços não faltaram: engenheiros da Red Bull e Mercedes chegaram para fornecer as linhas de trabalho que estão sendo feitas em outras equipes e para que todos entendam seus pontos fortes e fracos”, explica a publicação.

De acordo com o jornal Marca, foram ao menos 40 novas contratações no departamento de design da equipe para a temporada de 2022 da F1. Nem todas, contudo, são de ex-integrantes das duas escuderias rivais da Ferrari.

Ferrari quer voltar às glórias

Além de recorrer a ‘ex-rivais’, a Ferrari também repatriou Rory Byrne, de 79 anos. O sul-africano foi designer-chefe da escuderia durante os anos dourados de Michael Schumacher, que conquistou cinco títulos seguidos na Fórmula 1. Ele auxiliará na questão do efeito-solo, conceito que volta a ser relevante nesta temporada devido ao regulamento.

O intuito, portanto, é ‘chacoalhar’ a equipe: “Busca-se a mesma abordagem inovadora que sustentou o design do SF70H (2017) e seu sucessor, que foram capazes de desafiar o Mercedes de Lewis Hamilton, durante grande parte daquelas temporadas”, completa a Gazzetta dello Sport.

PUBLICIDADE

Enfim, na temporada de 2021, a Ferrari voltou a ser terceira colocada entre os construtores da F1, mas ainda ficou aquém das expectativas. Charles Leclerc, o piloto número 1, conseguiu apenas um pódio e terminou na sétima colocação. Já Carlos Sainz surpreendeu, ficando à frente do companheiro, em quinto e com quatro pódios.

LEIA MAIS:

F1: Leclerc revela ‘ponto-chave’ que precisa melhorar em 2022

Fórmula 1: Primeira equipe marca data de lançamento do novo carro; veja

F1: Saiba qual é o salário de cada piloto do grid em 2022

PUBLICIDADE

Mick Schumacher confessa sua maior dificuldade na Fórmula 1

Confira os números de Arthur Cabral, novo alvo do Corinthians

Torcedores do Palmeiras se revoltam com recado de Leila Pereira: “Vive em um mundo paralelo”

São Paulo: Ceni ganha dois ‘reforços’ no treino deste sábado

PUBLICIDADE

John Textor exalta festa da torcida do Botafogo em General Severiano