Home DESTAQUE Michael Masi demitido? Veja quem pode substituir o diretor da Fórmula 1

Michael Masi demitido? Veja quem pode substituir o diretor da Fórmula 1

Nome do polêmico diretor de provas da F1 ‘sumiu’ do organograma da entidade, presente no site oficial da FIA, de maneira silenciosa

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

A notícia da possível demissão de Michael Masi cai como uma bomba no mundo da Fórmula 1. No início da semana, a Federação Internacional de Automobilismo, em seu site oficial, retirou o nome do australiano e de outro funcionário do organograma oficial da entidada. No entanto, ainda resta o anúncio oficial da saída de Masi.

PUBLICIDADE

Nome de Michael Masi ‘some’ do quadro da FIA; entenda

Desde 2019 no cargo, Michael Masi viveu o estopim de polêmicas na temporada passada, principalmente no GP derradeiro, em Abu Dhabi.

PUBLICIDADE

No fim da corrida, ele permitiu que retardatários ultrapassassem Lewis Hamilton, após um acidente que exigiu o safety car na pista. A’ordem’ do diretor possibilitou que Max Verstappen ultrapassasse o inglês na última volta e, dessa forma, se tornasse campeão mundial. O caso gerou revolta da Mercedes, equipe de Hamilton.

Enfim, após farpas trocadas e uma queixa (feita e retirada), os ânimos pareciam estarem mais calmos. Só que agora, aparentemente, a FIA sacou Masi do cargo, o que abre espaço para especulações. Afinal, wuem substituirá o diretor de provas da Fórmula 1?

Possíveis sucessores de Masi

Num primeiro momento, quatro nomes tem destaque nesta ‘corrida’ pelo cargo. Primeiramente, o da espanhola Silvia Bellot. Aos 35 anos, a espanhola é diretora de provas da Fórmula 2, mas já atuou, em 2021, como comissária em alguns finais de semana da F1.

Bellot vem crescendo na hierarquia da FIA e pode ser considerada favorita. Isso porque, além da experiência recente da oficial com a Fórmula 1, a escolha dela serviria como uma ‘resposta’ da modalidade à falta de representatividade feminina na gestão de Mohammed bin Sulayem, novo presidente da Federação.

PUBLICIDADE

Além dela, Eduardo Freitas é outro possível substituto de Michael Masi. Este, mais experiente e já há 20 anos como diretor de provas da FIA. Ele coordena o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e as 24 horas de Le Mans, entre outros eventos. Logo após o fim da temporada de 2021 da F1, aliás, foi feita uma petição online para que Freitas assumisse o posto de Masi.

Outro veterano no universo das corridas, Scot Elkins, é cogitado para o cargo. Ele acumula funções de vice-diretor ao longo da carreira nas Fórmulas 1, 2 e 3, mas, atualmente, trabalha com a Fórmula E. Para 2022, inclusive, o dirigente teria novas funções na categoria DTM, mas isso pode mudar caso venha um ‘chamado’ da F1.

Por fim, mais recentemente, Steve Nielsen, antigo diretor de Renault e Williams, tornou-se cotado para o cargo também. Desde 2017 como diretor esportivo da F1, Nielsen é experiente e respeitado no Paddock. Entretanto, há o receio de que ele prefira não deixar o atual emprego arriscando-se em uma função muito mais ‘instável’.

Enfim, as opções estão na mesa e, em breve podemos ter novas atualizações sobre a provável saída de Masi e de quem terá o fardo gigantesco de assumir o posto no mundial da Fórmula 1 de 2022. A novela, portanto, continua!

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Hamilton levou um ‘grande golpe’ na Fórmula 1, diz Alain Prost

Fórmula 1: Hamilton aguarda ‘solução’ da FIA para traçar futuro; entenda

Fórmula 1: Entenda a ‘dor de cabeça’ da Red Bull com o novo combustível

Fórmula 1 escolhe as 5 melhores corridas de 2021; veja ranking

PUBLICIDADE

Fortaleza confirma 8 casos positivos de Covid-19 em seu elenco

Flamengo chega a sete saídas no elenco para temporada 2022; veja lista de jogadores

São Paulo pode ter economia milionária em caso de saída de Pablo veja valores

Mercado da bola: Em busca de técnico, Atlético-MG sonda dois novos nomes

PUBLICIDADE