Home Futebol Campeonato Mineiro 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir

Campeonato Mineiro 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir

Campeonato Mineiro chega com tudo em 2022 com Atlético-MG bastante favorito, desafiado por América-MG e um novo Cruzeiro; Tombense busca surpreender

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O Campeonato Mineiro dará sua largada nesta terça-feira (25) com a estreia do América-MG diante da Caldense, no início da preparação para a Libertadores.

PUBLICIDADE

Mas o grande favorito para a conquista da competição é o Atlético-MG, que terá Diego Godín como nova estrela e Turco Mohamed como novo técnico. No Cruzeiro, a expectativa é pelo novo elenco com os reforços.

Para colocar você por dentro do Campeonato Mineiro, o Torcedores.com preparou um guia especial.

PUBLICIDADE

 

Quando começa o Campeonato Mineiro 2022?

O Campeonato Mineiro será aberto oficialmente nesta terça-feira (25) a partir das 21h pelo horário de Brasília com o duelo entre Caldense e América-MG.

Na quarta-feira (26), toda a sequência da primeira rodada será jogada: Cruzeiro x URT (17:00), Vila Nova x Atlético-MG (19:00), Tombense x Pouso Alegre (19:00), Democrata x Patrocinense (20:00) e Uberlândia x Athletic (20:00).

 

PUBLICIDADE

Principais times do Mineiro 2022

 

  • ATLÉTICO-MG

Campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o atual campeão estadual é o grande favorito para conquistar mais um título mineiro justamente por ter mantido o time base campeão. No entanto, uma incógnita surge neste início de ano com a troca do comando técnico.

Cuca pediu para deixar o Atlético-MG alegando motivos pessoais. O Galo foi no mercado e tentou alguns nomes. Sem sucesso, acabou recorrendo ao argentino Turco Mohamed, que acumulou grandes trabalhos no futebol mexicano, principalmente no Tijuana e no Pachuca.

Além disso, o Atlético terá que lidar com as saídas de Alana Franco (negociado para o Charlotte FC), Nathan (emprestado ao Fluminense) e Hyoran (emprestado ao Red Bull Bragantino). Mas reforços também chegaram como a aposta Ademir e o ídolo do futebol uruguaio, Diego Godín, vindo do Cagliari após problemas com a direção do clube italiano.

PUBLICIDADE

Eescalação: Everson; Mariano, Réver, Diego Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernández; Hulk e Keno.

 

  • AMÉRICA-MG

Vivendo seu melhor momento na história, o América-MG apresentou 10 reforços para a temporada 2022, pensando na fase prévia da Conmebol Libertadores em fevereiro contra o tradicional Guaraní, do Paraguai.

Por isso, o Campeonato Mineiro desta temporada será mais visto como preparação para os jogos históricos que o clube terá na Libertadores, sob comando do técnico Marquinhos Santos. Na temporada passada, empatou os dois jogos finais do Mineiro contra o Atlético-MG, mas perdeu o título porque o rival tinha melhor campanha e a vantagem do empate.

PUBLICIDADE

Dentro de campo, o América contratou os zagueiros Éder, German Conti, Gabriel Gomes e Iago Maidana; o lateral Raúl Caceres, o meia Índio Ramirez e Matheusinho, e os atacantes Henrique Almeida, Everaldo e Wellington Paulista. Porém, o goleiro Matheus Cavichioli, um dos maiores destaques do Brasileirão, será desfalque por tempo indeterminado para desobstruir uma veia no coração. Jailson, ex-Palmeiras, foi contratado.

 

  • CRUZEIRO

A temporada 2021 do Cruzeiro acabou sendo negativa com a permanência na Série B e uma luta contra o rebaixamento para a terceira divisão nas últimas rodadas. No entanto, torcedor celeste terminou o ano esperançoso com a venda de 90% da SAF para Ronaldo Fenômeno.

Sob nova gestão, a diretoria celeste desagradou a torcida pela forma que Fábio foi dispensado do elenco, mas a quitação das dívidas com a Fifa melhorou novamente o ânimo do torcedor. Dentro de campo, Rafael Cabral foi a principal contratação, vindo diretamente do futebol inglês.

PUBLICIDADE

Maicon (zagueiro), Sidnei (zagueiro), Mateus Silva (zagueiro), Willian Oliveira (volante), Edu (atacante artilheiro da Série B), Pedro Castro (volante ex-Botafogo), Filipe Machado (volante), Fernando Neto (meia), João Paulo (atacante), Waguinho (atacante) e Gabriel Dias (lateral) formaram a lista de reforços do Cruzeiro, que será comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano.

Escalação:  Rafael Cabral; Rômulo, Maicon, Sidnei e Rafael Santos; Lucas Ventura, Pedro Castro, Marco Antônio e Giovanni; Waguininho e Thiago.

 

Demais equipes do Mineiro 2022

  • ATHLETIC CLUB

A maior novidade do Athletic está fora das quatro linhas, pois o clube acabou aderindo ao processo de clube-empresa, sendo adquirida pela empresa V2 Participações. 49% da SAF do futebol foi comprada pelos empresários s Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira.

PUBLICIDADE

Esta compra foi concretizada porque o Athletic Club não possui dívidas e possui trabalho considerável nas categorias de base. Dentro de campo foram contratados o meia Felipe Evangelista, o centroavante Roberto Fischer, o atacante Rafhael Lucas, o lateral Whalison Nunes e o meia Walilisson.

 

  • CALDENSE

Diferentemente de algumas outras equipes, a Caldense chega ao estadual Mineiro com grandes ambições, tentando ao menos o G-4 na primeira fase. O elenco é reformulado e sob nova direção, com a chegada do técnico Gian Rodrigues.

Filipe Sousa (lateral-direito) retornou ao clube, além do zagueiro Jonathan Costa e do zagueiro Lucas Mufalo. Em 2021, o clube decepcionou na Série D do Brasileirão.

PUBLICIDADE

 

  • DEMOCRATA

O maior diferencial do Democrata para as demais equipes consiste no técnico Paulo Schardong, o trabalho mais longevo de todos os participantes do estadual. Em entrevista coletiva, o técnico colocou como meta chegar à fase final.

Dentro de campo, 15 reforços foram anunciados em um elenco que foi reestruturado com apenas oito remanescentes da temporada passada: os zagueiros Carioca e Rafael Caldeira; o lateral-direito Matheus Pivô; o meia Mateuszinho; e os atacantes Robertinho, Henrique e Pedrinho.

 

PUBLICIDADE
  • PATROCINENSE

Alegando dificuldades financeiras, a Patrocinense não possui grandes planos para o Campeonato Mineiro. Em entrevista à Superesportes, o presidente Roberto Avattar lamentou que a TV Globo não exibirá mais o estadual pois o valor de arrecadação caiu consideravelmente.

Por isso, o objetivo maior na temporada é uma vaga na próxima Copa do Brasil. No mercado, 27 jogadores de pouco custo foram contratados, com experientes servindo como bases para os jovens da base.

 

  • POUSO ALEGRE

Outra equipe que chega dando muita importância ao estadual, o Pouso Alegre manteve boa parte dos defensores da temporada passada e trouxe o atacante nigeriano Eberre, que jogou pela seleção no Mundial Sub-17.

PUBLICIDADE

Fora das quatro linhas, a novidade é a chegada do técnico Cléber Gaúcho, no lugar do ex-técnico Émerson Ávila. Os líderes do elenco seguem os mesmos: Cairo (goleiro), Nando, Lucas Rodrigues e Foguinho (laterais).

 

  • TOMBENSE

O Tombense conseguiu excelente campanha no Campeonato Mineiro 2021 e pretende ter maior sucesso ainda no estadual deste ano, vindo embalado depois de conseguir acesso à Série B do Brasileirão.

O presidente Lane Gaviolle não considera o título estadual como principal objetivo, pois o torneio será usado como laboratório para a Série B. Dentro de campo, Ciel (ex-Sampaio Corrêa), Vinicius Mingotti (ex-Athletico) e Lucas Santos (ex-Vasco) são as novidades, além dos retornos de Daniel Amorim e Keké.

PUBLICIDADE

 

  • VILA NOVA

Também pensando em boa campanha no estadual, o Vila Nova pensou numa reestruturação parcial do elenco buscando juntar a juventude da base e a experiência com jogadores rodados.

A novidade fora de campo é a chegada do técnico Bruno Pivetti no lugar de Cícero Júnior, que deixou a equipe mesmo após boa campanha no Módulo II do estadual. Os principais nomes do elenco são Alessandro Vinícius e Wesley, ambos emprestados pelo Athletico. O maior nome experiente é Leandro Salino, volante de 36 anos.

 

PUBLICIDADE
  • UBERLÂNDIA

O Uberlândia terá na temporada 2022 a comemoração do centenário do clube, mas o Campeonato Mineiro será a única competição do calendário na equipe comandada por Chiquinho Lima.

Em 2021, terminou em nono lugar com 12 pontos apenas. Antes da estreia, foram realizados seis jogos-treino de pré-temporada, com três vitórias e três empates. No último jogo treino, Daniel Ribeiro, David Lazari e Felipe Pará marcaram contra o CRAR-GO.

 

  • URT

O URT chega colocando o Mineiro 2022 como a principal meta da temporada. Para isso, o elenco foi totalmente reformulado em medida tomada pela presidente Maria Isabel Rocha.

PUBLICIDADE

O zagueiro Breno Calixto é o principal reforço, vindo do Santa Cruz, diante de outros 24 jogadores que chegaram. Jairo (goleiro), Evair (meia) e Matheus Oliveira (atacante) foram os únicos sobreviventes da barca entre 2021 e 2022.

 

Onde assistir ao Mineiro 2022?

Novidades marcam a chegada do Campeonato Mineiro 2022. Na TV Aberta, a Globo Minas transmitirá alguns jogos durante algumas quartas-feiras e domingos. Na TV Fechada, o SporTV exibirá as partidas para todo o Brasil.

Porém, os direitos do Grupo Globo não contemplam os jogos do Cruzeiro como mandante, pois o clube celeste vendeu seus direitos ao streaming do Jornal O Tempo.

PUBLICIDADE

O Premiere transmitirá ao vivo todas as partidas, enquanto o  Futebol Mineiro TV exibirá gratuitamente na internet os jogos dos times do interior de Minas Gerais.

 

LEIA TAMBÉM

Com Allianz Parque ‘encolhido’, Palmeiras esgota venda de ingressos para final contra o Santos na Copinha

Copinha: Palmeiras x Santos será a 22ª final entre clubes paulistas na história; relembre todas

PUBLICIDADE

Verstappen alfineta Hamilton sobre títulos na Fórmula 1

Palmeiras divulga detalhes das novas camisas e prepara lançamento; veja

Copa do Mundo: Fifa divulga valor dos ingressos e preços assustam; veja

Faca arremessada na Copinha entrou no estádio escondida em marmita

PUBLICIDADE