Home Automobilismo Morte de piloto no Ceará pode ter sido causada por cansaço de “esforço físico muito grande”

Morte de piloto no Ceará pode ter sido causada por cansaço de “esforço físico muito grande”

Piloto Daniel Santos foi encontrado na noite da última quinta-feira (27) após ele desaparecer durante o Rally Cerapió

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A causa da morte do piloto Daniel Santos, de 36 anos de idade, ainda não foi determinada pelas autoridades, mas Ehrlich Cordão, organizador do Rally Cerapió, indicou o que poderia ter causado a tragédia durante a terceira etapa do evento.

PUBLICIDADE

Segundo declaração de Cordão em entrevista concedida ao “GE.com”, Daniel pode ter passado por um processo de exaustão, já que seu corpo foi encontrado de bruços, sem capacete, sem marcas de violência ou de acidente grave, ao lado da moto.

“A gente acredita que tenha ocorrido um processo de exaustão, ele fez um esforço físico muito grande. Errou a trilha, e isso dificultou as nossas buscas”, comentou o organizador.

PUBLICIDADE

“Temos uma ‘equipe vassoura’, de moto, que vai varrendo a prova. Nas estradas onde o carro pode passar, temos paramédicos com todos os equipamentos de primeiros socorros. Quando os ‘vassouras’ desceram a serra, não o encontraram”, continuou Ehrlich Cordão.

“Acionamos as nossas equipes às 16h (de quarta-feira), indagando os pilotos, pegamos os rastreadores, os GPS, fizemos um levantamento. Nossa equipe rodou das 21h até as 5h (de quinta-feira), e não o encontramos porque ele errou o caminho e desceu 2km em uma trilha fechada”, avaliou.

“Quando chegou embaixo, não tinha mais como subir. Quando ele tentou voltar, acho, ele já estava cansado, deitado de chão de bruços, a moto em pé, ele sem o capacete e o colete. Deu tempo dele tirar tudo isso, não foi acidente violento. Ficamos muito tristes, lamentamos o que aconteceu. Estamos solidários”, disse Cordão.

Roberlan Chacon, amigo de Daniel Santos, disse que conversou com o piloto na largada da terceira etapa. E ele já estava reclamando de cansaço no dia anterior.

PUBLICIDADE

“Ele não tinha nenhum problema de saúde aparente, mas ele reclamou do cansaço sim. A gente teve uma conversa pela manhã, na largada, porque a prova foi bem intensa, bem dura, uma prova de nove horas e meia no dia anterior”, relatou Chacon, que também é piloto, em entrevista à “Rede Clube”.

Luto e dor

Em nota oficial, a organização da competição lamentou o falecimento do piloto, que era natural de Nova Venécia, no Espírito Santo. Ele ficou um dia desaparecido e as buscas o localizaram na noite de quinta-feira (27), já sem vida.

“É com muita tristeza que o Rally Cerapió lamenta o falecimento do piloto Daniel Santos nesta quinta-feira (27), em uma área de trilha no distrito de Ubatuba, no município de Granja (CE), divisa com o estado do Piauí”, disse a postagem no Instagram.

“Não havia sinais de violência no corpo nem de acidente ou de possíveis crimes. A moto foi encontrada em pé, com o capacete ao lado”, continuou o texto.

PUBLICIDADE

“Família, amigos e companheiros de esporte, recebam toda nossa solidariedade e força nesse momento. Todo o Rally Cerapió está de luto. Seguimos a disposição para prestar toda a assistência necessária”, finalizou a nota.

A prova de motos também era válida pelo CBM (Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade). Por conta da tragédia com Daniel Santos, a quarta e última etapa da competição de 2022 foi cancelada.

LEIA TAMBÉM

Fórmula 1: Em postagem enigmática, Mercedes indica futuro de Lewis Hamilton

Sensitiva faz previsão importante sobre a vida do atacante Neymar para 2022

PUBLICIDADE

Ronaldo sonda Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro

São Paulo nunca venceu o Campinense, rival da 1ª fase da Copa do Brasil 2022

5 jogadores que chegaram com status no São Paulo mas não deram certo

Saiba como saída de Michael pode encaminhar chegada de Marinho ao Flamengo

PUBLICIDADE

Mercado da bola: Marinho no Flamengo, Palmeiras quer Alan Kardec, Thiago Neves no Fluminense; os rumores do dia

Equador x Brasil: confira o retrospecto completo em Eliminatórias entre as seleções