Home Futebol Paulistão 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir

Paulistão 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir

Paulistão 2022 chega neste final de semana prometendo muita emoção e desafios para São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Bragantino, dentre outros

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A espera finalmente acabou e grandes clubes do futebol brasileiro estarão iniciando suas trajetórias na temporada 2022 a partir deste final de semana, com a estreia do Campeonato Paulista, conhecido também como Paulistão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O São Paulo entra em campo buscando defender o título da temporada passada, mas Corinthians, Palmeiras e Red Bull Bragantino chegam muito fortes para tentar conquistar o troféu.

Para deixar você pronto, o Torcedores.com preparou um guia especial com todas as informações necessárias para você ficar totalmente por dentro do Campeonato Paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

Quando começa o Paulistão 2022?

O Paulistão será iniciado neste domingo (23) com o jogo de abertura Novorizontino x Palmeiras direto do Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, a partir das 16h pelo horário de Brasília com transmissão ao vivo da RecordTV, do Premiere, do R7.com, da HBO Max e do Paulistão Play.

A primeira rodada prossegue na terça-feira (25) com dois jogos: Botafogo x Santo André (19:00) e Corinthians x Ferroviária (21:00) direto da Neo Química Arena.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira (26), movimentam a rodada inicial os seguintes jogos: Água Santa x São Bernardo (15:00), Inter de Limeira x Santos (19:00), Ituano x Novorizontino (19:00) e Palmeiras x Ponte Preta (21:35).

PUBLICIDADE

Por fim, fecham a primeira rodada na quinta-feira (27) os jogos Mirassol x Bragantino (20:00) e Guarani x São Paulo (21:30).

 

Quais os times que disputam o Paulistão 2022

GRUPO A

  • CorinthiansCORINTHIANS

O Corinthians entra como um dos grandes favoritos ao título do Paulistão 2022. Depois de ter sido eliminado para o Palmeiras nas semifinais da temporada passada, o Timão chega à competição deste ano com reforços importantes e moral elevada.

Garantido na fase de grupos da próxima Libertadores e sem a mesma desconfiança do torcedor, o técnico Sylvinho foi mantido no cargo e poderá contar com nomes de peso no meio-campo, onde Paulinho e Renato Augusto serão os pilares da equipe.

PUBLICIDADE

Outros nomes importantes que chegaram foram o lateral-direito Bruno Melo e o zagueiro Robson Bambu. No entanto, o Timão ainda segue atrás de um centroavante.

Escalação: Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Lucas Piton; Gabriel; Paulinho, Renato Augusto, Willian, Róger Guedes; Jô.

 

  • AAInternacional.pngINTER DE LIMEIRA

Conseguindo engatar sua terceira participação consecutiva na primeira divisão do Paulistão, a Inter de Limeira chega em busca de objetivos maiores indo além da manutenção na elite do futebol paulista.

PUBLICIDADE

Porém, a campanha na última Série D foi considerada decepcionante e por isso o elenco inteiro foi reformulado com a chegada do técnico Vinícius Bergantin. A principal contratação foi Matheus Galdezani, jogador que teve destaque no Coritiba.

Escalação: Lucas Frigeri, Léo Duarte, Rodolfo Filemon, Xandão e Rafael Carioca; Matheus Galdezani, Johny Douglas e Felipe Baxola; Geovane, Osman e Ronaldo.

 

  • Official LogoGUARANI

Uma das melhores campanhas da última Série B e com chances de subir até a reta final da competição, o Guarani conseguiu manter boa parte de seu elenco e decidiu pela manutenção do trabalho de Daniel Paulista.

PUBLICIDADE

O volante Bruno Silva e o lateral-esquerdo Bidu formam a combinação da experiência e da juventude no elenco do Bugre, mas as atenções ficarão em cima de Giovanni Augusto, meia que teve importante passagem pelo Corinthians e que chega ao Guarani para a temporada 2022.

Escalação: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Derlan e Bidu; Bruno Silva, Índio, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Júlio César e Lucão.

 

  • EC Água Santa.pngÁGUA SANTA

Retornando à primeira divisão do futebol paulista após o vice-campeonato na última Série A2, o Água Santa disputará pela quarta vez o Paulistão e tentará manter-se na elite do futebol paulista para conseguir evitar a instabilidade de sua existência.

PUBLICIDADE

Sob comando de Sérgio Guedes, o Água Santa coloca em cima do atacante Caio Dantas as esperanças para conseguir uma boa temporada no Campeonato Paulista para sonhar com participação em um campeonato nacional.

Escalação: Matheus Inácio; Leandro Silva, Hélder, Rodrigo Sam e Rhuan; Caíque, Emerson Jr. e Luan Dias; Wesley Pionteck, Dadá Belmonte e Caio Dantas

 

GRUPO B

  • Brasao do Sao Paulo Futebol Clube.svgSÃO PAULO

A temporada 2021 começou promissora para o São Paulo, que colocou como prioridade a conquista do Campeonato Paulista naquele ano, encerrando o jejum de títulos sob comando do técnico Hernán Crespo na vitória diante do Palmeiras.

PUBLICIDADE

Porém, a sequência da temporada acabou mostrando que houve erro de planejamento e o Paulistão custou caro, com um tricolor paulista encerrando a temporada de 2022 sendo eliminado pelo Fortaleza na Copa do Nordeste e brigando contra o rebaixamento no Brasileirão.

Agora, sob comando do técnico Rogério Ceni, o tricolor paulista busca não cair no mesmo erro com um elenco renovado, tendo mudanças consideráveis no elenco. O principal reforço foi o meia-atacante Nikão, ídolo do Athletico Paranaense.

Mas houve outras contratações importantes também como o lateral-direito Rafinha, o meia Patrick, o meia Alisson e o goleiro Jandrei. Porém, ainda resta contratar um ponta de velocidade para as transições ofensivas.

  • Escalação: Tiago Volpi; Rafinha, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Nikão e Patrick; Luciano (Rigoni) e Calleri.

 

PUBLICIDADE
  • logoFERROVIÁRIA

A Ferroviária está conseguindo manter uma boa regularidade nas últimas temporadas do Paulistão com boas campanhas. Em 2021, chegou até as quartas de final e foi eliminado pelo São Paulo num dos confrontos mais equilibrados.

Elano Blumer segue no comando técnico da equipe, que foi bastante reforçada na atual janela de transferências visando a disputa do Paulistão. Did (zagueiro), Gabriel Gasparotto (goleiro), Vidal (lateral-direito), Rafael Luiz (lateral-direito) e Ulillian Correia (volante) foram as principais contratações.

Escalação: Saulo; Gustavo Medina, Léo Rigo e Didi; Bernardo, Uillian Correia, Marquinhos, Murilo Rangel e João Lucas; Julio Vitor e Bruno Mezenga.

 

PUBLICIDADE
  • Grêmio Novorizontino.pngNOVORIZONTINO

O Novorizontino é outra equipe que promete dar trabalho no Grupo B do Paulistão. Campeão do Torneio do Interior na temporada 2021 e promovido à Série B do Brasileirão, o elenco foi praticamente mantido.

Léo Condé também foi mantido no comando técnico da equipe e o objetivo foi traçado pela diretoria: chegar às quartas de final do Paulistão. O trio de ataque Danielzinho, Cléo Silva e Michel Douglas é visto com bons olhos pelo torcedor.

Escalação: Giovanni; Felipe Rodrigues, Bruno Aguiar, Walber e Guilherme Lazaroni; João Pedro, Willean Lepo (Anderson Rosa) e Marcinho; Danielzinho, Cléo Silva e Michel Douglas.

 

PUBLICIDADE
  • São Bernado FC.pngSÃO BERNARDO

Campeão da última Série A2 e da Copa Paulista 2021, o São Bernardo chega forte para a disputa do Paulistão 2022 buscando se manter firme na elite do futebol paulista depois de instabilidade nos últimos anos.

O torcedor está confiante pois a base da equipe foi mantida e o gestor Magnum Relógios chega para a sua quarta temporada na equipe. Mas houve mudança no comando técnico pois Ricardo Catalá deixou o clube e Márcio Zanardi, das categorias de base, foi efetivado como técnico principal.

Escalação: Junior Oliveira; Lucas Ferron, Salustiano, Joílson e Pará; Rodrigo Souza, Cesinha e Vitinho; Rafinha, João Carlos e Gustavo Ramos.

 

PUBLICIDADE

GRUPO C

  • Palmeiras logo.svgPALMEIRAS

Depois de ter vivido com alguma instabilidade considerável no último Campeonato Paulista, o técnico Abel Ferreira demonstrou incômodo com a forma que alguns torcedores tratavam de uma possível eliminação na fase de grupos.

Porém, apesar de não ter conquistado o título, o alviverde conseguiu chegar à decisão e foi derrotado pelo São Paulo apenas no jogo final, disputado no Morumbi.

Mas na atual temporada, o Palmeiras estará pensando ainda menos no estadual, que será utilizado como reta final de preparação para o Mundial de Clubes e um possível duelo contra o Chelsea na decisão da competição da FIFA.

Com isso, alguns jogadores do Sub-20 e reservas do elenco profissional receberão maior atenção de Abel Ferreira nos jogos iniciais, com destaque para Endrick, de 15 anos, sensação da Copinha. Além disso, Rafael Navarro estará disponível desde o primeiro jogo e entrará no segundo tempo diante do Novorizontino.

PUBLICIDADE

Escalação: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Murilo; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Piquerez; Dudu, Raphael Veiga e Rony.

 

  • MirassolFCnovo.pngMIRASSOL

Diferentemente do Palmeiras que chega com a base mantida da última temporada, o Mirassol utilizará 2022 para uma grande reformulação no elenco e no comando.

Para a temporada 2022 e a preparação na disputa da Série C, o técnico Eduardo Baptista (ex-Palmeiras) foi contratado. As principais novidades são os retornos de Luís Oyama (atacante) e Fabrício Daniel (atacante), destaques por Botafogo e América-MG.

PUBLICIDADE

Escalação: Edson Mardden; Rodrigo, Lucão, Thalysson Kelven e Ivan; Neto Moura, Luís Oyama e Camilo; Claudinho, Fabrício Daniel e Zeca.

 

  • Ituano Futebol Clube logo.svgITUANO

O Ituano chega firme para a disputa do Paulistão 2022 depois de ter conquistado a Série C do futebol brasileiro no final do ano passado. Com isso, tentará manter a filosofia de trabalho com times competitivos e poucos gastos.

Mantendo a base do elenco campeão nacional da Série C e o técnico Mazola Jr, o Ituano apresentou como maior novidade para a temporada 2022 o atacante Neto Berola, experiente atacante com passagens marcantes por Santos e Atlético-MG. Nos planos da diretoria, o Paulistão é visto como preparação para a Série B.

PUBLICIDADE

Escalação: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Rafael Pereira e Roberto; Jiménez, Kaio e Gerson Magrão; Lucas Nathan, Neto Berola e João Victor.

 

  • Botafogo Futebol Clube (SP).svgBOTAFOGO-SP

Instável na elite do futebol paulista, o Botafogo-SP tentará novamente evitar um novo rebaixamento no Campeonato Paulista para tentar dar um bom início à nova era do clube, administrado por uma S/A.

Sob nova direção, conseguiu se reforçar bastante no mercado com 15 reforços, com destaque para a dupla ex-Cruzeiro Joseph (zagueiro) e Jean Vitctor (lateral-direito), além da aposta Guilherme Mantuan, ex-Corinthians. A equipe será comandada por Leandro Zago, jovem técnico que deixou o Joinville na temporada passada.

PUBLICIDADE

Escalação: Rafael Pascoal; Luis Morales, Guerra, Joseph e Jean Victor; Mantuan, Tárik, Emerson e Fillipe Soutto; Dudu e Hélio Paraíba.

 

GRUPO D

  • Santos FC logo.svgSANTOS

Depois de uma temporada decepcionante com briga contra o rebaixamento no Brasileirão 2021, o Santos busca também melhorar o desempenho do último Paulistão quando brigou para não cair até a última rodada.

Sem dinheiro em caixa, o Peixe buscou poucas alterativas no Mercado da Bola e Ricardo Goulart foi a maior contratação para a temporada 2022. No entanto, a base do elenco foi mantida e o técnico Fábio Carille também.

PUBLICIDADE

Porém, o técnico terá que lidar com a pressão da torcida santista para se manter no cargo até o encerramento do campeonato estadual, onde tentará buscar uma retomada de confiança entre o elenco e a torcida.

Escalação: João Paulo, Kaiky, Emiliano Velázquez e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Vinícius Zanocelo e Felipe Jonatan; Marinho, Marcos Leonardo e Ricardo Goulart.

 

  • Red Bull Bragantino logo.svgRED BULL BRAGANTINO

Uma das maiores sensações da temporada 2021 do futebol brasileira chega ao Paulistão como um dos favoritos ao título: trata-se do Red Bull Bragantino, equipe que garantiu uma vaga na fase de grupos da próxima Libertadores e foi vice-campeão da Sul-Americana contra o Athletico Paranaense.

PUBLICIDADE

Conseguindo suprir a saída de Claudinho para o Zenit, o Bragantino teve como destaque o atacante Artur, jovem que desempenhou muito bem quando exigido e foi fundamental para manter o entrosamento da equipe.

Na temporada 2022, o técnico Maurício Barbieri terá como novidade o lateral-direito José Hurtado, além do meia Hyoran (via empréstimo do Atlético-MG). Os jogadores Luan Cândido, Ramires e Helinho foram contratados em definitivo.

Escalação: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Helinho e Ytalo.

 

PUBLICIDADE
  • Associação Atlética Ponte Preta logoPONTE PRETA

Depois de conseguir um bom histórico recente em participações no Campeonato Paulista, a tradicional Ponte Preta vive um momento complicado e tumultuado.

Tendo brigado contra o rebaixamento na Série B, a equipe também conviveu com o ambiente interno complicado com brigas políticas. Mas o ano começa com um novo presidente: Marco Antônio Eberlin, com Luis Fabiano como coordenador técnico.

O trabalho de Gilson Kleina foi mantido, mas o elenco foi reformulado e a principal contratação foi do zagueiro Dedé, que não disputa um jogo profissional desde outubro de 2019.

Escalação: Ygor Vinhas, Norberto, Fábio Sanches, Dedé e Guilherme Santos; Matheus Jesus, Léo Naldi, Marcos Júnior e Wesley; Moisés e Lucca.

PUBLICIDADE

 

  • Logo ecsa.pngSANTO ANDRÉ

O Santo André terá pela frente um Paulistão 2022 com expectativas de resultados melhores em relação aos últimos dois anos da equipe na elite do estadual, pois em 2021 brigou contra o rebaixamento.

Dentro de campo, o técnico Thiago Carpini terá como missão comandar uma dupla de ataque que promete fazer barulho no Campeonato Paulista: Júnior Todinho e Gustavo Nescau, as principais contratações da equipe para 2022.

 

PUBLICIDADE

Dez jogadores para ficar de olho no Paulistão 2022/

  1. Rafael Navarro (Palmeiras)
  2. Paulinho (Corinthians)
  3. Nikão (São Paulo)
  4. Ricardo Goulart (Santos)
  5. Hurtado (Red Bull Bragantino)
  6. Dedé (Ponte Preta)
  7. Neto Berola (Ituano)
  8. Giovanni Augusto (Guarani)
  9. Matheus Galdezani (Inter de Limeira)
  10. Guilherme Mantuan (Botafogo-SP)

 

Onde assistir ao Paulistão 2022?

O Paulistão 2022 será um marco histórico para a transmissão de torneios estaduais no futebol brasileiro. Graças à uma reformulação na negociação dos direitos promovida pela Federação Paulista de Futebol, diversas exibidoras garantiram os direitos de transmissão.

As novidades começam na TV Aberta com a reestreia da RecordTV na transmissão do campeonato. Não haverá exibidoras na TV Fechada, mas o Pay-Per-View está garantido com o Premiere do Grupo Globo.

No streaming, as transmissões ficarão por conta da HBO Max/Estádio TNT Sports que terá à disposição 29 jogos exclusivos durante o campeonato inteiro.

PUBLICIDADE

E na internet, o YouTube do Paulistão Play e o site da RecordTV, o R7.com (com narração de Silvio Luiz), estarão realizando transmissões ao vivo dos jogos.

 

 

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Better Collective