A espera finalmente acabou e grandes clubes do futebol brasileiro estarão iniciando suas trajetórias na temporada 2022 a partir deste final de semana, com a estreia do Campeonato Paulista, conhecido também como Paulistão.
O São Paulo entra em campo buscando defender o título da temporada passada, mas Corinthians, Palmeiras e Red Bull Bragantino chegam muito fortes para tentar conquistar o troféu.
Para deixar você pronto, o Torcedores.com preparou um guia especial com todas as informações necessárias para você ficar totalmente por dentro do Campeonato Paulista.
Quando começa o Paulistão 2022?
O Paulistão será iniciado neste domingo (23) com o jogo de abertura Novorizontino x Palmeiras direto do Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, a partir das 16h pelo horário de Brasília com transmissão ao vivo da RecordTV, do Premiere, do R7.com, da HBO Max e do Paulistão Play.
A primeira rodada prossegue na terça-feira (25) com dois jogos: Botafogo x Santo André (19:00) e Corinthians x Ferroviária (21:00) direto da Neo Química Arena.
Na quarta-feira (26), movimentam a rodada inicial os seguintes jogos: Água Santa x São Bernardo (15:00), Inter de Limeira x Santos (19:00), Ituano x Novorizontino (19:00) e Palmeiras x Ponte Preta (21:35).
Por fim, fecham a primeira rodada na quinta-feira (27) os jogos Mirassol x Bragantino (20:00) e Guarani x São Paulo (21:30).
Quais os times que disputam o Paulistão 2022
GRUPO A
CORINTHIANS
O Corinthians entra como um dos grandes favoritos ao título do Paulistão 2022. Depois de ter sido eliminado para o Palmeiras nas semifinais da temporada passada, o Timão chega à competição deste ano com reforços importantes e moral elevada.
Garantido na fase de grupos da próxima Libertadores e sem a mesma desconfiança do torcedor, o técnico Sylvinho foi mantido no cargo e poderá contar com nomes de peso no meio-campo, onde Paulinho e Renato Augusto serão os pilares da equipe.
Outros nomes importantes que chegaram foram o lateral-direito Bruno Melo e o zagueiro Robson Bambu. No entanto, o Timão ainda segue atrás de um centroavante.
Escalação: Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Lucas Piton; Gabriel; Paulinho, Renato Augusto, Willian, Róger Guedes; Jô.
INTER DE LIMEIRA
Conseguindo engatar sua terceira participação consecutiva na primeira divisão do Paulistão, a Inter de Limeira chega em busca de objetivos maiores indo além da manutenção na elite do futebol paulista.
Porém, a campanha na última Série D foi considerada decepcionante e por isso o elenco inteiro foi reformulado com a chegada do técnico Vinícius Bergantin. A principal contratação foi Matheus Galdezani, jogador que teve destaque no Coritiba.
Escalação: Lucas Frigeri, Léo Duarte, Rodolfo Filemon, Xandão e Rafael Carioca; Matheus Galdezani, Johny Douglas e Felipe Baxola; Geovane, Osman e Ronaldo.
GUARANI
Uma das melhores campanhas da última Série B e com chances de subir até a reta final da competição, o Guarani conseguiu manter boa parte de seu elenco e decidiu pela manutenção do trabalho de Daniel Paulista.
O volante Bruno Silva e o lateral-esquerdo Bidu formam a combinação da experiência e da juventude no elenco do Bugre, mas as atenções ficarão em cima de Giovanni Augusto, meia que teve importante passagem pelo Corinthians e que chega ao Guarani para a temporada 2022.
Escalação: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Derlan e Bidu; Bruno Silva, Índio, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Júlio César e Lucão.
ÁGUA SANTA
Retornando à primeira divisão do futebol paulista após o vice-campeonato na última Série A2, o Água Santa disputará pela quarta vez o Paulistão e tentará manter-se na elite do futebol paulista para conseguir evitar a instabilidade de sua existência.
Sob comando de Sérgio Guedes, o Água Santa coloca em cima do atacante Caio Dantas as esperanças para conseguir uma boa temporada no Campeonato Paulista para sonhar com participação em um campeonato nacional.
Escalação: Matheus Inácio; Leandro Silva, Hélder, Rodrigo Sam e Rhuan; Caíque, Emerson Jr. e Luan Dias; Wesley Pionteck, Dadá Belmonte e Caio Dantas
GRUPO B
SÃO PAULO
A temporada 2021 começou promissora para o São Paulo, que colocou como prioridade a conquista do Campeonato Paulista naquele ano, encerrando o jejum de títulos sob comando do técnico Hernán Crespo na vitória diante do Palmeiras.
Porém, a sequência da temporada acabou mostrando que houve erro de planejamento e o Paulistão custou caro, com um tricolor paulista encerrando a temporada de 2022 sendo eliminado pelo Fortaleza na Copa do Nordeste e brigando contra o rebaixamento no Brasileirão.
Agora, sob comando do técnico Rogério Ceni, o tricolor paulista busca não cair no mesmo erro com um elenco renovado, tendo mudanças consideráveis no elenco. O principal reforço foi o meia-atacante Nikão, ídolo do Athletico Paranaense.
Mas houve outras contratações importantes também como o lateral-direito Rafinha, o meia Patrick, o meia Alisson e o goleiro Jandrei. Porém, ainda resta contratar um ponta de velocidade para as transições ofensivas.
- Escalação: Tiago Volpi; Rafinha, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Nikão e Patrick; Luciano (Rigoni) e Calleri.
FERROVIÁRIA
A Ferroviária está conseguindo manter uma boa regularidade nas últimas temporadas do Paulistão com boas campanhas. Em 2021, chegou até as quartas de final e foi eliminado pelo São Paulo num dos confrontos mais equilibrados.
Elano Blumer segue no comando técnico da equipe, que foi bastante reforçada na atual janela de transferências visando a disputa do Paulistão. Did (zagueiro), Gabriel Gasparotto (goleiro), Vidal (lateral-direito), Rafael Luiz (lateral-direito) e Ulillian Correia (volante) foram as principais contratações.
Escalação: Saulo; Gustavo Medina, Léo Rigo e Didi; Bernardo, Uillian Correia, Marquinhos, Murilo Rangel e João Lucas; Julio Vitor e Bruno Mezenga.
NOVORIZONTINO
O Novorizontino é outra equipe que promete dar trabalho no Grupo B do Paulistão. Campeão do Torneio do Interior na temporada 2021 e promovido à Série B do Brasileirão, o elenco foi praticamente mantido.
Léo Condé também foi mantido no comando técnico da equipe e o objetivo foi traçado pela diretoria: chegar às quartas de final do Paulistão. O trio de ataque Danielzinho, Cléo Silva e Michel Douglas é visto com bons olhos pelo torcedor.
Escalação: Giovanni; Felipe Rodrigues, Bruno Aguiar, Walber e Guilherme Lazaroni; João Pedro, Willean Lepo (Anderson Rosa) e Marcinho; Danielzinho, Cléo Silva e Michel Douglas.
SÃO BERNARDO
Campeão da última Série A2 e da Copa Paulista 2021, o São Bernardo chega forte para a disputa do Paulistão 2022 buscando se manter firme na elite do futebol paulista depois de instabilidade nos últimos anos.
O torcedor está confiante pois a base da equipe foi mantida e o gestor Magnum Relógios chega para a sua quarta temporada na equipe. Mas houve mudança no comando técnico pois Ricardo Catalá deixou o clube e Márcio Zanardi, das categorias de base, foi efetivado como técnico principal.
Escalação: Junior Oliveira; Lucas Ferron, Salustiano, Joílson e Pará; Rodrigo Souza, Cesinha e Vitinho; Rafinha, João Carlos e Gustavo Ramos.
GRUPO C
PALMEIRAS
Depois de ter vivido com alguma instabilidade considerável no último Campeonato Paulista, o técnico Abel Ferreira demonstrou incômodo com a forma que alguns torcedores tratavam de uma possível eliminação na fase de grupos.
Porém, apesar de não ter conquistado o título, o alviverde conseguiu chegar à decisão e foi derrotado pelo São Paulo apenas no jogo final, disputado no Morumbi.
Mas na atual temporada, o Palmeiras estará pensando ainda menos no estadual, que será utilizado como reta final de preparação para o Mundial de Clubes e um possível duelo contra o Chelsea na decisão da competição da FIFA.
Com isso, alguns jogadores do Sub-20 e reservas do elenco profissional receberão maior atenção de Abel Ferreira nos jogos iniciais, com destaque para Endrick, de 15 anos, sensação da Copinha. Além disso, Rafael Navarro estará disponível desde o primeiro jogo e entrará no segundo tempo diante do Novorizontino.
Escalação: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Murilo; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Piquerez; Dudu, Raphael Veiga e Rony.
MIRASSOL
Diferentemente do Palmeiras que chega com a base mantida da última temporada, o Mirassol utilizará 2022 para uma grande reformulação no elenco e no comando.
Para a temporada 2022 e a preparação na disputa da Série C, o técnico Eduardo Baptista (ex-Palmeiras) foi contratado. As principais novidades são os retornos de Luís Oyama (atacante) e Fabrício Daniel (atacante), destaques por Botafogo e América-MG.
Escalação: Edson Mardden; Rodrigo, Lucão, Thalysson Kelven e Ivan; Neto Moura, Luís Oyama e Camilo; Claudinho, Fabrício Daniel e Zeca.
ITUANO
O Ituano chega firme para a disputa do Paulistão 2022 depois de ter conquistado a Série C do futebol brasileiro no final do ano passado. Com isso, tentará manter a filosofia de trabalho com times competitivos e poucos gastos.
Mantendo a base do elenco campeão nacional da Série C e o técnico Mazola Jr, o Ituano apresentou como maior novidade para a temporada 2022 o atacante Neto Berola, experiente atacante com passagens marcantes por Santos e Atlético-MG. Nos planos da diretoria, o Paulistão é visto como preparação para a Série B.
Escalação: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Rafael Pereira e Roberto; Jiménez, Kaio e Gerson Magrão; Lucas Nathan, Neto Berola e João Victor.
BOTAFOGO-SP
Instável na elite do futebol paulista, o Botafogo-SP tentará novamente evitar um novo rebaixamento no Campeonato Paulista para tentar dar um bom início à nova era do clube, administrado por uma S/A.
Sob nova direção, conseguiu se reforçar bastante no mercado com 15 reforços, com destaque para a dupla ex-Cruzeiro Joseph (zagueiro) e Jean Vitctor (lateral-direito), além da aposta Guilherme Mantuan, ex-Corinthians. A equipe será comandada por Leandro Zago, jovem técnico que deixou o Joinville na temporada passada.
Escalação: Rafael Pascoal; Luis Morales, Guerra, Joseph e Jean Victor; Mantuan, Tárik, Emerson e Fillipe Soutto; Dudu e Hélio Paraíba.
GRUPO D
SANTOS
Depois de uma temporada decepcionante com briga contra o rebaixamento no Brasileirão 2021, o Santos busca também melhorar o desempenho do último Paulistão quando brigou para não cair até a última rodada.
Sem dinheiro em caixa, o Peixe buscou poucas alterativas no Mercado da Bola e Ricardo Goulart foi a maior contratação para a temporada 2022. No entanto, a base do elenco foi mantida e o técnico Fábio Carille também.
Porém, o técnico terá que lidar com a pressão da torcida santista para se manter no cargo até o encerramento do campeonato estadual, onde tentará buscar uma retomada de confiança entre o elenco e a torcida.
Escalação: João Paulo, Kaiky, Emiliano Velázquez e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Vinícius Zanocelo e Felipe Jonatan; Marinho, Marcos Leonardo e Ricardo Goulart.
RED BULL BRAGANTINO
Uma das maiores sensações da temporada 2021 do futebol brasileira chega ao Paulistão como um dos favoritos ao título: trata-se do Red Bull Bragantino, equipe que garantiu uma vaga na fase de grupos da próxima Libertadores e foi vice-campeão da Sul-Americana contra o Athletico Paranaense.
Conseguindo suprir a saída de Claudinho para o Zenit, o Bragantino teve como destaque o atacante Artur, jovem que desempenhou muito bem quando exigido e foi fundamental para manter o entrosamento da equipe.
Na temporada 2022, o técnico Maurício Barbieri terá como novidade o lateral-direito José Hurtado, além do meia Hyoran (via empréstimo do Atlético-MG). Os jogadores Luan Cândido, Ramires e Helinho foram contratados em definitivo.
Escalação: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Helinho e Ytalo.
PONTE PRETA
Depois de conseguir um bom histórico recente em participações no Campeonato Paulista, a tradicional Ponte Preta vive um momento complicado e tumultuado.
Tendo brigado contra o rebaixamento na Série B, a equipe também conviveu com o ambiente interno complicado com brigas políticas. Mas o ano começa com um novo presidente: Marco Antônio Eberlin, com Luis Fabiano como coordenador técnico.
O trabalho de Gilson Kleina foi mantido, mas o elenco foi reformulado e a principal contratação foi do zagueiro Dedé, que não disputa um jogo profissional desde outubro de 2019.
Escalação: Ygor Vinhas, Norberto, Fábio Sanches, Dedé e Guilherme Santos; Matheus Jesus, Léo Naldi, Marcos Júnior e Wesley; Moisés e Lucca.
SANTO ANDRÉ
O Santo André terá pela frente um Paulistão 2022 com expectativas de resultados melhores em relação aos últimos dois anos da equipe na elite do estadual, pois em 2021 brigou contra o rebaixamento.
Dentro de campo, o técnico Thiago Carpini terá como missão comandar uma dupla de ataque que promete fazer barulho no Campeonato Paulista: Júnior Todinho e Gustavo Nescau, as principais contratações da equipe para 2022.
Dez jogadores para ficar de olho no Paulistão 2022/
- Rafael Navarro (Palmeiras)
- Paulinho (Corinthians)
- Nikão (São Paulo)
- Ricardo Goulart (Santos)
- Hurtado (Red Bull Bragantino)
- Dedé (Ponte Preta)
- Neto Berola (Ituano)
- Giovanni Augusto (Guarani)
- Matheus Galdezani (Inter de Limeira)
- Guilherme Mantuan (Botafogo-SP)
Onde assistir ao Paulistão 2022?
O Paulistão 2022 será um marco histórico para a transmissão de torneios estaduais no futebol brasileiro. Graças à uma reformulação na negociação dos direitos promovida pela Federação Paulista de Futebol, diversas exibidoras garantiram os direitos de transmissão.
As novidades começam na TV Aberta com a reestreia da RecordTV na transmissão do campeonato. Não haverá exibidoras na TV Fechada, mas o Pay-Per-View está garantido com o Premiere do Grupo Globo.
No streaming, as transmissões ficarão por conta da HBO Max/Estádio TNT Sports que terá à disposição 29 jogos exclusivos durante o campeonato inteiro.
E na internet, o YouTube do Paulistão Play e o site da RecordTV, o R7.com (com narração de Silvio Luiz), estarão realizando transmissões ao vivo dos jogos.

