Home Futebol Como vai jogar o Santos em 2022? Esquema tático, provável escalação, reforços e mais

Como vai jogar o Santos em 2022? Esquema tático, provável escalação, reforços e mais

Peixe busca reação na temporada que se inicia e a promessa é de um time competitivo em todos os campeonatos

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Em menos de uma semana, o Santos fará sua estreia na temporada de 2022. O Peixe enfrentará fora de casa a Inter de Limeira na próxima quarta (26), às 19h00, pela primeira rodada do Paulistão. Em fevereiro, o time da Vila Belmiro joga pela Copa do Brasil, começa a disputar a Copa Sul-Americana em março e inicia o Brasileirão em abril.

PUBLICIDADE

O torcedor santista espera um ano bem diferente. Já que, em 2021, depois de chegar à final da Copa Libertadores de 2020 contra o rival Palmeiras, o time caiu muito de produção, chegando a brigar contra o rebaixamento nos Campeonatos Paulista e Brasileiro.

Mas como deve ser o estilo de jogo do Alvinegro Praiano? Quais são as alternativas de escalação que podem ser adotadas pelo técnico Fábio Carille? Quantos reforços já foram contratados? Quais jogadores deixaram o clube? O que a diretoria promete para este ano?

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJSc3gwSHRoSSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Vitória no primeiro jogo-treino: gols e escalações

O Santos saiu vitorioso no primeiro jogo-treino do ano ao superar o São Caetano pelo placar de 4 x 3, em duelo de dois tempos de 45 minutos realizado na quarta (19) no CT Rei Pelé.

Os gols do Peixe foram marcados por Marcos Guilherme, Madson, Léo Baptistão e uma “pintura” do atacante Ângelo que, aos 30 minutos do segundo tempo, após receber passe de primeira de Ricardo Goulart na entrada da área, dominou a bola, ajeitou e finalizou com maestria no ângulo.

Sete jogadores foram desfalques em razão da Covid-19: Carlos Sánchez, Felipe Jonatan, Marinho, Robson, Vinícius Balieiro, Sandry e Kaiky. Dessa forma, o técnico Fábio Carille teve de improvisar Ivonei na zaga e Luizinho na lateral, mais o atacante Allanzinho no meio de campo.

PUBLICIDADE

O técnico Fábio Carille iniciou a partida com a seguinte formação: João Paulo, Emiliano Velázquez, Luiz Felipe e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Vinícius Zanocelo, Gabriel Pirani e Lucas Braga; Marcos Guilherme e Marcos Leonardo.

Na etapa final, o treinador santista voltou a campo com John, Daniel Guedes, Ivonei, Leonardo Zabala e Luiz Henrique; Jobson, Allanzinho e Bruno Oliveira; Ângelo, Ricardo Goulart e Léo Baptistão.

Provável escalação

Muito provavelmente o treinador deve adotar o esquema tático com três zagueiros, formação já utilizada no Campeonato Brasileiro do ano passado. As opções para o setor são Kaiky, Luiz Felipe, Emiliano Velázquez, Robson Reis e o novo contratado Eduardo Bauermann, apresentado nesta quinta (20).

No meio, Sandry, Felipe Jonatan e Ricardo Goulart deve ser o trio titular, mas podem aparecer Camacho, Vinícius Zanocelo e Gabriel Pirani. O experiente uruguaio Carlos Sánchez será sempre alternativa no banco de reservas, assim como Jobson e o recém-contratado Bruno Oliveira.

PUBLICIDADE

Marinho, Marcos Leonardo e Lucas Braga surgem na linha de frente. Mas Ângelo, Léo Baptistão e Marcos Guilherme fazem sombra e podem ser aproveitados, assim como Ricardo Goulart atuando como o chamado “falso nove”.

Sendo assim, Fábio Carille deve buscar a seguinte escalação considerada ideal:

João Paulo, Kaiky, Luiz Felipe e Emiliano Velázquez; Madson, Sandry, Felipe Jonatan e Ricardo Goulart; Lucas Braga, Marinho e Marcos Leonardo.

Quem chegou e quem saiu

Pará, Jean Mota, Diego Tardelli, Raniel, Anderson Ceará, Romário, Lucas Sena, Wagner Leonardo, Moraes, Lucas Lourenço, Danilo Boza e o goleiro Jandrei já deixaram o clubeAlém deles, quem também deve sair é o atacante Bruno Marques, que está negociando sua transferência para o futebol português.

PUBLICIDADE

Chegaram como reforços o zagueiro Eduardo Bauermann, o meio-campista Bruno Oliveira e o meia-atacante Ricardo Goulart, principal contratação do Santos neste início de temporada.

Primeiros jogos no Paulistão

Quarta-feira, 26 de janeiro – 1ª rodada

Inter de Limeira x Santos, às 19h00, no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira

Sábado, 29 de janeiro – 2ª rodada

Santos x Botafogo-SP, às 11h00, no estádio da Vila Belmiro

Quinta-feira, 3 de fevereiro – 3ª rodada

Corinthians x Santos, às 21h35, na Neo Química Arena, em São Paulo

PUBLICIDADE

Domingo, 6 de fevereiro – 4ª rodada

Guarani x Santos, às 16h00, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas

Reestruturação do clube

“Vejo ambição no grupo de 2022, uma dedicação parecida com 2010. Peço que o torcedor entenda e abrace o time. Que seja sócio do clube para que possamos fortalecer mais a equipe. Trazer o torcedor para jogar junto, como foi no final do ano de 2021. Acreditamos nessa união para colocar o Santos onde ele merece”, declarou ao portal “GE.Globo” o atual executivo de futebol do Santos, Edu Dracena, ex-zagueiro e capitão do tricampeonato da Copa Libertadores de 2011.

“Minha filosofia é de profissionalismo, cobrança e respeito. Sempre em busca do aprimoramento físico e tático. Vamos procurar dar toda estrutura para que os jogadores entrem em campo e façam o melhor (…) Estamos trabalhando muito, mas ainda não é o ideal. Temos uma porcentagem grande para evoluir, e vamos evoluir em todos os aspectos (…) O Santos, esse ano, será muito mais competitivo. Vou prometer um time competitivo para brigar em todos os jogos, em todos os campeonatos”, acrescentou o dirigente santista.

LEIA TAMBÉM

Torcedor de infância, reforço do Santos elege momento mais especial do clube

Reforço do América-MG, Everaldo agradece oportunidade e revela porque escolheu o clube

Wesley celebra retorno ao Paulistão e destaca “peso da camisa” da Ponte Preta: “Não pensei duas vezes”

Copa do Brasil: veja quais foram os 5 maiores públicos da história do torneio

Atacante de clube italiano é oferecido ao Atlético-MG; diretoria avalia empréstimo

Eliminação do Flamengo na Copinha foi evento mais assistido da TV a cabo em 2022

Vasco e mais um clube do Brasil recebem consultas e podem ser comprados em 2022

Caso não aceite acordo, Robinho ainda pode ser preso após ser condenado por estupro