Os técnicos estrangeiros estão cada vez mais ganhando notoriedade no futebol brasileiro. As três principais equipes do país não serão comandadas por técnicos locais: o argentino ‘Turco’ Mohamed estará no comando do Atlético Mineiro e os portugueses Abel Ferreira e Paulo Sousa serão profissionais de Palmeiras e Flamengo, respectivamente.
+ Tite coloca Brasil entre favoritos na Copa do Mundo e cita os maiores rivais
Desde a temporada vitoriosa de Jorge Jesus no comando da equipe rubro-negra, em 2019, o técnico Tite ganhou uma sombra na visão de muitos jornalistas e parte da torcida no Brasil. Para muitos, o substituto do treinador da seleção após a disputa da Copa do Mundo, no Catar, deverá ser um treinador estrangeiro.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), Tite disse que não vê problemas com o espaço para técnicos estrangeiros no Brasil. Porém, o comandante da seleção ainda valorizou os cursos da CBF Academy e os profissionais nacionais.
“O que determina o mercado é a qualidade e não a nacionalidade. O conhecimento, a grandeza, o histórico. O que ele fez e como fez. Olha o histórico. A CBF Academy, através da CBF, instituiu aquilo que na minha formação eu não consegui. Fui para a área de preparação física, atleta, ex-atleta, técnico”, disse o técnico brasileiro.
+ Tite exalta comportamento de Gabigol, do Flamengo: “Mostra a atitude”
+ Renan Lodi não se vacina por completo e fica de fora da Seleção
+ Tite deixa Neymar de fora e anuncia primeira convocação de 2022
“Eu não tinha outra forma de me formar e me capacitar e me habilitar a crescer. Hoje temos a CBF Academy. A formação do técnico tem que ter uma habilitação e qualificação. Ela pede a experiência junto com a teoria. Hoje estamos com a CBF Academy há cinco anos. Todos os integrantes da comissão técnica estudaram. Serve para todos nós esse processo de evolução”, comentou Tite.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Emerson (Tottenham), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Manchester United)
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Gabriel Magalhães (Arsenal)
Volantes: Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Lyon), Fred (Manchester United) e Gerson (Olympique de Marseille)
Meias: Lucas Paquetá (Lyon), Coutinho (Aston Villa) e Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes: Raphinha (Leeds), Rodrygo (Real Madrid), Gabriel Jesus (Manchester City), Vinicius Júnior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Antony (Ajax) e Gabigol (Flamengo)
Quando serão os jogos da seleção?
A apresentação da seleção está marcada para o dia 24 de janeiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) viabilizou um voo fretado para os jogadores que estão na Europa chegarem mais rapidamente para agilizar a quantidade de treinos nesta data Fifa.
Garantida na fase de grupos da Copa do Mundo, a equipe enfrentará o Equador, em Quito, no dia 27 de janeiro, e o Paraguai, em Belo Horizonte no dia 1º de fevereiro. Com o aumento de casos positivos para a nova variante ômicron da Covid-19, há risco de mudanças nos próximos dias.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ4ZmlyNVhEViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
LEIA TAMBÉM:
Alô, Tite! Dudu manda recado para técnico da seleção após sucesso no Palmeiras
Atlético-MG encerra novela e acerta chegada do técnico ‘Turco’ Mohamed
Atlético-MG: Cuca de volta, contratações e saída polêmica: veja as notícias da semana