Home Automobilismo Turco se torna primeiro piloto da ‘F1 eSports’ a chegar na Fórmula 2

Turco se torna primeiro piloto da ‘F1 eSports’ a chegar na Fórmula 2

Aos 23 anos, piloto vai substituir um brasileiro na equipe Charouz Racing System durante a próxima temporada da Fórmula 2

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Na temporada de 2022, a Fórmula 2 terá, pela primeira vez em toda história, um piloto que já competiu na categoria de eSports da Fórmula 1. Trata-se do turco Cem Bölükbaşı. Aos 23 anos, ele vai integrar a equipe tcheca Charouz e, portanto, substituirá, necessariamente, um piloto brasileiro: Guilherme Samaia ou Enzo Fittipaldi.

PUBLICIDADE

“Estou muito feliz em me juntar à Charouz  para a temporada de 2022 da Fórmula 2. Trabalhei muito duro para ter uma oportunidade como esta. Mal posso esperar para começar os trabalhos com a equipe”, foram algumas palavras do novo piloto da Fórmula 2.

O caminho até a Fórmula 2

Cem Bölükbaşı guia carros desde pequeno. Primeiramente, no motocross e, depois, competindo em karts na Turquia. Anos mais tarde, contudo, o piloto acabou por se especializar nos eSports.

PUBLICIDADE

Em 2017, a F1 criou o campeonato virtual da categoria, e o turco terminou na quinta colocação. Depois, ainda competiu nos anos de 2018 e 2019 — sendo o último deles pela Toro Rosso, atual AlphaTauri.

Daí em diante, entretanto, o piloto decidiu focar nas pistas reais. Disputou a GT4 Euro, além da European Le Mans Series na classe LMP3, da F3 Asiática e da Euroformula. Enfim, Bölükbaşı conseguiu seu lugar na Fórmula 2. A temporada de 2022 da categoria, aliás, começa no mesmo fim de semana da F1, em 20 de março, no Bahrein.

LEIA MAIS:

Campeão da Fórmula 2 lamenta falta de espaço na F1: “Funciona assim”

Fórmula 1: Quem lembra? Site lista as 10 PIORES equipes da década de 1990

PUBLICIDADE

F1: Alonso revela quais pilotos o ‘fizeram ligar a TV’ durante pausa na carreira

Hamilton é ‘flagrado’ em primeira fotografia após perda do título da F1; veja

Animou? Estafe de Alario quer que o jogador seja emprestado ao Palmeiras

Ex-lateral do Palmeiras revela briga de Valdivia em churrasco: ‘Queriam dar parte’

PUBLICIDADE

Hulk, Veiga e mais: Torcida monta seleção dos “esquecidos” por Tite

Tite convoca seleção com surpresas, Flamengo quer zagueiro e meia badalado, Alario no São Paulo: as últimas do futebol hoje