Home Futebol Atleta acusa gigante argentino de prática homofóbica no futebol

Atleta acusa gigante argentino de prática homofóbica no futebol

Caso ocorreu no Rosário Central e tem movimentado os bastidores do futebol argentino; denúncia está sendo investigada

Matheus D'Avila
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

O futebol argentino vive uma crise por conta da saída de treze jogadoras do Rosário Central. O clube, que é uma das principais forças do futebol feminino no país, viu a denúncia de Maíra Sanchez se transformar em um grande caos nos bastidores. Isso porque ela acusou o clube, junto com outras 12 jogadoras, de assédio e violência laboral. De acordo com a direção, não há fundamento nas alegações.

Maíra afirma que foi dispensada pelo Rosário Central por “supostamente” ter beijado uma companheira nas instalações do clube. Contudo, segundo ela, a história não é verdadeira. A própria direção garante que esse não foi o motivo do afastamento. O problema é que a história vem sendo repetida pelas jogadoras do clube, que denunciam os maus tratos recebidos no último ano.

“Muitas de nós somos torcedoras do time e não queremos fazer mal à instituição. Mas, sim, esperamos a resolução dos problemas para que essas situações não voltem a acontecer no futebol feminino”, afirma a Maíra. “Sofremos vários episódios, por isso a denúncia coletiva.”.

De acordo com a direção do Rosário Central, o afastamento das treze atletas ocorreram por determinação da comissão. Os critérios foram exclusivamente técnicos, alegam.

PUBLICIDADE

Rosário Central é referência na modalidade

O Rosário Central foi um dos primeiros clubes de futebol argentino a formar um departamento de Gênero e Diversidade em 2018. Assim como River Plater, Boca Juniors e San Lorenzo, a pasta serve para combater e fiscalizar a violência de gênero dentro do grupo.

“A secretaria leva anos trabalhando diariamente por uma instituição cada vez mais igualitária e jamais toleraria uma situação de tais características no vestiário de nenhum de seus planteis”, afirma a direção do Rosário, por meio de nota oficial.