Home Esportes Olímpicos Guia das Olímpiadas de Inverno: tudo o que você precisa saber

Guia das Olímpiadas de Inverno: tudo o que você precisa saber

Algumas modalidades já começaram, mas cerimônia de abertura dos jogos é nesta sexta-feira (04)

Gabriel Rezende
Colaborador do Torcedores

As Olímpiadas de Inverno vão oficialmente começar. Amanhã, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, será realizada a cerimônia de abertura dos jogos, que terminam no dia 20 de fevereiro. No entanto, algumas modalidades como o curling, o esqui e o hóquei, já iniciaram as suas competições.

PUBLICIDADE

Dessa forma, separamos tudo o que você precisa saber sobre as Olímpiadas de Inverno: confira.

Sedes olímpicas

Vale ressaltar que Pequim é a primeira cidade a sediar os jogos olímpicos de verão, em 2008, e agora de inverno. Assim, muitos dos espaços dos jogos em 2008, foram reciclados. Um exemplo disso é o “Cubo D’Água”, onde foram realizadas competições aquáticas, agora é o “Cubo de Gelo”, abrigando os jogos de curling.

PUBLICIDADE

Além disso, a arena que abrigou as competições de ginástica e handebol, sediará o hóquei no gelo. Enquanto isso, a arena onde foi disputado o vôlei, nas Olímpiadas de Inverno, serão disputados as patinações artística e a de velocidade.

Por fim, além de Pequim, os jogos terão competições em Yanqing e Zhangjiakou.

Quais são os esportes das Olímpiadas de Inverno ?

Serão 15 modalidades nos jogos, em Pequim. Começando pelo:

Biatlo

É uma mistura do ski cross country com o tiro esportivo.

PUBLICIDADE

Bobsled

Uma das modalidades clássicas das Olímpiadas de inverno, é conhecida como “Fórmula 1 do Gelo”. Duplas e quartetos descem pela pista de gelo em um trenó. Assim, quem fizer o menor tempo total, em duas a quatro descidas, vence.

Combinado Nórdico

Está nos jogos de inverno desde a primeira edição, em 1924. É um esporte disputado exclusivamente por homens, sendo uma mistura entre o salto de esqui e esqui cross-country.

Curling

É um dos esportes de inverno mais conhecido aqui no Brasil. Similar a bocha, o jogo consiste em de pedras em direção a um alvo, e no fim, vence quem tiver mais pontos.

Esqui-Alpino  

Também é um dos esportes mais conhecidos das Olímpiadas de Inverno. O esporte consiste na descida em alta velocidade (atletas chegam a alcançar mais de 150 km/h), e tendo que passar por placas obrigatórias, chamadas de “portas”. Além disso, o percurso é em meio a curvas sinuosas e saltos flutuantes.

PUBLICIDADE

Esqui Cross-Country 

É mais uma das modalidades do esqui. Dessa forma, esse esporte também é um dos mais tradicionais dos jogos, onde os esquiadores percorrem grandes distâncias e vence quem fizer no menor tempo.

Esqui estilo livre  

Os atletas dão saltos acrobáticos e descem montanhas em alta velocidade. As manobras dos atletas serão julgadas baseadas em alguns critérios técnicos.

Hóquei no Gelo

É o esporte de inverno mais conhecido. Assim, os times são divididos em seis de cada lado, e assim como no futebol, vence quem fizer mais gols.

Luge

Uma modalidade que pode chamar atenção pela velocidade. Podendo chegar a 140 km/h, é um esporte individual onde o atleta desce uma pista de costas em um trenó.

PUBLICIDADE

Patinação Artística 

É uma modalidade onde os atletas se apresentam no gelo. Assim como em outras modalidades, as acrobacias e coreografias são julgadas.

Patinação de Velocidade

É um esporte dividido em vários estilos, combinando estilos individual, perseguições e em equipe.

Patinação em Velocidade em Pista Curta

Serão nove eventos nos jogos. Assim, os atletas vão disputar em pistas de 500, 1000 e 1500 metros.

Salto de Esqui

Essa modalidade consiste em descer por uma grande rampa e tentar chegar o mais longe possível. Assim, o objetivo é marcar mais pontos que o rival.

PUBLICIDADE

Skeleton

É uma modalidade individual onde o atleta se lança em um trenó e desce em grande velocidade. Por conta disso, é considerado um dos esportes mais radicais dos jogos.

Snowboard

Fechando com uma das modalidades mais conhecidas pelo público brasileiro. Dessa forma, o esporte que é uma mistura entre surf e skate, consiste na descida em uma montanha de gelo.

Preocupação com o Covid-19

Obviamente há uma grande preocupação do governo chinês com o Covid-19, especialmente com a nova variante do vírus. Apesar disso, as Olímpiadas de Inverno foram mantidas. Para isso, foram criadas diversas restrições para os atletas e regras a serem seguidas.

Além disso, existem barreiras sanitárias para evitar o contágios dos mais de três mil atletas presentes, além de jornalistas, treinadores, dirigentes, voluntários e trabalhadores dos jogos.

PUBLICIDADE

Enquanto ao público, apesar de ter a presença nas arenas, será bastante limitado. Dessa forma, apenas pessoas autorizadas ou com convites do comitê olímpico poderão entrar. Além disso, o público presente poderá aplaudir, mas não gritar, também para minimizar o risco de contágio.

Onde assistir ?

As Olímpiadas de Inverno aqui no Brasil serão transmitidas com exclusividade pelo Grupo Globo. Assim, os jogos estarão nos canais Sportv, a Globo e no GloboPlay.

De casa nova? Clube paulista abre conversas com Luxemburgo

PUBLICIDADE

Abel diz que existem três tipos de torcedores do Palmeiras; veja quais são

Brasileiros aparecem entre as 10 maiores compras da janela europeia; assim, confira a lista

Mercado da bola: Palmeiras quer ex-Milan, Flamengo empresta jogador, Ribamar em São Paulo; os rumores de hoje

Neto critica Tite por postura com jogador do Palmeiras na seleção: ‘Absurdo’

PUBLICIDADE

Investidor pode ajudar Internacional a contratar Taty Castellanos, sonho do Palmeiras, mas negócio não é fácil; entenda

Fim da janela na Europa agita o Flamengo; veja quem pode ser contratado

Apesar de ser dono do Cruzeiro, Ronaldo se rende ao Atlético-MG e elogia ‘trabalho incrível’ do Galo