Home Automobilismo Fórmula 1: veja 11 mudanças já confirmadas para a temporada 2022

Fórmula 1: veja 11 mudanças já confirmadas para a temporada 2022

A mudança mais recente para a temporada 2022 da Fórmula 1 é que Michael Masi não é mais o diretor de provas da FIA

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, oficializou, nesta quinta-feira (17), que Michael Masi não é mais o diretor de provas da Fórmula 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele vai ser substituído por Niels Wittich e Eduardo Freitas que vão assumir o cargo de forma alternativa.

Entretanto, está não é a única mudança confirmada para a temporada 2022. Veja, a seguir, mais 10 mudanças já oficializadas:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1- Fórmula 1 vai ter uma sala virtual

A FIA anunciou que vai utilizar um aparelho eletrônico semelhante à arbitragem de vídeo, o VAR, do futebol.

A expectativa da entidade é de que os diretores de prova tenham mais condições para tomarem as melhores decisões nas provas.

2- Comunicações entre chefes de equipe e diretor de provas não serão mais permitidas

Em nota, a FIA argumentou que a medida objetiva proteger o diretor de prova de qualquer pressão e permitir que ele tome as decisões de forma pacífica.

PUBLICIDADE

3- Fórmula 1 vai ter novo sistema de pontuação

A FIA decidiu que os pilotos vão pontuar conforme o percentual de voltas completadas do total previsto, caso uma corrida seja suspensa por conta do mau tempo como, por exemplo, ocorreu no Grande Prêmio da Bélgica, na temporada 2021.

Além disso, ninguém vai pontuar se a corrida for suspensa com menos de duas voltas completadas.

PUBLICIDADE

4- Limite de gastos

Cada equipe vai poder investir até 140 milhões de dólares na temporada 2022. Esse valor cai para 135 milhões de dólares a partir de 2023.

5- Recorde de provas

A temporada 2022 da Fórmula 1 vai ter 23 provas no total. É a primeira vez que isso ocorre. A quantidade é um recorde na categoria.

6- Maior tempo de treinos livres

De acordo com o site Racing News 365, o tempo dos treinos livres vai aumentar de uma hora para uma hora e meia.

7- Cronograma também muda

Ainda conforme o portal de notícias, os finais de semana vão começar às sextas-feiras. Nesse sentido, vão ter três dias, ao invés de quatro dias como ocorreu até 2021.

PUBLICIDADE

8- Pilotos estreantes

O chinês Guanyu Zhou e o inglês Alexander Albon vão estrear na Fórmula 1 na próxima temporada. Eles vão representar as escuderias Alfa Romeo e Williams, respectivamente.

9- Pilotos que mudaram de equipes

Valtteri Bottas saiu da Mercedes e vai representar a Alfa Romeo. George Russel também trocou de equipe. Saiu da Williams para se tornar o companheiro de Lewis Hamilton, na Mercedes.

10- Felipe Massa está de volta à Fórmula 1

O ex-piloto da Ferrari foi nomeado o novo presidente da comissão de pilotos da FIA. A entidade fez uma grande reestruturação no quadro de funcionários.

Fabiana Ecclestone é a outra brasileira que integra o organograma da FIA. Ela é a vice-presidente da entidade na América do Sul.

PUBLICIDADE
Better Collective