Fundado em janeiro de 2018, o Boston City FC Brasil, sediado na cidade Manhuaçu, segue os passos do Cruzeiro e passará a ter uma gestão SAF. Renato Valentim, presidente do clube mineiro, seguirá no cargo. O dirigente inclusive deu detalhes sobre a mudança.
“Continuaremos administrando da mesma forma, já que o Boston City FC Brasil já era gerido como um clube-empresa. Uma das vantagens que estudamos nessa Lei foi o lado tributário. Fizemos um estudo profundo da nova lei, vimos que há vantagens nesse segmento e optamos por aderir”, conta Valentim.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ3OE9Va0tiVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
“Seguiremos com o mesmo profissionalismo. Tentar ser mais racional e inteligente possível nas decisões. Acredito que esse será um caminho a ser seguido por muitos clubes no Brasil”, detalha o empresário, que cursou administração e culinária nos EUA.
“O clube-empresa veio para ficar, pois os valores que circulam no esporte são elevados em comparação a outros mercados. Com a criação do modelo SAF, onde estes clubes optantes terão um Conselho Administrativo e Fiscal atuante, trará novos investidores, lhes dando uma maior segurança quanto aos investimentos e maior garantia em relação ao retorno financeiro e de crescimento do clube, pois sabemos que uma administração séria também ajudará nos resultados obtidos em campo. O Brasil é um país com cinco títulos mundiais, temos que buscar o mesmo patamar em administração que muitos clubes têm. Pode demorar um pouco, mas já demos um passo”, explica o presidente, que fundou o Boston City FC.
Atuação e experiência no mercado
Renato é um empresário de sucesso, que gerencia a rede de restaurantes Tavern in the Square, que conta com 12 unidades em 4 Estados Americanos.
“Toda experiência que tenho de empreendedor, principalmente na administração, eu levo para o clube. O futebol dentro das quatro linhas já não é comigo, mas vou dar todo o suporte necessário para que tenhamos sucesso. Uma boa gestão reflete em todas as áreas. Temos que buscar pessoas altamente capacitadas para gerir um clube de futebol em cada cargo, seja administrativo ou no campo”.
Para o mandatário do Boston City FC Brasil, a vinda de investidores estrangeiros ao Brasil para assumir gestões SAF é algo a ser comemorado.
“Estou muito feliz em ver grandes empresários de sucesso se interessando em investir no futebol brasileiro. Isso só prova que a minha decisão a cinco ou seis anos atrás, quando comecei a planejar e trabalhar para investir no esporte, a minha visão não estava errada. Espero que outros mais possam se interessar a fazer o mesmo, o que trará muitos benefícios”, conta.
“As pessoas sempre me perguntam o porquê de investir no futebol brasileiro, já que eu poderia ter outras situações nos EUA ou até mesmo em outros países. Mas eu sempre respondo: ‘Eu acredito que o futebol do Brasil possa ser rentável’. Temos uma qualidade técnica absurda, acima da média. Claro que não queremos tratar o atleta como mercadoria, mas o nível é alto. É um terreno extremamente fértil, formamos excelentes jogadores para o mundo inteiro. Com a vinda de novos investidores, nosso mercado futebolístico irá só crescer cada vez mais. Isso vai fazer o Brasil ser a maior potência do futebol mundial,” concluiu.
Mais sobre o Boston City FC Brasil
A matriz da equipe foi fundada em abril de 2015 e atualmente disputa a USL, segunda maior liga dos Estados Unidos. Em setembro de 2016, Renato Valentim abriu sua primeira filial, optando pela cidade Manhauçu-MG, sua cidade natal.
Logo no seu primeiro ano de fundação a equipe mineira ganhou a segunda divisão mineira com sua equipe sub-15. A base também disputa as primeiras divisões em Minas Gerais tanto no sub-17 como sub-20.
Já o time profissional disputa a segunda divisão e projeta chegar à elite mineira nos próximos anos.

