Home Futebol Mapa de calor chama atenção em goleada do Corinthians sobre a Ponte Preta; confira

Mapa de calor chama atenção em goleada do Corinthians sobre a Ponte Preta; confira

Com uma atuação sólida tanto na defesa como no ataque, Timão não teve problemas para garantir os três pontos no duelo do Paulistão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

No último sábado (12), o Corinthians goleou a Ponte Preta pelo placar de 5 x 0. Além das atuações individuais, chamou atenção o lado coletivo da equipe no duelo. E isso ficou evidente nos números do jogo, além do mapa de calor, que mostra como o Timão dominou as ações em todos os setores do campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A equipe treinada por Vítor Pereira levou vantagem frente o rival em vários sentidos. Confira os números.

https://twitter.com/Footstats/status/1502789105331183617

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJZVHVmMnhOQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Postura do Corinthians em campo

O Corinthians fez valer seu favoritismo contra a Ponte Preta aplicando uma sonora goleada que teve destaques individuais e coletivos. Um fato que chama atenção no mapa de calor do confronto do Paulistão. Conforme é possível ver no mapeamento realizado pelo Footstats, o Timão soube atuar por todos os setores do campo.

Inclusive, é possível ver como como a equipe conseguiu criar jogadas pela área central de campo, ao contrário do que se via antes da chegada de Vítor Pereira, quando o time jogava somente pelos lados do campo.

PUBLICIDADE

Trabalho de Vítor Pereira

Apesar do pouco tempo no comando do Corinthians, o treinador tem ideias claras de como quer que o time jogue. O elenco vem treinador forte justamente para se adequar a nova filosofia e isso vem sendo traduzido dentro de campo.

PUBLICIDADE

Na derrota para o São Paulo já foi possível ver as ideias de Vítor Pereira em prática. E com uma semana de trabalho foi possível ver de forma mais clara o que o técnico deseja para o Timão. O time hoje busca uma transição ofensiva muito mais rápida, além de buscar uma marcação por pressão o tempo todo.

E outro ponto que chama atenção são as mudanças dentro do jogo. Contra a Ponte Preta, o treinador do Corinthians tirou Du Queiroz, com cartão amarelo, ainda no primeiro tempo do confronto, algo que poucos técnicos no Brasil costumam fazer. A maioria espera pelo menos o intervalo para mexer no time. Já Vítor procurou evitar uma expulsão que poderia complicar seu time, sacando Du e colocando Cantillo.

Além disso, depois de começar o duelo com uma formação que alternou em um 4-5-1 para 4-3-3, ele novamente terminou uma partida jogando com três zagueiros. Porém, chamou atenção que dessa vez quem fez a linha de três defensores foi Fagner, pelo lado esquerdo do campo. E o jogador mostrou qualidade, inclusive evitando gol certo da Ponte Preta, tirando a bola em cima da linha.

Better Collective