Home Futebol Clube paulista tem mudança no estatuto e aprova criação da SAF

Clube paulista tem mudança no estatuto e aprova criação da SAF

Rio Branco de Americana é mais um clube a optar pela SAF (Sociedade Anônima de Futebol)

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Na última quinta-feira (10), o Rio Branco criou uma comissão para trabalhar na parte jurídica para criar a sua SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Isso ocorreu após uma assembleia que contou com os sócios do clube. Por unanimidade, eles aprovaram as alterações no estatuto. Dessa forma, será permitido que o clube também opte por uma mudança que vem sendo assunto no mundo do futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os advogados envolvidos no caso estão trabalhando na construção jurídica do novo modelo de gestão. A previsão é que essa atividade seja encerrada no fim de março. Em seguida, será realizado o registro formal da SAF na Junta Comercial de São Paulo.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSVJ4ZjNrRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Processo de mudança para SAF

Luiz Henrique Martins Ribeiro, um dos consultores a frente do projeto, garante que o processo de reestruturação do clube está avançado.

“Já apresentamos um cronograma e planejamento para a cúpula da equipe e tocamos em questões importantes, como o enfrentamento da dívida e de que maneira a agremiação pode se beneficiar com a legislação. Vamos auxiliar na estruturação da governança, tanto na área de gestão quanto na área de profissionalização do clube”, afirmou o advogado.

“É necessário que os clubes tenham uma assessoria jurídica, técnica, contábil e façam as diligências adequadas de quem irá fazer o investimento. Tem de conhecer quem é o investidor e a origem do dinheiro. Saber quais são as intenções e se ele tem ou não um histórico de investimentos em outros negócios com esse olhar de esporte, entretenimento, mercados com viés alternativo, para que, quando essa operação aconteça, seja concretizada com segurança”, completou Luiz Henrique.

PUBLICIDADE

Agenda do Rio Branco

Durante anos o Rio Branco esteve na elite do futebol paulista. Mas hoje o clube disputa o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, equivalente à quarta divisão. Com 36 equipes, a competição terá início no dia 24 de abril.

PUBLICIDADE

Uma novidade para essa edição é o fim do mata-mata na segunda etapa do torneio. Em seu lugar, volta a disputa por quadrangular. A primeira fase terá seis grupos de seis clubes, com os dois primeiros garantido classificação direta. Já os quatro melhores terceiros colocados também seguem na competição.

O Rio Branco está no Grupo 4, ao lado do Amparo, Independente, Paulista, Itapirense e União São João.

Better Collective