Nesta sexta-feira (13), foi confirmada mais uma filiação à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). O Botafogo se tornou o décimo clube a fazer parte da associação. Dono de 90% das ações do clube, John Textor viajou para São Paulo na última quinta-feira (12), para reunião com representantes da liga, visando discutir os melhores modelos de negócio.
O empresário inclusive esteve à frente das negociações, para definir se o Fogão iria assinar com a Libra ou se manteria como ‘oposição’ ao lado de outros clubes insatisfeitos com os moldes da formação da liga.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJKRFFrcjQ5YSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Clubes confirmados
Com a adesão da equipe carioca agora são 10 equipes confirmadas na nova liga:
- Botafogo
- Corinthians
- Cruzeiro
- Flamengo
- Palmeiras
- Ponte Preta
- Red Bull Bragantino
- Santos
- São Paulo
- Vasco
Mudança do Botafogo
Inicialmente, quando a Libra foi criada, o Botafogo optou por não entrar. Além disso, assinou uma nota oficial ao lado de outros 13 clubes do Brasileirão Série A, exigindo mudanças na divisão dos recursos para poder aderir a nova liga. Porém, o Fogão se aproximou do grupo de clubes confirmados e após alinhamento com representantes da entidade, o clube optou por também fazer parte da Libra.
Isso ocorreu em meio ao Botafogo não endossar duas notas seguintes do “grupo dos 23”, formado pelo “Forte Futebol” e outras equipes que não ficaram contentes com a proposta inicial da Libra.
Futuro da Libra
Conforme publicado na carta divulgada pelos clubes, eles deixam claro que não haverá a liga sem a união dos 40 clubes que participam das Séries A e B do Brasileirão. Dentre os pontos questionados, eles exigem uma divisão mais equilibrada, com 50% igual entre os clubes / 25% de performance / 25% comercial.
Além disso, uma das cláusulas exige um compromisso de que o Brasileirão Série B tenha direito a 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão.
Dessa forma, mesmo com a presença de potências na Libra, a situação ainda parece longe de ser resolvida. Porém chama atenção que clubes que aderiram recentemente à SAF já confirmar sua adesão. São os casos do Botafogo, Cruzeiro e Vasco.

