Home Futebol Flamengo no Top-10 e brasileiros em destaque; Confira o Top-20 mundial do Twitter

Flamengo no Top-10 e brasileiros em destaque; Confira o Top-20 mundial do Twitter

Flamengo terminou o mês de abril na 6ª posição, superando diversos gigantes europeus

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta terça-feira (10), a empresa Deportes & Finanzas divulgou mais um levantamento sobre o engajamento dos clubes no Twitter. E mais uma vez o Flamengo apareceu em destaque. O clube carioca foi o 6º colocado, ficando atrás apenas do Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Fenerbahçe e Chelsea.

PUBLICIDADE

Porém não foi apenas o time carioca que conseguiu desempenho expressivo em abril. Isso porque o Top-20 mundial contou com as presenças do Atlético-MG, Palmeiras e Corinthians entre todas as equipes esportivas.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJRM2pTdEhibyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Confira o Top-2o mundial do Twitter – Esportes – Abril/22

Números importantes dos brasileiros em abril

Conforme é possível ver no ranking acima, tivemos quatro brasileiros entre as 20 principais equipes esportivas do Twitter no último mês. É um desempenho a ser elogiado, afinal gigantes europeus nem aparecem na lista. Dois exemplos são a Juventus e Bayern de Munique.

PUBLICIDADE

Outro ponto importante a ser citado é que este levantamento da Deportes & Finanzas não é apenas relacionado ao futebol. Isso fica evidente com as presenças de equipes de críquete além do Golden State Warriors, da NBA.

Isso só ajuda a mostrar como os números dos brasileiros merecem ser elogiados. Com exceção dos Warriors, não temos nenhuma outra franquia dos Estados Unidos no Top-20. Lembrando que tanto NBA como NFL, para citar duas das principais ligas, possuem grande alcance mundial.

Métrica do ranking do Twitter

O estudo da Deportes & Finanzas é realizado mensalmente, medindo as interações dos torcedores com seus clubes. O ranking considera apenas os números relacionados as contas oficiais dos clubes nas redes sociais.

Em relação ao Twitter são considerados os totais de:

PUBLICIDADE
  • Compartilhamentos
  • Curtidas
  • Comentários

Lembrando que existem clubes que possuem perfis segmentados por categorias / esportes e neste caso o estudo mantém esses números separados. Isso ocorre por exemplo com o Corinthians, que conta com uma conta para divulgar o futebol feminino. Diferente do Flamengo, que por hora segue com um perfil único para divulgar os principais esportes do clube.

Trabalho fora de campo do Flamengo

Apesar do engajamento que merece elogios, os clubes ainda estão longe de exploram pouco o mundo digital. São poucas iniciativas para fidelizar os torcedores ou mesmo para traduzir esses números em receitas.

Porém o Flamengo dá mostras de estar trabalhando neste sentido. Isso porque o clube fechou recentemente uma parceria com a SPORTSFIVE para trabalhar a marca do clube no mundo digital. Inicialmente o foco será nos Estados Unidos. Mas a previsão é que isso seja ampliado para outros países também.