Home Mídia Esportiva Globo perde prioridade por transmissão da Libertadores e fará rodízio de times

Globo perde prioridade por transmissão da Libertadores e fará rodízio de times

A TV Globo reconquistou os direitos de transmissão da Libertadores, mas vai ter que obedecer algumas regras impostas pela Conmebol

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A TV Globo reconquistou os direitos de transmissão da Copa Libertadores e vai exibir o principal torneio de clubes do futebol sul-americano entre os anos 2023 e 2026.

PUBLICIDADE

No entanto, o processo de licitação organizado pela entidade que organiza o campeonato, a Conmebol, impôs novas regras que a emissora carioca vai ter que obedecer.

Uma delas é referente à escolha de jogos a serem transmitidos de forma exclusiva. De acordo com informações do site UOL, a prioridade é dos canais ESPN.

PUBLICIDADE

A emissora do Grupo Disney comprou um pacote mais robusto e, nesse sentido, vai ter direito a escolher três jogos exclusivos na fase de grupos.

“É um ganho em relação às últimas edições, quando tinha apenas a primeira escolha e dividia jogos com a TV aberta”, observa o portal de notícias.

A expectativa é de que os canais ESPN transmitam 79 jogos da Libertadores em 2023. O canal também garantiu, com exclusividade, a Recopa Sul-Americana. O torneio reúne os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

A rotação de times é outro ponto que a TV Globo teve que aceitar. Por exemplo, se na primeira rodada da fase de grupos houver transmissão de jogos de Flamengo e Corinthians (os dois clubes mais populares do futebol brasileiro), ela terá que escolher um terceiro time para exibir na rodada seguinte.

PUBLICIDADE

As fases eliminatórias da Libertadores, entretanto, não têm mudanças. A TV Globo vai ter direito a escolher um jogo após reuniões entre Conmebol e o departamento de competições e transmissões da emissora. Ao todo, espera-se que 23 jogos do torneio sejam transmitidos a partir de 2023.

TV Globo faz exigência e é atendida por Conmebol

Se por um lado o veículo de comunicação teve que aceitar algumas regras do processo de licitação, por outro, fez exigências e foi atendido pela entidade responsável por organizar a Libertadores.

De acordo com informações do site Notícias da TV, a TV Globo decidiu que vai exibir os jogos nos dias de quarta-feira, às 21h30. A decisão vai de encontro ao que ocorre nos dias atuais.

Detentor dos direitos de transmissão do campeonato até o fim deste ano, o canal SBT está transmitindo as partidas nos dias de terça-feira, no mesmo horário.

PUBLICIDADE

Para o ano que vem, a emissora de Sílvio Santos teve que se contentar com a Copa Sul-Americana.

Ela ainda não fez nenhum movimento definitivo referente a qual dia da semana vai exibir as partidas.

Entretanto, a expectativa é de que terça-feira seja mantida, uma vez que o público já está, parcialmente, habituado.

Aplicativo online adquire melhores momentos e clipes especiais

O aplicativo OneFootball comprou um pacote de melhores momentos e clipes especiais referentes aos jogos da Libertadores e Copa Sul-Americana.

PUBLICIDADE

O benefício consiste em publicar vídeos dos jogos em tempo real antes de outras mídias sociais.

Conmebol deve extinguir canal próprio de pay-per-view

Com a distribuição maior dos direitos de transmissão dos campeonatos que organiza, a entidade deve extinguir a Conmebol TV.

De acordo com o Notícias da TV, o canal foi criado depois de que a entidade viu a TV Globo rescindir o antigo contrato de direitos de transmissão da Copa Libertadores.

Globo supera SBT e reconquista transmissão da Libertadores