Torcedores – Notícias Esportivas

O que o Corinthians precisa fazer para se classificar na Libertadores?

Após o empate contra o Boca Juniors, Corinthians tem grandes chances de garantir vaga nas oitavas de final da competição

Flavio Souza
Formado em Gestão de Ti e cursando Jornalismo.Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior.Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo.Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Crédito: Divulgação / Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Mesmo com o rodízio no elenco, promovido por Vítor Pereira, o Corinthians vem conseguindo bons resultados nas três competições que está disputando. E o Timão deu um importante passo na Copa Libertadores da América. Com o empate em 1 x 1 na Bombonera, a equipe paulista se manteve na liderança do Grupo E, com oito pontos.

Agora a equipe alvinegra depende apenas de si para avançar a fase de oitavas de final da Copa Libertadores da América. Hoje a classificação está da seguinte forma:

  • Corinthians – 8 pontos
  • Boca Juniors – 7 pontos
  • Deportivo Cali – 5 pontos
  • Always Ready – 4 pontos

Jogo importante pela 5ª rodada

Nesta quinta-feira (19), às 23h, acontece o confronto entre Deportivo Cali x Always Ready. Uma derrota boliviana faz com que o clube não tenha mais chances de classificação. Dessa forma, Corinthians, Boca e Deportivo lutariam pelas duas vagas na última rodada.

Porém qualquer outro resultado deixa o Always Ready com chances, ao menos matemáticas, de avançar para a fase de oitavas de final.

Vitória do Corinthians contra o Always Ready

Conforme já citado, o Corinthians só depende de si mesmo para ficar entre um dos primeiros colocados do seu grupo. Uma vitória na Neo Química Arena fará o time chegar aos 11 pontos. Dessa forma, ao menos o segundo lugar do Grupo E estará garantido. Inclusive, a primeira colocação neste cenário só não será conquistada se o Deportivo Cali vencer seus dois próximos jogos e tiver um saldo de gols maior do que a equipe paulista.

Empate em casa

Apesar de não ser o resultado esperado pela torcida, um ponto em casa também garante a classificação. Isso porque o Corinthians não tem como ser ultrapassado pelo Boca Juniors e Deportivo Cali ao mesmo tempo na rodada decisiva.

Com nove pontos na tabela, as possibilidades são as seguintes na última rodada:

  • Deportivo Cali vence seus dois duelos e chega aos 11 pontos. Corinthians termina na segunda colocação, a frente do Boca Juniors;
  • Deportivo Cali vence Always Ready e empata na Bombonera. Timão termina como líder do grupo, com a equipe colombiana como segunda colocada no grupo;
  • Vitória do Boca Juniors. Argentinos classificam em primeiro enquanto a equipe paulista termina na segunda colocação.

Derrota do Corinthians na última rodada

Único cenário que pode deixar o Corinthians fora das oitavas. Porém mesmo com oito pontos, a equipe tem grandes chances de classificação. A eliminação na Libertadores aconteceria nos seguintes casos, considerando o jogo da 5ª rodada, que ainda será disputado e supondo que o Always Ready surpreenda o Timão em casa:

  • Always Ready vence Deportivo Cali / Boca Juniors vence o Cali. Dessa forma, ambos avançariam de fase, dependendo do saldo de gols para definir as posições finais;
  • Always Ready vence Deportivo Cali / Boca empata com Cali. Neste caso, o Always seria o primeiro colocado, enquanto a segunda vaga seria definida no saldo de gols, entre Timão e o time argentino;
  • Always Ready empata com Deportivo Cali / Boca Juniors vence Cali. A equipe argentina termina na primeira colocação e o Always decidiria a segunda vaga com o Timão no saldo de gols;
  • Always Ready empata com Deportivo Cali / Boca empata com Cali. Empate triplo em 8 pontos e vagas decididas no saldo de gols;
  • Vitória do Deportivo Cali contra o Always Ready / vitória do Boca Juniors contra o Cali. Equipe argentina terminaria como líder, com Corinthians e Deportivo Cali decidindo a segunda vaga no saldo de gols.

Mais informações do Corinthians

Após o empate na Bombonera, o Corinthians chegou ao seu 7º jogo seguido sem derrota. O último tropeço foi contra o Palmeiras. Em seguida, o time emplacou quatro vitórias e três empates. O foco agora é a preparação para o clássico contra o São Paulo, pelo Brasileirão. O Timão inclusive já começou sua preparação para o Majestoso nesta quarta-feira (18), no CT do Vélez Sarsfield.

O confronto é muito importante. Isso porque além de poder se manter na liderança do Campeonato Brasileiro, Vítor Pereira terá a possibilidade de vencer seu primeiro duelo estadual. Além disso, está em jogo o tabu de nunca ter perdido para o Tricolor na Neo Química Arena.