Home Futebol De Guerrero a Cueva, por que o Brasileirão Série A não tem mais nenhum jogador do Peru?

De Guerrero a Cueva, por que o Brasileirão Série A não tem mais nenhum jogador do Peru?

Peru disputa hoje com a Austrália uma vaga na Copa do Mundo no Catar, mas não possui representantes no Brasileirão Série A. Guerrero e Cueva são os exemplos mais lembrados

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

A Seleção do Peru pode se classificar para sua segunda Copa seguida. Entretanto, o país não apresenta nenhum jogador no Brasileirão Série A. Até há pouco tempo atrás, era comum vermos peruanos como destaques por aqui. Paolo Guerrero é o exemplo mais lembrado. Porém, o camisa 9 está fora da partida contra a Austrália nesta segunda (13), às 15h (horário de Brasília), no Al-Rayyan Stadium (Catar). Christian Cueva e Miguel Trauco, ambos também com passagens marcantes pelo Brasil, serão titulares.

PUBLICIDADE

Além destes, o torcedor se recorda de outros nomes. Luis Advíncula, que deve enfrentar a Austrália, teve rápida participação pela Ponte Preta. Outro cotado para iniciar o jogo de hoje, Yoshimar Yotún sempre é lembrado por um lance bizarro quando atuava pelo Vasco. Já aposentado, o lateral Martin Hidalgo foi campeão do mundo pelo Internacional em 2006. Raúl Ruidiaz, que em 2016 fez (com a mão) o gol que provocou a demissão de Dunga na Seleção, jogou antes no Coritiba.

Nova safra de peruanos insuficiente

Em 2022, nenhum peruano atua no Brasileirão Série A. Um dos motivos apontados pelo colunista Tales Torraga, do UOL, é a safra fraca de atletas. Afinal, boa parte dos jogadores que enfrentarão a Austrália esteve na Copa de 2018, na Rússia. Por exemplo, o Alianza Lima, um dos clubes mais tradicionais do Peru, levou 8 a 1 do River Plate na fase de grupos da Libertadores no mês passado. Além disso, as ligas de Peru, Bolívia e Venezuela costumam estar num patamar abaixo de outras.

PUBLICIDADE

De acordo com o site especializado “Transfermarkt”, Argentina e Uruguai são os países com mais jogadores na competição, possuindo 17 cada. A Colômbia aparece a seguir com 13. Na sequência, temos o Paraguai com 9, o Equador tem 8 e o Chile apresenta 4.

O Peru pode ter um representante no Brasileirão Série A através do Internacional. O Torcedores.com apurou que o Colorado realizou uma proposta para o goleiro Pedro Gallese, titular da seleção que enfrentará a Austrália. O arqueiro não renovará contrato com o Orlando City.

Clique aqui e leia mais notícias mais sobre o Brasileirão da Série A